Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 03-02-2023
    Momento Cremesp
    Cremesp promove conversa sobre prerrogativas médicas com os médicos de Franca e região
  • 01-02-2023
    Momento Cremesp
    Cremesp ouvirá médicos de Franca e região sobre prerrogativas médicas, honorários e pagamento de Anuidade
  • 01-02-2023
    Estudo
    Cremesp realizará pesquisa institucional com médicos selecionados por critérios estatísticos
  • 26-01-2023
    Evento
    Cremesp presta homenagem a médicos por 50 anos de exercício profissional, em Araçatuba
  • Notícias


    24-06-2005

    Exame de Qualificação

    Em Editorial, Folha apóia atuação do Cremesp


    Acompanhe íntegra do Editorial do Jornal Folha de São Paulo de sábado, 18 de junho, sobre a aplicação experimental de exame de habilitação profissional, pelo Cremesp, a médicos recém-formados. 

    Exame para médicos

    " Num trabalho de convencimento, representantes do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) estão visitando escolas médicas para debater com professores e alunos a realização de um exame de habilitação para concluintes e recém-formados. Infelizmente, a proliferação de cursos de Medicina sem um controle rígido da qualidade do ensino ministrado transformou numa necessidade a criação de prova de conclusão nos moldes da realizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

    O Cremesp deve aplicar o primeiro teste já neste ano, mas em caráter experimental e não-obrigatório. Num futuro próximo, as notas obtidas no exame poderão ser usadas como mais um critério no processo de avaliação para a residência médica. Se a experiência for considerada bem-sucedida, poderá ser implantada em todo o país, em caráter obrigatório.

    O ideal seria que as próprias faculdades selecionassem através de seus sistemas de avaliação os alunos qualificados para avançar no curso e finalmente graduar-se. Esse controle, porém, é precário. É voz corrente nos meios médicos que a realização de um exame semelhante ao da OAB revelaria resultados "catastróficos", exatamente como se verifica entre os bacharéis em direito.

    Nesse contexto, merece apoio a iniciativa do Cremesp de realizar já neste ano uma primeira prova experimental. Seus resultados, contudo, precisam ser recebidos com cuidado, pois não serão representativos do conjunto de graduandos. Tratando-se de prova não-obrigatória, é razoável supor que apenas os alunos que se sentem preparados para obter uma boa nota vão prestá-la.

    Uma vez que o governo parece incapaz de conter a multiplicação de faculdades, a idéia de criar um exame de habilitação para a prática da medicina é oportuna. Impedir que pessoas sem qualificação técnica se arrisquem a fazer diagnósticos, prescrever e até operar é elementar medida de saúde pública."

    Jornal Folha de São Paulo, 18 de junho, Seção "Opinião"


    Este conteúdo teve 812 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2023 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 227 usuários on-line - 812
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.