CAPA
PONTO DE PARTIDA (pg.1)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pg. 4)
Fang Zhouzi
CRÔNICA (pg.10)
Antonio Prata
EM FOCO (pg.12)
Wagner dos Santos Figueiredo
DEBATE (pg.16)
Solera/Yonamine/Carrazza
CONJUNTURA (pg.22)
Bebidas alcoólicas: consumo e propaganda
SINTONIA (pg.26)
Especialidades médicas
GIRAMUNDO (pg. 30)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades
PONTO.COM (pg. 32)
Informações do mundo digital
HISTÓRIA DA MEDICINA (pg.34)
Cientistas brasileiros e o Nobel
LIVRO DE CABECEIRA (pg.37)
Jürgen Thorwald
CULTURA (pg. 38)
Chang Dai-chien
CARTAS & NOTAS (pg.43)
Ser Médico bombou na web!
TURISMO (pg. 44)
Gramado, Caxias do Sul, Canela.. quem resiste?
FOTOPOESIA (pg.48)
Salomão Souza
GALERIA DE FOTOS
GIRAMUNDO (pg. 30)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades
Detalhes
Obras de Monet, van Gogh, Cézanne, Velázquez, Tiziano, Frans Hals, Picasso, Regina Silveira e Leon Ferrari podem ser vistas na exposição O triunfo do detalhe (e depois nada), no Masp, na capital paulista. Iniciada em novembro passado e sem data para ser encerrada, a mostra é dividida em três seções, cada uma referente a um momento específico da arte, retratando a mudança da valorização do detalhe como elemento da concepção artística. “Durante largo período, a arte foi, primeiro, a arte do detalhe, de reproduzir o detalhe ou criar detalhes imaginários, um dos indícios fortes do valor do artista”, explica Teixeira Coelho, um dos curadores da exposição.
Colírio interno
O HC de Ribeirão Preto, da USP, desenvolveu um implante intraocular para ajudar no tratamento de doenças que podem levar à cegueira – uveíte, retinopatia diabética, toxoplasmose ocular, degeneração macular (relacionada à idade), retinite por citomegalovírus e endoftalmite –, além de melhorar a visão do paciente. Do tamanho da ponta de um lápis, composto por um componente biodegradável (PLGA) e associado a uma medicação – a dexametasona –, o dispositivo é implantado dentro do olho e, no decorrer de seis meses, libera o fármaco, gradativamente, dispensando o uso diário de colírios ou medicamentos orais. Futuramente, a técnica poderá ser utilizada em outros órgãos e tecidos do corpo humano.
Ácido fólico
O uso de ácido fólico antes da concepção e nos três primeiros meses de gravidez reduz em até 75% o risco de má formação no tubo neural do feto, recomenda o Conselho Federal de Medicina (CFM). Dessa forma, podem ser evitados casos de anencefalia, paralisia de membros inferiores, incontinência urinária e intestinal nos bebês, retardo mental e dificuldades de aprendizagem escolar. Contudo, o presidente da Comissão de Perinatologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Eduardo Fonseca, pondera que a superdosagem pode estar associada ao câncer de mama e comprometer o crescimento do feto. O recomendável é a utilização de 400 microgramas por dia de ácido fólico.
Menos trabalho, mais satisfação
O relatório European Quality of Live Survey (EQLS) concluiu que as pessoas apresentam mais produtividade e maior satisfação com a vida quando trabalham entre 21 e 34 horas por semana. Um dos motivos pode ser a redução do nível de estresse. Em países como Alemanha, Bélgica e Holanda, onde a carga horária semanal é menor, a população é menos estressada. O estudo, da European Foundation for the Improvement of Working and Living Conditions, sediada em Londres, afirma que é possível ter um desempenho econômico eficiente sem sobrecarregar os trabalhadores. A organização propõe redução de horas de trabalho, medida que pode, inclusive, “ajudar a superar a crise econômica”.
Suécia fecha penitenciárias
A Suécia fechou quatro prisões e um centro de detenção, segundo o jornal The Guardian. Motivo: falta de presos. O número de presidiários no país – em queda de 1% ao ano, desde 2004 – caiu em 6% de 2011 a 2012, e pode continuar a cair. Duas das penitenciárias fechadas podem ser vendidas e as outras transferidas a instituições governamentais para uso temporário. Segundo Nils Oberg, diretor dos serviços penitenciários e de liberdade vigiada suecos, a abordagem liberal e o foco na reabilitação ajudaram a reduzir o número de prisioneiros. Outra hipótese é a política que favoreceu regimes de liberdade vigiada ao invés de sentenças prisionais em casos de pequenos roubos e delitos relacionados a drogas.
Meditação nas escolas
Colégios em São Francisco, Estados Unidos, adotaram a prática da meditação em sua grade curricular. A técnica, chamada de Quiet Time, é aplicada duas vezes ao dia e melhorou as notas e a concentração, e diminuiu a violência e o estresse dos estudantes. Em 2007, a Visitatin Valley Middle School – primeira escola a adotar a medida – sofria por estar localizada em um bairro violento, situação que se refletia no comportamento e no desempenho dos jovens. Com a adoção da meditação, as suspensões diminuíram 45% e a freqüência chegou a 98%. Já no colégio Burton, os alunos conseguiram melhorar o desempenho em linguagem e matemática.
Bairro solar
Casas com aquecimento solar, instalações fotovoltaicas nos telhados, compartilhamento de carros e construções ecológicas. Tudo isso está presente em Schlierberg, na região de Friburgo, Alemanha, de acordo com os sites Ecoplanet e EcoD. O bairro consegue produzir quatro vezes mais energia do que consome, sendo que o excedente é vendido à rede de energia. Por conta disso, os moradores recebem recursos do governo. Por meio das medidas sustentáveis, o distrito evita a emissão de 500 toneladas de CO² na atmosfera.
(Colaborou: Wellington Monteiro)