CAPA
PONTO DE PARTIDA (pg.1)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pg. 4)
Fang Zhouzi
CRÔNICA (pg.10)
Antonio Prata
EM FOCO (pg.12)
Wagner dos Santos Figueiredo
DEBATE (pg.16)
Solera/Yonamine/Carrazza
CONJUNTURA (pg.22)
Bebidas alcoólicas: consumo e propaganda
SINTONIA (pg.26)
Especialidades médicas
GIRAMUNDO (pg. 30)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades
PONTO.COM (pg. 32)
Informações do mundo digital
HISTÓRIA DA MEDICINA (pg.34)
Cientistas brasileiros e o Nobel
LIVRO DE CABECEIRA (pg.37)
Jürgen Thorwald
CULTURA (pg. 38)
Chang Dai-chien
CARTAS & NOTAS (pg.43)
Ser Médico bombou na web!
TURISMO (pg. 44)
Gramado, Caxias do Sul, Canela.. quem resiste?
FOTOPOESIA (pg.48)
Salomão Souza
GALERIA DE FOTOS
TURISMO (pg. 44)
Gramado, Caxias do Sul, Canela.. quem resiste?
Os encantos da Serra Gaúcha
Cidades oferecem aos turistas opções de boa gastronomia e bons vinhos, além de festas tradicionais
Natureza e arquitetura charmosa atraem os visitantes
No verão ou no inverno, o clima romântico das cidades da Serra Gaúcha permite aos turistas um refúgio para fugir do estresse e do barulho das grandes cidades, ou mudar um pouco os hábitos e o visual do cotidiano para quem já vive em municípios interioranos. Gramado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Nova Petropólis, todas no Rio Grande do Sul, oferecem inúmeras opções de lugares onde é possível apreciar bons vinhos, conhecer um pouco mais das culturas italiana e alemã, e desfrutar da gastronomia local.
Bento Gonçalves
Logo na entrada de Bento Gonçalves, avista-se o Pipa Pórtico, monumento em formato de uma pipa com a seguinte inscrição: “Você está entrando no mundo do vinho”. E não é exagero. É, realmente, um lugar onde os turistas podem apreciar excelentes vinhos durante todo o passeio turístico, além de deliciarem-se com iguarias típicas da região, influenciadas pela cultura italiana. Uma das grandes atrações da cidade, conhecida também como a capital brasileira da uva e do vinho, é o roteiro Caminhos de Pedras, acervo arquitetônico, cultural e histórico, composto por sete comunidades rurais (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho), formadas por colonos italianos a partir de 1875.
As casas foram construídas com pedra e madeira – típicas daquela época. Em uma delas, de 1889, em pedra de basalto irregular, encontra-se a Salumeria Caminhos de Pedra. Os visitantes podem conhecer a história dos embutidos, degustar e comprar produtos como salames e salsichas, entre outros. Já na Casa da Ovelha, o turista pode apreciar queijos, iogurtes e doces, além de interagir com os ovinos criados no local. No Moinho Bertarello, pode-se adquirir farinha de milho integral moída à pedra.
A 5 km de Bento Gonçalves, encontra-se o Vale dos Vinhedos – localizado nas divisas dessa cidade, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Pousadas, restaurantes, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias são facilmente encontrados.
Caxias do Sul
No perímetro urbano da cidade de Caxias do Sul foi preservada uma parte da história dos colonizadores italianos. O Museu Ambiência Casa de Pedra conta um pouco da história e da cultura desses primeiros imigrantes da região. Construído em 1879, o casarão guarda mobílias e utensílios domésticos da época, doados pela população. Um dos pontos que mais chamam a atenção dos visitantes é a cozinha, com o seu fogão rústico e as grandes panelas.
Há, também, a tradicional Festa da Uva (geralmente de 20 de fevereiro a 9 de março), que celebra a cultura italiana por meio de músicas, teatros e danças. O evento chega a atrair cerca de 1 milhão de pessoas. Um dos destaques da festa é o desfile de carros alegóricos, do qual qualquer pessoa pode participar, precisando inscrever-se com antecedência. Entre as atividades festivas, estão o arremesso de queijo, o amassamento de uva e a corrida de tratores, além da distribuição gratuita de uvas.
Gramado
A alguns quilômetros de distância, outra cidade desperta o interesse de pessoas do mundo inteiro: Gramado, o maior polo turístico do Rio Grande do Sul. Parte das bacias dos rios dos Sinos e Caí, o município é entrecortado por vários riachos, nascentes, cascatas e lagos, e possui uma vegetação ainda densa de araucárias e outras árvores nativas.
Além do conhecido Festival de Cinema, realizado anualmente desde 1973, acontece também a Festa da Colônia, uma homenagem aos agricultores. Já para os chocólatras, o Museu do Chocolate pode ser uma ótima opção. Nele, é possível conhecer a história e curiosidades sobre o cacau, a fabricação e o consumo do chocolate.
Gramado é a capital do clima romântico, proporcionado pela arquitetura alemã das casas e pela natureza mais exuberante. No outono, as folhas dos plátanos – árvore da região – ficam avermelhadas, antes de caírem, no inverno, colorindo as ruas da cidade. É indispensável, também, um passeio nos pedalinhos do Lago Negro.
Nova Petrópolis
Conhecida como o jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis encanta os visitantes. Na Praça das Flores, é impossível não admirar as cores e as formas de cada planta. Há, também, o Labirinto Verde, composto por ciprestes plantados em círculos, onde o turista pode se aventurar e brincar em meio à natureza. Ainda na praça, está localizado o Monumento ao Cooperativismo, que enfatiza os ideais: trabalho e união, força cooperativa. A cidade é considerada a capital nacional do cooperativismo.
Dois eventos despertam a atenção. A Magia da Páscoa coloca ovos e coelhos de pelúcia nas ruas, chamando a atenção das pessoas que passam pelos locais. Há, também, o Natal em Cores, quando as noites da cidade ganham o brilho de luzes que deixam mais belos os espetáculos de música e dança.
O que não falta na Serra Gaúcha são opções de lugares e cidades para conhecer e aprender mais sobre a história e outras culturas integradas ao Brasil. Seja em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado ou Nova Petrópolis.
(Colaborou: Wellington Monteiro)
Fotos: Osmar Bustos