PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ponto de Partida


ENTREVISTA
O cientista Luís Hildebrando Pereira da Silva é o convidado especial desta edição


CRÔNICA
Pasquale Cipro Neto


POLÍTICA DE SAÚDE
Fátima Dinis Rigato


SINTONIA
Cássio Ruas de Moraes


DEBATE
Informações Médicas à Disposição de Todos


EM FOCO
Cultivando Hipócrates


HISTÓRIA DA MEDICINA
Moacyr Scliar


LIVRO DE CABECEIRA
Trindade, o conflito da Irlanda em romance


CULTURA
Noel Rosa


TURISMO
Conheça Bonito, no extremo sul do Pantanal


CARTAS & NOTAS
Elogios, Agradecimentos e Bibliografia


POESIA
Mário Quintana


GALERIA DE FOTOS


Edição 23 - Abril/Maio/Junho de 2003

CARTAS & NOTAS

Elogios, Agradecimentos e Bibliografia

Juscelino Kubitschek

“Quero (...) agradecer (...) os exemplares da revista Ser Médico e cumprimentar pela bela apresentação gráfica e o conteúdo da mesma. Li com atenção e muito apreciei o artigo sobre meu pai, Juscelino, tão bem abordado por Ricardo Balego, a quem (...) peço transmitir os meus cumprimentos e agradecimentos.
Foi um grande prazer (...) prestar o meu depoimento sobre ele como médico. Embora tenha exercido sua carreira por poucos anos, dedicou-se a ela com amor, responsabilidade e conhecimento dignificando a profissão.
Esteja certa de que guardarei a revista com grande carinho (...) e ainda irei aproveitar a receita saborosa de arroz com pequi, prato tradicional de minha terra natal, Montes Claros, nela publicada.”
Maria Estela Kubitschek Lopes

Número anterior
“Muito sinceramente, dou os meus parabéns pela excelente qualidade da Ser Médico, uma edição melhor do que a outra. A última, nº 22, superou todas. Artigos ótimos, variados, importantes e ilustrações primorosas, como, por exemplo a da página nove, absolutamente de acordo com o título do artigo. Parabéns a todos.”
Guido Arturo Palomba

“Quero cumprimentá-los pela excelência das matérias publicadas e fazendo votos que continuem no mesmo padrão de qualidade em 2003. (...)”
Fernando Proença de Gouvêa CRM 1893

Rubem Alves
“Gostaria de parabenizá-los pela edição da revista Ser Médico e, em especial, pela publicação da crônica de Dr. Rubem Alves, na última edição. (...)”
Márcio Aurélio Soares
CRM 71765

Capa
O grafite que aparece no detalhe da capa desta edição foi produzido na Oficina Quixote Spray Arte, Programa do Projeto Quixote, frequentado por adolescentes (“Manos Grafiteiros”). Os trabalhos de grafite dos “manos” também ilustram a matéria “O visível e o invisível das crianças de rua”, das páginas 14 à 18 desta edição. Também ilustram a mesma matéria, as máscaras feitas por crianças menores de 12 anos (“Anjos”) freqüentadoras da Oficina de Artes Plásticas. As oficinas artísticas são uma das atividades que o Projeto Quixote desenvolve com as crianças e adolescentes em situação de risco, que inclui ainda o atendimento à saúde física e mental e a assistência pedagógica para a inserção na escola formal e no mercado de trabalho.

Agradecimentos

- À diretora do Museu de História de Medicina, da Faculdade de Medicina da USP, Berta Ricardo de Mazzieri, pela disponibilização de documentos e empréstimo de material ilustrativo para as seguintes matérias desta edição: Entrevista com Hildebrando Pereira da Silva; Cultivando Hipócrates e O Médico dos Índios.

- À Bertha Nutels, pelo empréstimo de fotos de arquivo pessoal para ilustrar a matéria sobre seu pai, Noel Nutels, O Médico dos Índios.

- A Metido a Sebo Livraria pelo empréstimo de material que contribuiu para elaborar esta edição da revista.

Bibliografia
NOEL ROSA – pág. 38
MAXIMO, João e DIDIER, Carlos – Noel Rosa, uma biografia, editora Unb (Universidade de Brasília)
CHEDIAK, Almir – Noel Rosa – Song Book, volumes 2 e 3, Lumiar Editora
Coleção Literatura Comentada – Noel Rosa, por João Antonio, Nova Cultural

Sugestões e críticas podem ser enviadas via Correio, fax ou e-mail para os endereços e números que constam do expediente da Revista. Reservamo-nos o direito de editar ou publicar parcialmente as cartas enviadas.

Este conteúdo teve 105 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 324 usuários on-line - 105
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.