PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Desiré Callegari: balanço de sua gestão demonstra dedicação e competência (JC impresso pág. 2)


HOMENAGEM
Arlindo Chinaglia é homenageado pela aprovação da CBHPM (JC impresso pág. 3)


ATIVIDADES DO CREMESP 1
Programa de Educação Continuada: grande sucesso, na capital e no interior (JC impresso pág. 4)


ATIVIDADES DO CREMESP 2
Avaliação e qualidade de ensino: em discussão as escolas médicas do país (JC impresso pág. 5)


ATIVIDADES DO CREMESP 3
Codame: palestras sobre publicidade médica têm público recorde (JC impresso pág. 6)


ATIVIDADES DO CREMESP 4
Novidades nas delegacias do interior e na sub-sede da Vila Mariana (JC impresso pág. 7)


ATIVIDADES DO CREMESP 5
Oficializada a criação da Federação das Entidades Médicas do Estado (JC impresso pág. 8)


ATIVIDADES DO CREMESP 6
CRM e INSS: parceria beneficia médicos e sociedade (JC impresso pág. 9)


ESPECIAL
Nada mudou após nove anos da Lei dos Planos de Saúde?!? (JC impresso págs. 10 e 11)


BALANÇO 1
Dinamismo e conquistas marcaram a gestão de Desiré Callegari (JC impresso pág. 12)


BALANÇO 2
CBHPM ou Rol de Procedimentos: agora só depende do Senado... (JC impresso pág. 13)


BALANÇO 3
Encontros das entidades médicas: ações focam objetivos comuns em benefício da classe (JC impresso pág. 14)


BALANÇO 4
Fóruns regulamentadores e programas Alerta Médico via web foram destaques (JC impresso pág. 15)


BALANÇO 5
Simpósios, congressos, lançamentos de publicações: foram muitos os eventos nos últimos 15 meses (JC impresso pág. 16)


BALANÇO 6
Jornal, revista, portais: comunicação espelha intensa atividade do Conselho (JC impresso pág. 17)


ALERTA ÉTICO
Alerta Ético: esclareça suas dúvidas sobre Aids e Sigilo (JC impresso pág. 18)


GERAL
Iamspe: negociações podem resultar na recuperação dos cargos desonerados (JC impresso pág. 19)


GALERIA DE FOTOS



Edição 238 - 06/2007

ATIVIDADES DO CREMESP 3

Codame: palestras sobre publicidade médica têm público recorde (JC impresso pág. 6)


PUBLICIDADE MÉDICA



Codame tem público recorde

O tema publicidade médica foi debatido por mais de duas mil pessoas, a maioria médicos, no período compreendido entre final de maio até 15 de junho. Foi a melhor performance da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), em termos de público, desde novembro de 2005, quando começou a promover, sob a coordenação do conselheiro do Cremesp, Lavínio Camarim, o Fórum Regulamentador de Publicidade Médica. A estimativa total é que cerca de seis mil médicos já assistiram às palestras da Codame. A comissão está alcançando cada vez mais espaço em feiras e congressos médicos, e quem ganha com isso são os participantes, que aprendem os limites éticos da propaganda em saúde; e também a população, que fica mais protegida.

Cerca de mil profissionais estiveram em 1º de junho na palestra da Codame na 27ª Jornada Paulista de Cirurgia Plástica, organizada pela Sociedade da especialidade. Para o presidente da regional paulista da sociedade, Antonio Graziosi, o trabalho conjunto entre os órgãos representativos da classe médica é muito importante. “Procuramos esclarecer através do debate A mídia e a interface com a Medicina os pontos conflitantes entre a divulgação de assuntos médicos e o Código de Ética Médica”.

Outros 700 médicos participaram da apresentação da Comissão no 3º Simpósio de Cosmiatria, promovido pela Sociedade de Dermatologia, em 25 de maio. Segundo a coordenadora do Departamento de Cosmiatria e presidente do simpósio, Denise Steiner, o acontecimento foi de extrema importância. “Houve uma intensa participação dos dermatologistas que esclareceram muitas dúvidas sobre publicidade médica”.

Em outros eventos, como os Congressos de Marketing em Saúde e Administração Hospitalar, organizados pelo Centro Universitário São Camilo e ocorridos dentro da Feira Hospitalar nos dias 13 e 15 de junho, respectivamente, houve cerca de 300 participantes. No 19º Fórum Regulamentador de Publicidade Médica ocorrido em Jundiaí, no dia 24 de maio, que contou com a presidência do conselheiro Gilberto Scarazatti, e no 20º Fórum, em Catanduva, em 14 de junho, cuja presidência foi exercida pelo delegado de São José do Rio Preto, Sidney Moreno Gil, mais 200 médicos participaram dos debates. Em Salvador (BA), em 28 de junho, cerca de 100 pessoas presenciaram a palestra do coordenador da Codame/SP no 1º Fórum de Publicidade Médica do Cremeb.

