PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PONTO DE PARTIDA (pág.1)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.5)
Marcel de Souza


CRÔNICA (pág.11)
Francisco Assis de Sousa Lima*


EM FOCO (pág.13)
Márcio Melo*


CONJUNTURA (pág.15)
Abuso sexual


DEBATE (pág.18)
Doença negligenciada


GIRAMUNDO (pág.24)
Curiosidades da ciência e tecnologia, da história e da atualidade


PONTO.COM (pág.26)
Informações do mundo digital


HISTÓRIA DA MEDICINA (pág.28)
Tributo a John Snow


HOBBY (pág.31)
Entre o hospital e o hipismo


SUSTENTABILIDADE (pág.34)
Uma casa ecológica


LIVRO DE CABECEIRA (pág.37)
Dicas de leitura da Redação


CULTURA (pág.38)
É DO BRASIL!


MAIS CULTURA(pág.42)
Museu de Arte Contemporânea


CARTAS & NOTAS (pág.43)
Exame do Cremesp agora é obrigatório


TURISMO (pág.44)
Mato Grosso do Sul


FOTOPOESIA (pág.48)
Odylo Costa, filho


GALERIA DE FOTOS


Edição 60 - Julho/Agosto/Setembro de 2012

PONTO.COM (pág.26)

Informações do mundo digital

Tudo o que o usuário...

A internet revolucionou nossas vidas, mas, como toda revolução, esta tem, também, seus efeitos colaterais. O maior destes é, sem dúvida, a falta de privacidade dos usuários, que aumenta na mesma proporção dos avanços tecnológicos da rede, e começa a incomodar muita gente. Se uma empresa atua em mais de uma função, como Google, Yahoo, Facebook e AOL, ela pode comparar, por exemplo, seus e-mails com seu histórico de buscas, além de descobrir sua localização e identificar os equipamentos que você usa para se conectar. “O pior é que vendem a intrusão como um grande benefício para a sua vida, pois assim moldam os serviços às suas necessidades”, afirmou o professor de Direito da Universidade do Colorado, Paul Ohm, especializado em privacidade da informação e crimes digitais.


...faz na internet...

Fortes advertências sobre a falta de liberdade na internet foram proferidas também pelo líder do Movimento Software Livre, o norte-americano Richard Stallman, em maio, durante a cerimônia de lançamento da 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre, realizado no final de julho, em Porto Alegre. Segundo ele, “coisas muito sérias estão acontecendo na sociedade digital. Após um período de euforia e liberdade, os usuá­rios da internet devem começar a se policiar, pois tudo que fazem está sendo gravado e classificado. A palavra ‘tudo’, aqui, não é força de expressão. É tudo mesmo”. Ele também citou os casos do Facebook, Google, Amazon e Microsoft como exemplos de empresas que têm sistemas de vigilância em vários níveis. Alertou, contudo, que o maior perigo “é aquele controlado pelos governos”.


...está sendo “borbulhado”

   E como garantir, pelo menos um pouco, a privacidade? Paul Ohm aconselha as pessoas a se desconectarem de sites como Google e Facebook sempre que possível, e a não usarem o mesmo provedor para múltiplas funções. “Se você faz buscas no Google, talvez não deva usar o Gmail”, recomendou. De seu lado, Richard Stallman defendeu a necessidade de um maior engajamento político na luta contra as ameaças à liberdade no contexto da sociedade digital. Ele defende, também, que os governos passem a usar, prioritariamente, softwares livres. Além disso, o aumento da resistência à falta de privacidade tem provocado, cada vez mais, o surgimento de serviços gratuitos que prometem uma política de não intrusão, como HushMail, RiseUp e Zoho. Os especialistas sugerem usar o buscador DuckDuckGo, cujo slogan é: “Não seguimos nem borbulhamos você!”. “Borbulhar” (bubbling) é a filtragem dos resultados de buscas com base no seu histórico de pesquisas.



A mais bela

Cerca de 14 mil pessoas elegeram, entre 120 fotos, as cinco mais belas de nosso planeta visto do espaço, em um concurso realizado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos, denominado Earth as Art. As fotos – verdadeiros quadros abstratos – têm origem em vídeos gravados pela Nasa, desde 1972, por meio de satélites usados em diversas pesquisas. O primeiro lugar (foto acima) ficou com a imagem dos redemoinhos de fitoplâncton no mar Báltico. Confira as demais AQUI.


Jardins na rede

As vagas para o Curso Municipal de Jardinagem, da Prefeitura de São Paulo, no parque do Ibirapuera, são disputadíssimas. Mas, quem não tem paciência de esperar, pode baixar, gratuitamente, as apostilas do curso clicando AQUI. Em seguida, clique em “Educação Ambiental e Cultura de Paz”, e escolha o item “Apostilas do Curso Municipal de Jardinagem”.

É grátis!

Ajudar as cidades a serem mais educadas, acolhedoras e criativas é o – importantíssimo – objetivo do site Catraca Livre, que divulga oportunidades gratuitas ou a preços populares nos mais variados serviços da região metropolitana de São Paulo, principalmente no setor cultural. Revela também personagens, tendências e projetos que inspirem soluções comunitárias inovadoras e inclusivas. A seleção das notícias é complementada por milhares de pessoas cadastradas no site, mantido com recursos de fundações, institutos culturais, universidades e empresas. Vale a pena dar uma conferida AQUI.
 

 


Este conteúdo teve 121 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 299 usuários on-line - 121
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.