Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 30-06-2022
    50 anos de profissão
    Cremesp homenageia médicos de Campinas, Jundiaí e Bragança Paulista
  • 30-06-2022
    Serviços
    Expansão de sistema tecnológico permitirá mais interação entre delegacias regionais
  • 28-06-2022
    Suspensão
    Laboratório anuncia recolhimento de lote do medicamento Solução Parenteral de Cloreto de Potássio
  • 27-06-2022
    50 ANOS DE EXERCÍCIO PROFISSIONAL
    Botucatu é sede de prestigiadas homenagens a médicos do Interior paulista
  • Notícias


    07-03-2022

    Cremesp em ação

    Cremesp notifica AMB para imediata revogação de Portaria que promove cursos de pós-graduação para possível formação de especialistas

    O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) notificou a Associação Médica Brasileira (AMB), solicitando a imediata suspensão da Portaria nº 01/2022, que fomenta a formação de especialistas por meio de cursos de pós-graduação de qualidade e duração duvidosas.

    No último dia 25 de fevereiro, a AMB publicou o documento, dispondo sobre os Certificados de Habilitação concedidos pela instituição. O texto propõe o reconhecimento de habilitações para certificação por meio da Comissão de Ensino Médico e Pós-Graduação da AMB.

    A inciativa da AMB causa estranheza ao Cremesp, pois promove a formação de especialistas por intermédio de cursos de curta duração e, muitas vezes, com interesses meramente comerciais, o que acarreta prejuízos à formação médica, sendo uma atitude incoerente com as próprias sociedades de especialidades da Comissão Mista de Especialidades.

    O Conselho entende é necessário o fortalecimento da Residência Médica, um modelo de formação de especialistas reconhecido como padrão-ouro. Ao priorizar cursos de pós-graduação, muitos dos quais sequer são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), ao invés da Residência Médica, a AMB atinge a qualidade da Medicina brasileira. A ação proposta pela instituição não resolve o problema de falta de especialistas no País.

    Ao conceder títulos sem a devida formação pela Residência Médica ou avaliação pelas Sociedades de Especialidades, a AMB estimula a existência de cursos de valores vultosos, mas não condizentes com as necessidades da Medicina, iludindo os médicos e a população brasileira. Vale lembrar, ainda, que o Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) é utilizado como critério em processos éticos e judiciais.

    Diante disso, o Cremesp oficiou a AMB solicitando a suspensão da portaria até que sejam prestados esclarecimentos, como:

    Qual a legalidade estatutária para promover a tal portaria? Houve aprovação do Conselho Deliberativo (científico) e Assembleia de Delegados?

    O que é o Certificado de Habilitação em Pós Graduação de federadas estaduais?

    O referido certificado foi aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e pela Comissão Mista de Especialidades?

    O Cremesp também acionou o Conselho Federal de Medicina (CFM), o Ministério da Educação e a Comissão Nacional de Residência Médica sobre o assunto.

    Confira o ofício na íntegra.

    Veja a Portaria da AMB.


    Este conteúdo teve 2694 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2022 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 292 usuários on-line - 2694
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.