Veja a programação da Codame até o final do ano

12/07/2007 - Jaú
16/08/2007 (nova data) - Bragança Paulista
13/09/2007 - Americana
19/09/2007 - Barretos
27/09/2007 - Assis
11/10/2007 - Araraquara
25/10/2007 - Osasco
22/11/2007 - Franca
07/12/2007 - Sede

Outras informações ligue: (11) 3123-8715 ou envie e-mail para codame@cremesp.org.br

CARTEIRA DE REGISTRO MÉDICO
Foi definido o novo modelo da carteira de registro médico, que terá validade em todo o território do Estado, de acordo com a Resolução do Cremesp nº 163, de maio de 2007. A cédula de identidade antiga, fornecida nos moldes determinados pelo Conselho Federal de Medicina, permanece válida, podendo ser utilizada no território nacional e no Estado de São Paulo em conjunto com a carteira emitida pelo Cremesp. O novo documento – que de acordo a Resolução do Cremesp nº 164, de junho de 2007, passa a chamar Carteira de Registro Médico do Estado de São Paulo –  será confeccionado em cartão PVC, terá código de barras, proteção anti-risco e será enviado aos médicos pelo correio, para o local indicado por eles no formulário do recadastramento.

Recadastramento
Os dados levantados para atualização dos cadastros – que até meados de junho alcançou 75 mil médicos – estão sendo digitalizados, e devido à grande demanda ainda não foram finalizados. Portanto, ainda não estão disponíveis no site os dados dos médicos que autorizaram a divulgação de seu endereço, telefone e e-mail. Quem ainda não efetuou seu recadastramento deve comparecer à sede ou regionais do Conselho, observando os diferentes horários de expediente. De acordo com a Resolução nº 152/06, o recadastramento é obrigatório.

PLANEJAMENTO


Diretores, delegados e conselheiros reunidos em Atibaia

Conselho avalia resultados e planeja novas ações

Novas propostas em benefício da classe médica e as realizações da atual gestão foram discutidas pelos diretores, conselheiros e delegados do Cremesp, no Planejamento Estratégico realizado em Atibaia, interior de São Paulo, entre os dias 25 e 27 de maio. “Considero o encontro com os conselheiros e delegados, da forma como foi realizado, durante o qual levantamos os problemas da classe médica e as ações que foram desenvolvidas pelo Conselho, um avanço para estabelecermos metas em prol dos médicos e da sociedade”, revelou o presidente do Cremesp, Desiré Callegari.

Os temas abordados foram: ensino médico; Saúde Suplementar; Sistema Único de Saúde – SUS; relação do Cremesp com a sociedade; serviços e canais do Cremesp dirigidos aos médicos; atribuições e funcionamento do Cremesp.

11º ENEM

Médicos discutem ensino e sistema de saúde

Entre 6 e 8 de junho, o Hotel San Marco do Distrito Federal transformou-se num centro de discussão sobre questões de Saúde e Medicina brasileira. O Cremesp – representado por seu vice-presidente, Luiz Alberto Bacheschi, o diretor primeiro-secretário, Henrique Carlos Gonçalves, e os conselheiros Rui Telles e Renato Françoso, além dos representantes paulistas do CFM, Clóvis Francisco ConstantinoIsac Jorge Filho, e do conselheiro e também presidente da APM, Jorge Curi – avançaram nas discussões amplamente  debatidas nos encontros estaduais, tais como o SUS, a abertura de escolas de Medicina, as relações dos médicos como prestadores de serviço das áreas pública e privada, a formação nas universidades, dentre outros.

Também participaram dos debates lideranças e médicos de diversas entidades nacionais e Conselhos Regionais –, além da Frente Parlamentar de Saúde, deputados e senadores, e dos ministros da Saúde e Educação, José Gomes Temporão e Fernando Haddad, respectivamente. Segundo Bacheschi, o tema educação médica norteou grande parte do evento e “as discussões foram produtivas, a exemplo do consenso sobre a continuidade da campanha contra abertura de novas escolas médicas”. No último dia 14, o Ministério da Educação negou autorização para o funcionamento de dez cursos privados de Medicina.




Este conteúdo teve 93 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 304 usuários on-line - 93
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.