PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pg.1)
João Ladislau Rosa - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pg. 4)
Fang Zhouzi


CRÔNICA (pg.10)
Antonio Prata


EM FOCO (pg.12)
Wagner dos Santos Figueiredo


DEBATE (pg.16)
Solera/Yonamine/Carrazza


CONJUNTURA (pg.22)
Bebidas alcoólicas: consumo e propaganda


SINTONIA (pg.26)
Especialidades médicas


GIRAMUNDO (pg. 30)
Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades


PONTO.COM (pg. 32)
Informações do mundo digital


HISTÓRIA DA MEDICINA (pg.34)
Cientistas brasileiros e o Nobel


LIVRO DE CABECEIRA (pg.37)
Jürgen Thorwald


CULTURA (pg. 38)
Chang Dai-chien


CARTAS & NOTAS (pg.43)
Ser Médico bombou na web!


TURISMO (pg. 44)
Gramado, Caxias do Sul, Canela.. quem resiste?


FOTOPOESIA (pg.48)
Salomão Souza


GALERIA DE FOTOS


Edição 66 - Janeiro// de 2014

GIRAMUNDO (pg. 30)

Curiosidades de ciência e tecnologia, história e atualidades

Detalhes

Obras de Monet, van Gogh, Cézanne, Velázquez, Tiziano, Frans Hals, Picasso, Regina Silveira e Leon Ferrari podem ser vistas na exposição O triunfo do detalhe (e depois nada), no Masp, na capital paulista. Iniciada em novembro passado e sem data para ser encerrada, a mostra é dividida em três seções, cada uma referente a um momento específico da arte, retratando a mudança da valorização do detalhe como elemento da concepção artística. “Durante largo período, a arte foi, primeiro, a arte do detalhe, de reproduzir o detalhe ou criar detalhes imaginários, um dos indícios fortes do valor do artista”, explica Teixeira Coe­lho, um dos curadores da exposição.

Colírio interno

   O HC de Ribeirão Preto, da USP, desenvolveu um implante intraocular para ajudar no tratamento de doenças que podem levar à cegueira – uveíte, retinopatia diabética, toxoplasmose ocular, degeneração macular (relacionada à idade), retinite por citomegalovírus e endoftalmite –, além de melhorar a visão do paciente. Do tamanho da ponta de um lápis, composto por um componente biodegradável (PLGA) e associado a uma medicação – a dexametasona –, o dispositivo é implantado dentro do olho e, no decorrer de seis meses, libera o fármaco, gradativamente, dispensando o uso diário de colírios ou medicamentos orais. Futuramente, a técnica poderá ser utilizada em outros órgãos e tecidos do corpo humano.

Ácido fólico

   O uso de ácido fólico antes da concepção e nos três primeiros meses de gravidez reduz em até 75% o risco de má formação no tubo neural do feto, recomenda o Conselho Federal de Medicina (CFM). Dessa forma, podem ser evitados casos de anencefalia, paralisia de membros inferiores, incontinência urinária e intestinal nos bebês, retardo mental e dificuldades de aprendizagem escolar.  Contudo, o presidente da Comissão de Perinatologia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), Eduardo Fonseca, pondera que a superdosagem pode estar associada ao câncer de mama e comprometer o crescimento do feto. O recomendável é a utilização de 400 microgramas por dia de ácido fólico.
 

Menos trabalho, mais satisfação

   O relatório European Quality of Live Survey (EQLS) concluiu que as pessoas apresentam mais produtividade e maior satisfação com a vida quando trabalham entre 21 e 34 horas por semana. Um dos motivos pode ser a redução do nível de estresse. Em países como Alemanha, Bélgica e Holanda, onde a carga horária semanal é menor, a população é menos estressada. O estudo, da European Foundation for the Improvement of Working and Living Conditions, sediada em Londres, afirma que é possível ter um desempenho econômico eficiente sem sobrecarregar os trabalhadores. A organização propõe redução de horas de trabalho, medida que pode, inclusive, “ajudar a superar a crise econômica”.
 

Suécia fecha penitenciárias

   A Suécia fechou quatro prisões e um centro de detenção, segundo o jornal The Guardian. Motivo: falta de presos. O número de presidiários no país – em queda de 1% ao ano, desde 2004 – caiu em 6% de 2011 a 2012, e pode continuar a cair. Duas das penitenciárias fechadas podem ser vendidas e as outras transferidas a instituições governamentais para uso temporário. Segundo Nils Oberg, diretor dos serviços penitenciários e de liberdade vigiada suecos, a abordagem liberal e o foco na reabilitação ajudaram a reduzir o número de prisioneiros. Outra hipótese é a política que favoreceu regimes de liberdade vigiada ao invés de sentenças prisionais em casos de pequenos roubos e delitos relacionados a drogas.


Meditação nas escolas

   Colégios em São Francisco, Estados Unidos, adotaram a prática da meditação em sua grade curricular. A técnica, chamada de Quiet Time, é aplicada duas vezes ao dia e melhorou as notas e a concentração, e diminuiu a violência e o estresse dos estudantes. Em 2007, a Visitatin Valley Middle School – primeira escola a adotar a medida – sofria por estar localizada em um bairro violento, situação que se refletia no comportamento e no desempenho dos jovens. Com a adoção da meditação, as suspensões diminuíram 45% e a freqüência chegou a 98%. Já no colégio Burton, os alunos conseguiram melhorar o desempenho em linguagem e matemática.


Bairro solar

    Casas com aquecimento solar, instalações fotovoltaicas nos telhados, compartilhamento de carros e construções ecológicas. Tudo isso está presente em Schlierberg, na região de Friburgo, Alemanha, de acordo com os sites Ecoplanet e EcoD. O bairro consegue produzir quatro vezes mais energia do que consome, sendo que o excedente é vendido à rede de energia. Por conta disso, os moradores recebem recursos do governo. Por meio das medidas sustentáveis, o distrito evita a emissão de 500 toneladas de CO² na atmosfera.

                                          
                                            (Colaborou: Wellington Monteiro)

 

 

 


Este conteúdo teve 103 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 377 usuários on-line - 103
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.