PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
A crise na assistência médica no Nordeste comprova que a classe médica chegou ao limite de sua tolerância


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Representantes do INSS esclarecem pontos nebulosos sobre a aposentadoria especial para médicos


ATIVIDADES CRM (JC pág. 4)
Educação Médica Continuada: palestras de especialistas levam atualizações para médicos da capital e do interior


ATIVIDADES CRM (JC pág. 5)
Pacto pela Saúde: plenária temática coloca o tema em debate pelas três esferas do poder


ATIVIDADES CRM (JC pág. 6)
Médicos de Taubaté, com mais de 50 anos dedicados à profissão, são homenageados pelo Conselho


ENSINO MÉDICO (JC pág. 7)
Exame do Cremesp: 1ª fase superou em quase 20% os participantes de 2006


ESPECIAL 1 (JC pág. 8)
Congressos de Bioética direcionam cientistas latino-americanos e europeus p/a construção social e a paz


ESPECIAL 2 (JC pág. 9)
Congressos de Bioética: acompanhe resumo da palestra do médico e teólogo Jan Solbakk


GERAL 1 (JC pág. 10)
Confira dados do 1º Levantamente Nacional sobre Consumo de Bebidas Alcoólicas


GERAL 2 (JC pág.11)
Destaque: quais os limites da ética na relação entre médicos e a indústria farmacêutica?


ATUALIZAÇÃO (JC pág. 12)
Síndrome Metabólica: você sabe como diagnosticar?


GERAL 3 (JC pág.13)
A assistência médico-hospitalar, na visão do conselheiro José Marques Filho


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Como proceder nos casos em que o médico adoece? Acompanhe as análises do Cremesp sobre o tema...


GERAL 4 (JC pág. 15)
Câmara Técnica de Nutrologia participou ativamente de encontro sobre a indústria de alimentos


GALERIA DE FOTOS



Edição 241 - 09/2007

ATIVIDADES CRM (JC pág. 6)

Médicos de Taubaté, com mais de 50 anos dedicados à profissão, são homenageados pelo Conselho



Conselho homenageia
médicos em Taubaté

A Câmara Municipal de Taubaté foi sede de uma cerimônia especial no último dia 17: a homenagem do Cremesp aos médicos do município com 50 anos ou mais de exercício da Medicina. O evento contou com a participação do presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves; do conselheiro e diretor do Departamento de Saúde de Taubaté, Pedro Henrique Silveira, que presidiu a mesa e representou o prefeito municipal, Roberto Peixoto. Também compuseram a mesa: a vereadora Pollyana Winther; o presidente da APM de Taubaté, Auro Fábio Ortega; e Augusto Celso Brandão, delegado do Cremesp e presidente do Sindicato dos Médicos de Taubaté.

Os médicos homenageados na ocasião foram convidados a ocupar o plenário, junto aos delegados do Cremesp da região de Taubaté e São José dos Campos, assim como às demais autoridades presentes. No decorrer da cerimônia, o presidente da Casa proferiu discurso e foram entregues os diplomas. “Foi um evento extremamente significativo, que prestou uma bonita homenagem a esses profissionais de reputação ilibada e agradou a todos, principalmente pelo brilhante discurso de Hugo Di Domenico, de 93 anos, um dos homenageados, que falou em nome dos demais”, avaliou o conselheiro Pedro Henrique. Além de Domenico, foram homenageados os seguintes médicos: Antônio Baptista Cauduro, César Francisco Ribeiro Júnior, Djalma Azevedo Tavares, José Marques dos Santos, José Sodero Ferraz, Marcelo Teixeira de Carvalho, Nelson Shiduho Yassuda, Sérgio Francisco T. Bittencourt e Thea Elsa Schoeber Naliato.

Julgamentos simulados lotam
auditório em congresso


O presidente da APM, Jorge Curi, fala durante a abertura do evento

Uma importante inovação nos cursos pré-congresso foi registrada no 12º Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia, realizado de 16 a 18 de agosto, em São Paulo: a introdução dos julgamentos simulados do Cremesp. Foram realizados seis julgamentos da área da especialidade, conduzidos por funcionários, advogados, conselheiros, delegados, ex-presidentes e pelo presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves. A sala (150 lugares) permaneceu lotada o dia todo e interessantes discussões puderam ser presenciadas.

