
Conselheiros, parlamentares e familiares presentes na homenagem
ao ex-presidente do Cremesp Henrique Carlos Gonçalves
O médico Henrique Carlos Gonçalves, ex-presidente e conselheiro do Cremesp falecido em 28 de agosto de 2015, foi homenageado e dará nome à unidade do Hospital da Rede Hora Certa de São Mateus. A cerimônia de descerramento da placa aconteceu no dia 9 de setembro, no hospital de São Mateus, e contou com a presença dos conselheiros do Cremesp Marco Tadeu Moreira de Moraes, João Ladislau Rosa, Nacime Mansur e Renato Azevedo, o ex-conselheiro José Luiz Bacheschi e o delegado regional da Vila Mariana José Reechelman, além de parlamentares e familiares.
Representando a presidência do Cremesp, Moraes relembrou o humanismo de Gonçalves e destacou a atuação do profissional em diversos movimentos em prol da Saúde e Medicina. “É uma homenagem justa. Henrique apoiou a resistência contra o Plano de Atendimento à Saúde (PAS), que desmontou a Secretaria de Saúde; participou da Comissão de Ética do Hospital de Jabaquara; e era defensor do Sistema Único de Saúde - SUS”, disse Moraes.

Cristiane, em lembrança ao pai, frisou a busca de Gonçalves
por um sistema público de saúde digno e igualitário
Cristiane Cibele Gonçalves, filha de Henrique Carlos, agradeceu a homenagem e falou sobre a busca de Gonçalves por um SUS igualitário e melhor, voltado ao cuidado das pessoas e também pelo reconhecimento da categoria médica.
Presente na solenidade, Alexandre Padilha, secretário municipal de Saúde de São Paulo, destacou os valores carregados pelo profissional no exercício da Medicina. “Precisamos de profissionais como Gonçalves. Ele é um símbolo na luta contra o PAS. Em 1992, falava-se de excluir São Paulo da rede do SUS. As entidades médicas, juntamente com o movimento dos trabalhadores, colocaram-se contrários”.

Fotos: Osmar Bustos
Tags: Henrique Carlos Gonçalves, homenagem, Hospital São Mateus, SUS.
|