PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Bráulio Luna Filho


ENTREVISTA (pág.4 a 9)
Roberto Cardoso


CRÔNICA (págs. 10 a 11)
Gregório Duvivier*


SOLIDARIEDADE (págs.12 a 15)
Saúde & países pobres


DEBATE (págs.16 a 21)
Transplante de fígado


HISTÓRIA DA MEDICINA (págs. 22 a 25)
Guido Arturo Palomba*


GIRAMUNDO (págs. 26 a 27)
Curiosidades & Novidades


PONTO.COM (págs. 28 a 29)
Informações do mundo digital


HOBBY (págs. 30 a 33)
Médicos escritores e blogueiros


CULTURA (págs. 34 a 38)
A cidade por outra visão


LIVRO DE CABECEIRA (pág. 39)
Arte & Ciência


+CULTURA (págs. 40 a 41)
Lazer & entretenimento


TURISMO (págs. 42 a 46)
África do Sul


CARTAS & NOTAS (pág. 47)
Leitores


FOTOPOESIA (pág. 48)
Sá de Miranda


GALERIA DE FOTOS


Edição 70 - Janeiro/Fevereiro/Março de 2015

PONTO.COM (págs. 28 a 29)

Informações do mundo digital

“Instagram” médico


 

Um aplicativo que já está sendo usado por milhares de médicos canadenses e norte-americanos promete o compartilhamento seguro de casos clínicos. O Figure 1 – Imagens médicas funciona como um Instagram especializado, no qual podem ser disponibilizadas fotos de casos discutidos na rede. Os desenvolvedores de­fen-

­­dem que não há problemas com a confidencialidade dos pacientes, já que o programa acrescenta uma tarja preta em seus rostos, e a foto é aprovada por um moderador antes de ser divulgada. A rede social está disponível para download gratuito em iOS e Android.

 

Registro Nacional de LLC

 


Para suprir a falta de informações disponibilizadas, no Brasil, sobre a leucemia linfocítica crônica (LLC) – a mais comum entre adultos acima de 30 anos nos países ocidentais –, foi criado o Registro Nacional de LLC. O projeto irá receber e arquivar informações clínico-laboratoriais, a fim de comparar os dados da doença entre diferentes regiões do País e com referências internacionais. Para saber mais e contribuir com o projeto, os profissionais de saúde podem participar do registro online no endereço: http://www.llc.unifesp.br/llc.php

 

Epidemias na rede

Uma epidemia poderia ser prevista pela web antes que as autoridades sanitárias a detectassem. É o que um artigo publicado no PLoS Computational Biology afirma, considerando os acessos às páginas da Wikipédia. Isso aconteceria porque, cada vez mais, as pessoas buscam informações sobre doenças e sintomas na internet antes de procurar auxílio médico. Associados ao Laboratório Nacional Los Alamos, do governo dos EUA, os autores conseguiram prever e acompanhar epidemias em oito de 14 situações analisadas, trabalhando com modelos matemáticos sobre os registros de acesso às páginas.

 

Brasil: Nunca mais digital

 

O acervo do projeto Brasil: Nunca mais, que apresenta mais de 900 mil páginas – reunindo um conjunto de 710 processos julgados pelo Superior Tribunal Militar, relativos ao período da ditadura militar no País – está disponível online. A iniciativa é de responsabilidade da Arquidiocese de São Paulo e do Conselho Mundial de Igrejas que, durante os anos 80, protegeram documentos judiciais para evitar que se perdessem no final do regime ditatorial. Os arquivos contendo informações sobre a época e a repressão estão disponíveis no site http://bnmdigital.mpf.mp.br

 

Capela Sistina ao alcance do mouse

 

Vontade de conhecer a Capela Sistina e não pode ou não tem tempo de ir a Roma? É só fazer um passeio virtual no endereço http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html para conhecer os afrescos pintados pelos maiores pintores da Renascença, entre eles Michelangelo, Rafael, Bernini e Sandro Botticelli. Situada no Palácio Apostólico, residência oficial do papa no Vaticano, a capela deve seu nome ao papa Sisto 6º,  responsável pela restauração da antiga Capela Magna, entre 1477 e 1480, um dos períodos mais marcantes da história da arte ocidental, segundo a Wikipédia. A visita virtual permite apreciar as fantásticas pinturas apenas mantendo apertado o botão esquerdo do mouse, enquanto se leva o cursor para onde se deseja. Embaixo, do lado esquerdo da tela, há um zoom. Aproveite a visita!

 

Artigos pré-publicados

Com mais de 800 papers disponíveis em sua plataforma, o BioRxiv, site que reúne artigos científicos em pré-publicação na área de ciências biológicas, completou um ano. Nele, os cientistas podem divulgar seus trabalhos para avaliação de colegas, antes mesmo de submetê-los a um periódico maior. Segundo o Science Insedex, artigos disponibilizados no site durante o último ano foram aceitos por 95 periódicos, incluindo Nature e Science. O conteúdo é mantido pelo Cold Spring Harbor Laboratory, nos EUA, no endereço: www.biorxiv.org.

 

Rede (não muito) social

 

As redes sociais surgiram com a proposta de interação entre seus usuários, para compartilhamento de fotos, vídeos, perfis e até a própria localização. É através dessas informações, obtidas com dados do Foursquare e do Instagram, que o aplicativo Cloak age como uma rede antissocial para evitar aqueles encontros indesejados. O funcionamento é simples: o usuário marca aquelas pessoas que não quer ver e é avisado pelo aparelho quando alguma está por perto, podendo escolher um caminho alternativo ou outro local para frequentar. A aplicação está disponível para iOS, na App Store.

 

(Colaborou: Natália Oliveira)


Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 529 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.