Um número surpreendente de 5.480 participantes foi registrado no congresso. “É importante assinalar que são médicos especialistas em GO e acadêmicos de Medicina, com muitos congressistas de quase todos os Estados brasileiros e países estrangeiros”, observou Krikor Boyaciyan, presidente do congresso e corregedor do Cremesp. “É o maior evento da especialidade do país”, disse.


Corregedores dos CRMs se reúnem
em Curitiba


Krikor, Gaspar, Osvaldo e Paula do Cremesp

O Cremesp participou, no dia 23 de agosto, em Curitiba, do Encontro dos Corregedores, Assessores Jurídicos e Funcionários do Setor de Processos e Sindicâncias dos Conselhos Regionais de Medicina das Regiões Sul e Sudeste. Representaram o Conselho o diretor-corregedor Krikor Boyaciyan; o conselheiro corregedor-adjunto, Gaspar de Jesus Lopes Filho; a chefe da Seção de Processo Disciplinar, Paula Godoy; e o chefe do Departamento Jurídico, Osvaldo Pires Simonelli. Os corregedores dos CRMs são responsáveis pela Seção de Processos Disciplinares.

O evento, realizado na sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná, foi coordenado pelo corregedor e vice-corregedor do CFM, Pedro Pablo Magalhães Chacel e José Fernando Maia Vinagre, respectivamente, e contou com a participação de representantes das sete federadas que compõem as regiões Sul e Sudeste. 

Dentre os assuntos debatidos, destacaram-se: a interdição cautelar; prazos, procedimentos e celeridade nos processos e sindicâncias; reformas dos julgamentos em recursos de apelação ao CFM; padronização de acórdãos; e atas e comunicações de decisões judiciais.

Simpósio de Bioética em Rio Preto

Questões fundamentais de Bioética foram debatidas no último dia 26 no 1º Simpósio de Bioética realizado em São José do Rio Preto. Organizado pelo Cremesp, pela Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme) e pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), o evento ocorreu no Anfiteatro Fleury daquela faculdade. Na ocasião também houve o lançamento e a distribuição do Código de Ética do Estudante de Medicina.

Participaram da abertura do Simpósio, o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, o conselheiro da região, Renato Ferreira da Silva, e o diretor geral da Famerp, Humberto Liedtke Junior. Os conselheiros proferiram as seguintes palestras: Código de Ética Médica e Código de Ética dos Estudantes (Henrique Carlos Gonçalves); Bioética e Meio Ambiente (Isac Jorge Filho); Consentimento Informado (Renato Ferreira da Silva); Ética e Pesquisa (José Marques Filho) e Terminalidade da Vida (Reinaldo Ayer de Oliveira).

Edição inglesa traz artigo de conselheiros

Os conselheiros Krikor Boyaciyan e Isac Jorge Filho, respectivamente diretor-corregedor e conselheiro do Cremesp, são os autores do capítulo 36 do livro Obstetrícia e Ginecologia, de Lawrence Impey – membro do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists e consultor em Obstetrícia e Medicina Fetal do John Radcliffe Hospital, de Headington, Oxford, Inglaterra.

A obra foi traduzida por Eliana Bars e Heitor Marana, sob responsabilidade da Editora Tecmedd, a partir da versão original publicada em língua inglesa. De acordo com os autores do capítulo, o livro tem sua maior ênfase na conduta, sendo de grande valia não só para os estudantes de medicina, mas também para os médicos que exercem a especialidade e aqueles que pretendem dar início a estudos de pós-graduação.

O capítulo escrito pelos conselheiros Questões ético-legais em Obstetrícia e Ginecologia no Brasil visa abordar as questões legais em Obstetrícia e Ginecologia específicas do nosso país. A biblioteca do Cremesp já dispõe de exemplar para consulta.



Este conteúdo teve 100 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 304 usuários on-line - 100
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.