Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 27-03-2024
    Ato Médico
    Cremesp leva à Polícia Civil e Anvisa farmacêutico que realizou e feriu paciente em procedimento estético
  • 25-03-2024
    Atualização profissional
    Cremesp lança segunda edição do Manual Melhores Práticas Clínicas na Covid-19
  • 25-03-2024
    Programa Mais Médicos
    Fiscalização do Cremesp encontra irregularidades em São Bernardo do Campo
  • 22-03-2024
    Acreditação de escolas
    Cremesp recebe SAEME-CFM para falar sobre qualidade do ensino médico
  • Notícias


    03-06-2021

    Nota de repúdio

    Cremesp se posiciona sobre a CPI da Covid-19

    O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) vem a público manifestar a sua indignação em relação ao tratamento dado por alguns membros da CPI da covid-19 aos médicos ouvidos até o momento na Comissão Parlamentar de Inquérito. Tal abordagem é, no mínimo, desrespeitosa, estranha e controversa. 

    Para elaborar esta manifestação, o Cremesp analisou alguns depoimentos e declarações, assim como reportagens divulgadas pela imprensa, que retrataram o constrangimento vivido por esses profissionais. Alguns dos trechos destacamos abaixo:

    •    “Sensação é que você já vai para lá julgada e condenada”, diz Mayra Pinheiro, secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde.

    •    “Os jornais já reportavam que eu estava sendo levada para a CPI por uma prática de improbidade, então já havia uma condenação prévia. E a outra coisa lamentável é que se criou um apelido pejorativo”, completou a médica.

    Já a médica infectologista Luana Araújo criticou a baixa presença de mulheres na CPI da Covid e também na ciência:

    •    “Ciência não tem lado. Ciência ou é bem feita ou é mal feita. Ciência bem feita é aquela que não busca o resultado que você quer, é aquela que faz a pergunta e espera para entender o que aconteceu. E, quando a gente coloca politização ou polarização no meio de um ato médico, a gente já está fazendo tudo errado”, disse.

    •    “A gente trabalha em ambientes tão duros, tão complexos, tão masculinos, na sua imensa parte? Eu olho aqui por exemplo, não estou vendo nenhuma senadora. Isso para mim é muito grave. Para mim, como mulher, é bastante grave", finalizou.

    Em reportagem divulgada pela CNN Brasil, o veículo de comunicação cita que a médica Nise Yamaguchi, que começou a depor por volta das 10h10, havia sido interrompida ao menos 43 vezesaté a primeira suspensão da sessão, às 11h34.

    Outras situações embaraçosas e fatos desconcertantes ocorreram também com os médicos Nelson Teich, Luiz Henrique Mandetta, Marcelo Queiroga e Antonio Barra Torres.

    O Cremesp deseja que a CPI siga o princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa, respeitando-se o direito de todas as pessoas de serem tratadas e ouvidas com civilidade e respeito. As polarizações políticas só tendem a exacerbar conflitos. A grande prejudicada com esse tipo de conduta é a população. 

    Além disso, o Cremesp espera que não se confundam as esferas, em que as questões técnicas e éticas devem permanecer a cargo dos Conselhos de Medicina, que já apuram, conforme noticiado na mídia, mais de 25 sindicâncias envolvendo o tema. 

    O Conselho exige que as responsabilidades administrativas e políticas não sejam transferidas individualmente aos médicos, quando há políticos e gestores envolvidos nessas decisões. 

    Não podemos transformar esses profissionais da saúde em bode expiatório, tornando-os culpados por todos os malfeitos de situações que, definitivamente, não foram criados por eles.

    Por fim, causa estranheza ao Cremesp o fato de que os mesmos personagens que promovem este verdadeiro tribunal de inquisição, em épocas anteriores, quando ocupavam cargos em governos, jamais se manifestaram sobre a deterioração da saúde pública e a falta de investimentos no SUS. Esses problemas refletem a corrupção existente no país, prática pela qual alguns dos membros que destrataram os médicos ouvidos, estão sendo investigados. Esses sim, e não os médicos, são responsáveis por inúmeras mortes de brasileiros. Todos os dias.
     


    Este conteúdo teve 31 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 383 usuários on-line - 31
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.