Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    13-05-2022

    Simpósio da Fam

    Presidentes do Cremesp e CRF-SP falam sobre prescrição médica para estudantes de Medicina e Farmácia

    Da esq. para di.,, Ribeiro, Polacow, Irene e Varotti

    Os aspectos éticos e técnicos da prescrição médica foram temas de palestras da presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado São Paulo (Cremesp), Irene Abramovich, e do presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Marcelo Polacow Bisson, no Simpósio de Farmácia e Medicina do Centro Universitário FAM. Dirigido a estudantes de Medicina e Farmácia, o evento foi realizado em 11 de maio, no auditório da FAM, na rua Augusta, na Capital. 

    A presidente do Cremesp chamou atenção para alguns cuidados que os médicos devem ter na prescrição.  “É fundamental que a prescrição seja legível, clara e que o paciente entenda o que está escrito”, ressaltou Irene, alertando também para os graves problemas que podem decorrer de uma prescrição mal interpretada. Ela lembrou, ainda, que existem diversos trabalhos acadêmicos e teses apontando os problemas relacionados a erros na administração ou dosagem de medicamentos em UTI, decorrentes da falta de clareza na prescrição. A presidente do Cremesp também discorreu sobre a prescrição por meio do uso de computadores, destacando a importância de se conhecer as normas e os sistemas digitais disponibilizados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aos médicos brasileiros.      
      
    A parceria entre o Cremesp e o CRF no enfrentamento dos problemas comuns também foi destaque da palestra de Irene Abramovich.  “Nosso trabalho conjunto demonstrou como é importante para os resultados, quando duas categorias profissionais se unem em benefício da saúde da população”, afirmou. Dentre as parcerias, destaca-se um parecer conjunto do Cremesp e CRF-SP, que  levou a Câmara dos Deputados a votar contra a emenda que previa a alteração  da Lei nº 5.991/1973 para permitir a prestação de serviços de telessaúde em farmácias e drogarias. 


    Estudantes dos cursos de Medicina e Farmácia assistem às palestras


    O presidente do CRF-SP também enalteceu o trabalho conjunto das duas instituições, como o realizado quando ocorreram desabastecimentos de medicamentos, insumos e EPIs  no início da pandemia de Covid-19.  Em relação à atuação do farmacêutico, diante de uma dúvida sobre a prescrição médica, Polacow considerou ser importante contatar o médico para esclarecê-la, antes de entregar o medicamento ao paciente. “Nas nossas profissões não existe espaço para o erro”, alertou ele, complementando que uma dosagem errada pode significar a morte para um paciente. 

    O simpósio foi organizado por Rodrigo Varotti e Fábio Ribeiro, respectivamente, coordenadores do curso de Medicina e de Farmácia da instituição. Tanto Varotti como Ribeiro abordaram o caráter multiprofissional da assistência à saúde, destacando a importância da interação no trabalho dos profissionais da Medicina e da Farmácia.  


    Este conteúdo teve 8 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 340 usuários on-line - 8
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.