CAPA
PONTO DE PARTIDA
Uma visão sem ação é somente um sonho. Uma ação sem visão é apenas um passatempo. Uma visão com ação pode transformar o mundo. Joel Baker
ENTREVISTA
Chico de Oliveira, sociólogo, professor da USP e um dos fundadores do PT
CRÔNICA
Texto bem-humorado do médico e ex-jogador de futebol Sócrates
POLÍTICA DE SAÚDE
O acesso universal a medicamentos é uma meta que tem de ser o norte das ações...
CONJUNTURA
Projeto Xingú: iniciativa pioneira de atendimento médico feito em aldeias indígenas do país
COM A PALAVRA
A Medicina-espetáculo. Por Joaquim Prado Pinto de Moraes Filho
DEBATE
Cesárea a pedido
MÉDICO EM FOCO
Euryclides Zerbini
GOURMET
Polenta Especial: receita do anestesiologista José Carlos Canga
HISTÓRIA DA MEDICINA
O uso do branco por médicos
CULTURA
Pinacoteca de Santos
LIVRO DE CABECEIRA
O Código da Vinci e Tao Te King: Um Pequeno Grande Livro
GALERIA DE FOTOS
PONTO DE PARTIDA
Uma visão sem ação é somente um sonho. Uma ação sem visão é apenas um passatempo. Uma visão com ação pode transformar o mundo. Joel Baker
PONTO DE PARTIDA
A abordagem humana da Medicina e o conhecimento científico derivado de seu propósito exigem do médico o sucessivo exame de suas condutas.
O Debate desta edição, sobre a cesárea a pedido, é um bom exemplo dessa dinâmica no âmbito da Ginecologia e Obstetrícia. Procedimento que divide opiniões, a cesárea a pedido envolve escolhas individuais e coletivas, cuja condição intermediária evoca o princípio da autonomia da paciente e do médico. O debate não busca a emergência de um consenso dentro desse grupo de especialistas, mas os conflitos podem ser dirimidos quando há cooperação na construção do problema, resultando numa prática mais responsável.
Também apresentamos uma reportagem sobre a atuação de médicos no Parque do Xingu e a assistência prestada à população indígena pelo Ambulatório do Índio aqui em São Paulo. Desenvolvido há duas décadas, com resultados positivos nos indicadores de saúde, esse trabalho idealista consegue aplicar o conhecimento científico em benefício de uma comunidade, respeitando sua cultura, rituais e a sua própria medicina. Quanto mais avançamos, mais complexa torna-se a civilização humana, mas o pajé e o médico conseguem conjugar seus conhecimentos para o tratamento das doenças dos índios, imbuídos do mais profundo respeito recíproco.
O colega encontrará ainda uma matéria sobre o professor Euryclides Zerbini, realizador do primeiro transplante de coração na América Latina e fundador do Incor, um dos grandes responsáveis pela credibilidade mundial do Brasil nessa área da Medicina.
Estes são alguns dos assuntos, entre outros igualmente interessantes, desta edição da Ser Médico que entregamos aos colegas médicos.
Clóvis Francisco Constantino
Presidente do Cremesp