PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pg.1)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pg. 4)
Fang Zhouzi


CRÔNICA (pg.10)
Antonio Prata


EM FOCO (pg.12)
Wagner dos Santos Figueiredo


DEBATE (pg.16)
Solera/Yonamine/Carrazza


CONJUNTURA (pg.22)
Bebidas alcoólicas: consumo e propaganda


SINTONIA (pg.26)
Especialidades médicas


GIRAMUNDO (pg. 30)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades


PONTO.COM (pg. 32)
Informações do mundo digital


HISTÓRIA DA MEDICINA (pg.34)
Cientistas brasileiros e o Nobel


LIVRO DE CABECEIRA (pg.37)
Jürgen Thorwald


CULTURA (pg. 38)
Chang Dai-chien


CARTAS & NOTAS (pg.43)
Ser Médico bombou na web!


TURISMO (pg. 44)
Gramado, Caxias do Sul, Canela.. quem resiste?


FOTOPOESIA (pg.48)
Salomão Souza


GALERIA DE FOTOS


Edição 66 - Janeiro// de 2014

TURISMO (pg. 44)

Gramado, Caxias do Sul, Canela.. quem resiste?


Os encantos da Serra Gaúcha

Cidades oferecem aos turistas opções de boa gastronomia e bons vinhos, além de festas tradicionais





Natureza e arquitetura charmosa atraem os visitantes
 

No verão ou no inverno, o clima romântico das cidades da Serra Gaúcha permite aos turistas um refúgio para fugir do estresse e do barulho das grandes cidades, ou mudar um pouco os hábitos e o visual do cotidiano para quem já vive em municípios interioranos. Gramado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Nova Petropólis, todas no Rio Grande do Sul, oferecem inúmeras opções de lugares onde é possível apreciar bons vinhos, conhecer um pouco mais das culturas italiana e alemã, e desfrutar da gastronomia local.
 


Bento Gonçalves


Logo na entrada de Bento Gonçalves, avista-se o Pipa Pórtico, monumento em formato de uma pipa com a seguinte inscrição: “Você está entrando no mundo do vinho”. E não é exagero. É, realmente, um lugar onde os turistas podem apreciar excelentes vinhos durante todo o passeio turístico, além de deliciarem-se com iguarias típicas da região, influenciadas pela cultura italiana. Uma das grandes atrações da cidade, conhecida também como a capital brasileira da uva e do vinho, é o roteiro Caminhos de Pedras, acervo arquitetônico, cultural e histórico, composto por sete comunidades rurais (São Pedro, São Miguel, Barracão, São José da Busa, Cruzeiro, Santo Antonio e Santo Antoninho), formadas por colonos italianos a partir de 1875.

As casas foram construídas com pedra e madeira – típicas daquela época. Em uma delas, de 1889, em pedra de basalto irregular, encontra-se a Salumeria Caminhos de Pedra. Os visitantes podem conhecer a história dos embutidos, degustar e comprar produtos como salames e salsichas, entre outros. Já na Casa da Ovelha, o turista pode apreciar queijos, iogurtes e doces, além de interagir com os ovinos criados no local. No Moinho Bertarello, pode-se adquirir farinha de milho integral moída à pedra.

A 5 km de Bento Gonçalves, encontra-se o Vale dos Vinhedos – localizado nas divisas dessa cidade, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Pousadas, restaurantes, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias são facilmente encontrados.



Caxias do Sul


 


No perímetro urbano da cidade de Caxias do Sul foi preservada uma parte da história dos colonizadores italianos. O Museu Ambiência Casa de Pedra conta um pouco da história e da cultura desses primeiros imigrantes da região. Construído em 1879, o casarão guarda mobílias e utensílios domésticos da época, doados pela população. Um dos pontos que mais chamam a atenção dos visitantes é a cozinha, com o seu fogão rústico e as grandes panelas.

Há, também, a tradicional Festa da Uva (geralmente de 20 de fevereiro a 9 de março), que celebra a cultura italiana por meio de músicas, teatros e danças. O evento chega a atrair cerca de 1 milhão de pessoas. Um dos destaques da festa é o desfile de carros alegóricos, do qual qualquer pessoa pode participar, precisando inscrever-se com antecedência. Entre as atividades festivas, estão o arremesso de queijo, o amassamento de uva e a corrida de tratores, além da distribuição gratuita de uvas.
 


Gramado

A alguns quilômetros de distância, outra cidade desperta o interesse de pessoas do mundo inteiro: Gramado, o maior polo turístico do Rio Grande do Sul. Parte das bacias dos rios dos Sinos e Caí, o município é entrecortado por vários riachos, nascentes, cascatas e lagos, e possui uma vegetação ainda densa de araucárias e outras árvores nativas.

Além do conhecido Festival de Cinema, rea­lizado anualmente desde 1973, acontece também a Festa da Colônia, uma homenagem aos agricultores. Já para os chocólatras, o Museu do Chocolate pode ser uma ótima opção. Nele, é possível conhecer a história e curiosidades sobre o cacau, a fabricação e o consumo do chocolate.

Gramado é a capital do clima romântico, proporcionado pela arquitetura alemã das casas e pela natureza mais exuberante. No outono, as folhas dos plátanos – árvore da região – ficam avermelhadas, antes de caírem, no inverno, colorindo as ruas da cidade. É indispensável, também, um passeio nos pedalinhos do Lago Negro.


Nova Petrópolis

Conhecida como o jardim da Serra Gaúcha, Nova Petrópolis encanta os visitantes. Na Praça das Flores, é impossível não admirar as cores e as formas de cada planta. Há, também, o Labirinto Verde, composto por ciprestes plantados em círculos, onde o turista pode se aventurar e brincar em meio à natureza. Ainda na praça, está localizado o Monumento ao Cooperativismo, que enfatiza os ideais: trabalho e união, força cooperativa. A cidade é considerada a capital nacional do cooperativismo.

Dois eventos despertam a atenção. A Magia da Páscoa coloca ovos e coelhos de pelúcia nas ruas, chamando a atenção das pessoas que passam pelos locais. Há, também, o Natal em Cores, quando as noites da cidade ganham o brilho de luzes que deixam mais belos os espetáculos de música e dança.

O que não falta na Serra Gaúcha são opções de lugares e cidades para conhecer e aprender mais sobre a história e outras culturas integradas ao Brasil. Seja em Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Gramado ou Nova Petrópolis.

 

(Colaborou: Wellington Monteiro)

Fotos: Osmar Bustos

 

 


Este conteúdo teve 108 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 319 usuários on-line - 108
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.