Busca
Classificação de assuntos:

Pesquisa por palavra-chave:


Últimas Notícias
  • 11-10-2024
    Presidência da República
    Cremesp se reúne com o ex-presidente Michel Temer para discutir importantes temas da Medicina
  • 10-10-2024
    Solenidade em Piracicaba
    Cremesp realiza entrega de carteiras médicas aos recém-formados da Anhembi Morumbi
  • 10-10-2024
    Edital
    Cremesp abre inscrições para o credenciamento de peritos grafotécnicos
  • 10-10-2024
    Atividade médica
    Cremesp realiza julgamento simulado com médicos de Limeira
  • Notícias


    17-08-2012

    Saúde suplementar?

    Praticamente 8 em cada 10 pacientes enfrentam algum tipo de problema para obter atendimento e 15% têm de recorrer ao SUS


    Estudo Datafolha: dados comprovam atendimento precário dos planos de saúde aos seus usuários 

    Entre os usuários que utilizaram os serviços de planos de saúde nos últimos dois anos, 77%, praticamente 8 em cada 10, enfrentaram algum tipo de problema para obter o atendimento.  A média foi de 4,2 problemas por pessoa. Entre os mais frequentes foram apontados problemas para a realização de  consultas (64%),  exames diagnósticos (40%) e, o que é gravíssimo, para atendimento em pronto-socorro (72%), quando a pessoa mais necessita de agilidade. Outra constatação grave foi a de que 20%  dos usuários tiveram de recorrer ao serviço público (15%)  e/ou particular (9%)  por falta de opção de serviços de saúde em seu plano de saúde nos últimos 24 meses. Os entrevistados também reclamaram que têm dificuldades para realização de exames e procedimentos de maior custo pelos planos de saúde.

    Estes foram alguns resultados da pesquisa do Instituto Datafolha para a Associação Paulista de Medicina (APM)  sobre  o atendimento dos planos de saúde aos pacientes no Estado de São Paulo. “Quando 15% dos usuários de planos e seguros saúde precisam recorrer ao SUS  há uma transferência vexatória de recursos públicos para o setor privado”,  alertou  o presidente do Conselho Regional de Medicina  Estado de São Paulo (Cremesp), Renato Azevedo Júnior,  que participou da  apresentação do estudo na manhã desta quarta-feira (15/08), na sede da APM. 


    Renato Azevedo em entrevista à rede de TV local durante a apresentação da pesquisa

    No caso das consultas, as principais queixas são a demora para marcação ou  autorização e descrendenciamento do médico do plano. Em exames diagnósticos, as reclamações recorrentes são de demora para marcação de exames e procedimentos, além de poucas opções de laboratórios, entre outros.

    Já em pronto-socorro, entre as principais reclamações aparecem local de espera lotado (67%), demora para atendimento (51%),  demora para realização de exames (12%), locais inadequados para  medicação (12%), negativa de atendimento (5%), demora ou negativa na transferência para leito hospitalar (4%). 

    Base e objetivos
    A pesquisa APM-Datafolha, por amostragem, teve  como base 804 entrevistas, distribuídas por todo o Estado, com uma população de 18 anos ou mais, possuidora de plano ou seguro saúde, que utilizou algum serviço nos últimos 24 meses. Retrata um universo de 10 milhões de pacientes da saúde suplementar. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos A coleta de dados ocorreu entre 14 e 22 de maio de 2012.

    Reclamações para o 0800

    Na ocasião, APM e  ProTeste também lançaram  um serviço nacional de apoio exclusivo aos pacientes. O telefone 0800.200.4200 atenderá reclamações de todo o Brasil, oferecendo esclarecimento e apontando encaminhamentos para a garantia dos direitos dos usuários de planos de saúde. O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual, Carlos César Barbosa, destacou que o serviço telefônico é um importante  instrumento de interesse público, já que as queixas poderão resultar em demandas coletivas contra planos de saúde que praticam abusos, fazendo com que alguns até mesmo fechem suas portas.        

    Os resultados da pesquisa  e  o novo serviço telefônico foram apresentados em entrevista coletiva à imprensa, coordenada pelo presidente  APM, Florisval Meinão,  que também  contou com a participação do segundo vice-presidente  do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloisio Tibiriça Miranda;  do segundo tesoureito  da Associação Médica Brasileira, José Bonamigo, do secretário de Saúde Suplementar, Márcio Bichara; e da coordenadora institucional da ProTeste Maria Inês Dolci; entre outros. 


    Representantes de instituições médicas e da ProTeste durante a coletiva de imprensa 

    Veja a pesquisa na íntegra AQUI

     

    Leia  também:

    Visão do paciente:  
    Planos de saúde pressionam médicos para utilização de rede própria e dificultam encaminhamento a outras especialidades

    Fonte:  APM/Cremesp 
    Fotos: Osmar Bustos

     

    Tags: Planossaúdeoperadorasusuáriospacientesproblemasatendimento.

    ESTA MATÉRIA AINDA NÃO FOI COMENTADA:

    Deixe o seu comentário

        Dê sua opinião sobre a matéria acima em até mil caracteres. Não serão publicados  textos ofensivos a pessoas ou instituições, que configurem crime, apresentem conteúdo obsceno, sejam de origem duvidosa, tenham finalidade comercial ou sugiram links, entre outros.  Os textos serão submetidos à aprovação antes da publicação, respeitando-se a jornada de trabalho da comissão de avaliação (horário de funcionamento do Cremesp, de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas). O Cremesp reserva-se o direito de editar os comentários para correção ortográfica.  Os  usuários deste site estão sujeitos à política de uso do Portal do Cremesp e se comprometem a respeitar o seu Código de Conduta On-line.

    De acordo.


    Este conteúdo teve 87 acessos.


    CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
    CNPJ: 63.106.843/0001-97

    Sede: Rua Frei Caneca, 1282
    Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

    CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO

    Imagem
    (11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

    HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
    De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

    CONTATOS

    Regionais do Cremesp:

    Conselhos de Medicina:


    © 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 641 usuários on-line - 87
    Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

    O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.