Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 15-04-2024
    1º Encontro de Perícias Médicas
    Cremesp aborda aspectos essenciais das perícias cível, criminal e previdenciária em evento inédito
  • 11-04-2024
    Homeopatia
    Livro materializa esforço do Cremesp e especialistas em promover a assistência humanizada
  • 09-04-2024
    Publicação
    Cremesp lança versão impressa de livro sobre Homeopatia com transmissão ao vivo pelo Youtube  
  • 08-04-2024
    Demografia Médica 2024
    Número de médicos registrados no Cremesp cresce 56% em 13 anos
  • Notícias


    07-04-2010

    Imunização

    Cremesp reforça a importância da vacinação entre os médicos em alusão ao Dia Mundial da Saúde

     

    O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, tem como um de seus objetivos difundir informações e recomendações que auxiliem a população na preservação da saúde. Por isso, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) terá a importância da vacinação como tema principal de sua campanha, focando, principalmente, nos médicos — afinal, não há como falar de saúde sem falar de imunização, e não há como cuidar de pacientes sem estar saudável.

    A abordagem se faz necessária não apenas em decorrência da atual pandemia de covid-19, cuja gravidade escancarou, ainda mais, a imprescindibilidade da vacinação, mas também em razão de um dado preocupante: a cobertura vacinal obrigatória pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), desde 2015.

    O  Cremesp vem chamando atenção para este decaimento desde 2019, quando publicou dossiê sobre o tema na revista Ser Médico, edição 85. O conteúdo embasou ações promovidas pela Promotoria de Justiça Cível de Interesses Difusos da Infância, para garantir a vacinação de crianças paulistas.

     O material produzido pelo Conselho também chama a atenção para a disseminação de movimentos “antivacinas" e de fake news, feitas, inclusive, por profissionais da saúde, o que prejudica significativamente o controle da atual pandemia e o de outras doenças infecciosas preveníveis reemergentes.

    Além de contribuir com a desinformação, podendo suscitar problemas graves de saúde pública, a condenação das vacinas vai na contramão da própria ciência, que deveria ser integralmente seguida pelos médicos — até porque, não estar imunizado significa que o profissional está suscetível a um maior número de enfermidades, o que compromete seu próprio trabalho e o distancia de seu propósito: o cuidado do paciente.

    Profissionais que divulgam informações falsas, contrárias às vacinações, incluindo"alternativas de exercício da Medicina”, podem infringir dispositivos legais que tutelam as crianças e adolescentes, como os Artigos 3º, 4º, 7° e 11º de seu Estatuto (ECA).

    Os médicos possuem o papel inerente de conscientizar a população por meio da ética e da ciência, além de auxiliar na promoção e manutenção da saúde. Sendo assim, é fundamental que se alicercem a estes pilares e eduquem os pacientes sobre a importância da vacinação. Em paralelo, é indubitável que se atentem ao seu próprio cuidado, uma vez que a rotina corrida e desgastante a qual são submetidos pode fazer com que deixem de lado seu bem-estar.

    Cabe lembrar que a queda da cobertura vacinal acaba potencializando, ainda que indiretamente, o desgaste dos médicos e demais profissionais da área, já que, conforme demonstra o documento, uma consequência da redução do número de pessoas imunizadas é a sobrecarga para os serviços de saúde, que terão de voltar sua atenção à doenças que poderiam ter sido evitadas pela imunização, como, por exemplo, o sarampo, que, a princípio, estava eliminado do Brasil, mas que imergiu novamente no País em 2019, após registro de mais de 3 mil casos confirmados em 16 Estados.

    Covid-19
    A incerteza sobre as imunizações também tem marcado presença na atual pandemia de covid-19. Mesmo sendo uma doença que já vitimou milhares de pessoas ao redor do mundo, ainda há a disseminação de informações falsas e a fomentação dos movimentos "antivacina", que acabam prejudicando a população como um todo.

    Para combater este problema, o Cremesp tem produzido diversos conteúdos e recomendações aos médicos e à sociedade em geral, como a realização de lives relativas à covid-19 — tendo, inclusive, recentemente, promovido uma sobre a importância da vacinação — e a criação de um hotsite específico sobre a nova doença.

    Logo no início da pandemia, o Conselho solicitou a testagem dos médicos às autoridades e, agora, está enviando ofício às Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (SES-SP e SMS-SP) defendendo a imunização dos médicos, para que estes profissionais continuem prestando seus valorosos serviços à sociedade.

    Após intensa mobilização, a autarquia conseguiu sediar a vacinação dos médicos do município e, até março deste ano, já imunizou mais de 2.300 profissionais. Agora, o Cremesp luta para que ocorra a ampliação das faixas etárias.

    Saiba mais sobre as ações do Cremesp por meio do site www.cremesp.org.br
     


    Este conteúdo teve 8 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 311 usuários on-line - 8
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.