CAPA
PONTO DE PARTIDA (PÁG. 1)
O médico, os planos de carreira e os novos desafios
ENTREVISTA (PÁG. 4)
"É preciso aprender a gerir a própria emoção"
CRÔNICA (PÁG. 10)
Envelhecendo, mas sem desanimar
CONJUNTURA (PG. 12)
Você é Nomofóbico?
VANGUARDA (PG. 16)
Progressos da cirurgia bariátrica
DEBATE (PG. 20)
Planos de Carreira para Médicos
SINTONIA (PG. 26)
O Direito e a certeza médica
HISTÓRIA DA MEDICINA (PG. 29)
Como é bom ser bom
HOBBY (PG. 32)
Paixão pela arte e fascínio pela Medicina
GIRAMUNDO (PG. 36)
Cérebro criativo
PONTO COM (PG. 38)
Quem diria...
CULTURA (PG. 40)
Cultura, emoção e história
GOURMET (PG. 44)
De bem com a vida
FOTOPOESIA (PÁG. 48)
Trajetório Poética do Ser
GALERIA DE FOTOS
GOURMET (PG. 44)
De bem com a vida
Com oito anos, o cirurgião vascular Álvaro Pereira de Oliveira já acordava pela manhã
para fazer o café na casa da avó materna, com quem morava. Descendente de italianos, a família, como não poderia deixar de ser, gostava de se reunir em volta da mesa e todos colocavam a mão na massa. Já experiente nos segredos da cozinha, por volta dos 15 anos, o médico e seu irmão, que já teve um restaurante, eram os responsáveis por parte do almoço de domingo. A mãe, a irmã e os demais membros da família também colaboravam. Até hoje, Álvaro nunca abandonou o hobby, ao qual acrescentou a paixão pela Medicina.
No fim do dia, Álvaro, que mora na cidade de São Paulo, não perde a oportunidade de preparar um jantar, duas ou três vezes por semana, para ele e a esposa, a dermatologista Flávia Betini. Ao contrário do marido, ela não gosta de cozinhar. “Chego em casa cansado e vou preparar algum prato, enquanto vou tomando vinho. Não sei se gosto mais de fazer comida ou tomar vinho", brinca. Nos encontros com os amigos ou familiares, é ele quem prepara o churrasco. “É um prazer, mesmo
quando fico cinco ou seis horas na frente da churrasqueira”, assegura.
Seu prato preferido é a popular feijoada brasileira, mas a evita “por não ser saudável”. Em segundo lugar, prefere algo similar, a “feijoada” feita com feijão branco, que na Espanha é chamada de puchero e, na França, de cassoulet. Mas faz também inúmeros outros pratos, e nunca deixa de ter, em sua cozinha, temperos e iguarias, como o molho de trufas brancas e funghi porcini.
Voluntário
Formado em 1978, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp), Álvaro fez Residência em Cirurgia Vascular e doutorado, também na mesma especialidade, no Hospital das Clínicas daquela universidade. O vínculo permanece até
hoje. Como voluntário, vai até lá um dia por semana para ensinar os residentes no ambulatório vascular e no de escleroterapia.
Com um consultório próprio no Jardim Paulista, o cirurgião também divide seu tempo com o trabalho de diretor técnico de sua empresa, que fabrica equipamentos de led para a área da saúde. “Atualmente, tenho focado mais no uso de capacetes com led infravermelho para tratamento de Alzheimer e demência senil”, destaca.
“São áreas diversas e nelas me sinto bem à vontade e sou feliz da vida. Dei sorte, escolhi a profissão e a especialidade certas. Sou completamente apaixonado pela minha área”, enfatiza o cirurgião.
Fã assumido de pratos com peixe, o cirurgião preparou um deles para a Ser Médico. Escolheu um robalo ao molho especial de aspargos e manteiga de coco, preparada por ele mesmo no dia anterior. E ainda fez dois acompanhamentos: arroz com açafrão iraniano e abóbora ao vapor com xarope de romã, que “dá um gosto agridoce delicioso”. Quanto ao robalo, define, “é um peixe nobre, de sabor inconfundível”. Uma delícia!
Robalo ao molho de aspargos e manteiga de coco
Porção para duas pessoas
Tempo de preparo: 40min.
Ingredientes do tempero do peixe
600 g de robalo limpo (em postas ou filés)
Salsinha a gosto
Cebolinha a gosto
Mix de pimenta (preta, rosa e branca) a gosto
Sal a gosto (de preferência, flor de sal, por ser
mais saudável)
Alho a gosto
Azeite a gosto
½ limão
Modo de preparo: Com esses ingredientes, temperar o robalo no dia anterior e deixá-lo
marinando, na geladeira, até o dia seguinte, quando for prepará-lo.
Ingredientes do molho de aspargos frescos
½ cebola picada
2 tomates grandes e maduros (picados e sem sementes)
6 aspargos frescos picados
Manteiga de coco
Manteiga de coco
Ingrediente
1 coco médio (maduro)
Modo de preparo: No dia anterior, retire a água do coco e reserve. Abra-o e remova a polpa. Bata-a muito bem, no liquidificador, durante 5 minutos, juntamente com a água que estava reservada. Em seguida, filtre o leite de coco e coloque-o em um vidro. Deixe fora ou dentro da geladeira, durante 24 horas. Nesse período, a manteiga se separará da água do coco.
Finalização do prato
Modo de preparo: em uma frigideira, de preferência
pesada, coloque um filete de azeite e frite o robalo temperado. Retire o peixe, e reserve-o. Na mesma frigideira, acrescente a cebola, o tomate e depois os aspargos, um de cada vez. Coloque a manteiga de coco e misture, no máximo, durante um minuto, junte o molho ao peixe e sirva-o.
Acompanhamentos
Arroz com açafrão
200 g de arroz
2 colheres (café) de açafrão iraniano (se não tiver, pode ser o comum)
Modo de preparo: Prepare o arroz de forma normal, mas, na água, acrescente o açafrão.
Abóbora no vapor
300 g de abóbora paulista em fatias finas
Modo de preparo: cozinhe a abóbora no vapor. Para temperar, acrescente xarope de romã ou azeite balsâmico envelhecido.
Colaborou: Ariane Bertolino