PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
A análise sem preconceito da qualidade do ensino médico - Isac Jorge Filho


ENTREVISTA
Maria Cristina Cury, secretária municipal de Saúde


GERAL 1
Destaque p/a posse das novas diretorias da AMB e APM


CBHPM
Projeto de Lei 743/2005 é apresentado por deputados estaduais médicos


ATIVIDADES DO CONSELHO
Módulo de dezembro de EMC aborda Infectologia, Psiquiatria e Neurologia


COMUNICAÇÃO
Cadastre-se para receber em seu e-mail nosso Boletim Eletrônico!


FORMAÇÃO MÉDICA
Inscritos na primeira etapa do exame do Cremesp superou expectativas


ATUALIZAÇÃO
A prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata


ARTIGOS
Opinião do conselheiro - Lavínio Nilton Camarim e Itiro Shirakawa


GERAL 2
Delegado do Cremesp em Ribeirão Preto, Nelson Okano, é homenageado


AGENDA
Destaque para a visita que o Cremesp realizou ao Jornal Folha de S. Paulo


NOTAS
Alerta Ético sobre imperícia


GERAL 3
Médicos do Estado conquistam reajuste salarial


HOMENAGEM
O médico patologista João Paulo Aché de Freitas é o homenageado desta edição


GALERIA DE FOTOS



Edição 218 - 10/2005

AGENDA

Destaque para a visita que o Cremesp realizou ao Jornal Folha de S. Paulo


Presidência

Cremesp discute a Prescrição Médica e Ética

O presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, participou no dia 1° de outubro de uma mesa redonda que discutiu a Prescrição Médica e a Ética Farmacêutica. O debate foi promovido por ocasião do XIV Congresso Paulista de Farmacêuticos, do VI Seminário Internacional de Farmacêuticos e da Expofar 2005, entre os dias 1º e 4 de outubro, no Palácio das Convenções no Anhembi, em São Paulo, promovidos pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

O evento, que reuniu aproximadamente cinco mil participantes farmacêuticos, abordou, como tema central, Atitude, Ciência e Arte: a Fórmula do Farmacêutico.

Conselho visita a “Folha”

O presidente do Cremesp,  Isac Jorge Filho, visitou em 20 de outubro a sede do jornal “Folha de S. Paulo”, na Capital paulista, acompanhado do vice-presidente Desiré Carlos Callegari, e de Chico Damaso, assessor de imprensa. Na ocasião, foram tratados vários assuntos pertinentes às funções do Cremesp, temas associados à Saúde Pública, à Bioética, à proliferação indiscriminada de Escolas Médicas no Estado, além da Avaliação dos Recém-Formados em Medicina do Estado de São Paulo, cuja primeira etapa ocorreu em 9 de outubro. 

Outros eventos

Isac Jorge Filho participou também:

- Mesa de sessão de abertura do 39° Congresso Nacional de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, no dia 19 de outubro.
- Reunião no Conselho Federal de Medicina, juntamente com o conselheiro João Márcio Garcia, referente à Agência Nacional de Saúde, no dia 20 de outubro.
- Ministrou aula na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, sobre a História da Medicina Arabesca, no dia 21 de outubro.
- Esteve presente à homenagem aos médicos com mais de 50 anos de exercício profissional que não possuem nenhuma infração ética, no dia 14 de outubro, em Ribeirão Preto. No mesmo dia participou da homenagem ao delegado do Cremesp naquela cidade, Nelson Okano.

Diretoria e conselheiros

 - O vice-presidente, Desiré Carlos Callegari, fez parte da mesa da sessão solene de abertura da 39° Jornada Paulista de Anestesiologia, no dia 14 de outubro, e proferiu palestra sobre Situação de Implantação da CBHPM – Capital e Interior.  

Em 18 de outubro, participou, juntamente com o conselheiro e então presidente eleito da Associação Paulista de Medicina, Jorge Carlos Machado Curi, da mesa de solenidade em comemoração ao Dia do Médico, a convite da APM (Foto: Jorge Curi, 2º da E para D; e Desiré Callegari, 6º da E para D). Ministrou uma palestra sobre Responsabilidade Médica, a convite da Secretaria de Saúde de São Bernardo do Campo, nos dias 19 e 20 de outubro. No dia 21 do mesmo mês reuniu-se com a Comissão Organizadora da 5° Campanha “Doe Sangue, Salve Vidas”.

- O 1° Secretário, Henrique Carlos Gonçalves, participou de uma audiência pública, no dia 7 de outubro, durante a qual foram discutidos com a população temas de interesse coletivo (consumidor, meio ambiente, cidadania, etc.), com o objetivo de subsidiar a elaboração do Plano Geral de Atuação para o MP do ano de 2006; o encontro aconteceu em São Paulo. Participou também, no dia 19 de outubro, de uma homenagem feita ao presidente da Bovespa, Raymundo Magliano Filho.

- Reinaldo Ayer de Oliveira proferiu três palestras sobre a Avaliação dos Recém Formados em Medicina do Estado de São Paulo: no dia 29 de setembro, em Vitória, no Espírito Santo, por ocasião do XLIV Congresso Estadual de Assistência Médica do Espírito Santo; no dia 5 de outubro, no Centro Acadêmico de Medicina do Núcleo de Estudos do Rio de Janeiro; em 6 de outubro na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, a convite do Centro Acadêmico Manoel de Abreu.
Proferiu também, no dia 8 de outubro, palestra sobre O Papel do Médico e os Cuidados Paliativos, por ocasião da 1° Jornada Cientifica da Academia Nacional de Cuidados Paliativos e a 3° Jornada de Cuidados Paliativos do Hospital do Servidor Público Estadual. No dia 20 de outubro falou sobre Eutanásia: Morte Digna ou Suícidio Assistido, a convite da Comissão Especial Regional de Bioética, Biodireito e Biotecnologia.

- O 2º secretário Renato Azevedo proferiu palestra sobre Prontuário Médico, no dia 30 de setembro, a convite do Instituto Dante Pazzaneze de Cardiologia.

- O diretor corregedor, Krikor Boyaciyan, participou de uma reunião sobre Demandas Judiciais em Obstetrícia, a convite do Centro de Estudos Santa Joana Pró Matre, no dia 11 de outubro. Foi também o palestrante, no dia 21 de outubro, do tema: Perfil e as Informações dos Médicos, por ocasião do curso Aspectos Práticos da Ética Médica, a convite da Unifesp.

- O diretor de Comunicação, Luiz Carlos Aiex Alves, e o conselheiro José Manuel Bombarda participaram da mesa redonda sobre Ética em Psiquiatria, o XXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria, em Belo Horizonte, dia 15 de outubro.
Aiex ministrou, dia 24, a aula: Confidencialidade em Casos de Pedofilia, no curso Aspectos Práticos da Ética Médica, do Hospital São Paulo/Unifesp. Aiex participou, dia 26, do I Fórum Municipal de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. 

- O diretor do Departamento de Fiscalização, João Márcio Garcia, participou nos dias 13 e 14 de maio, em Florianópolis, de um Encontro dos Médicos Fiscais do Cremesp e do Cremesc (Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina). Participou também na mesma ocasião da 15° Jornada das Delegacias do Cremesc.

- O diretor coordenador das Delegacias da Capital, Antonio Pereira Filho, e o conselheiro Fabio Henrique Gregory participaram da solenidade de posse da diretoria da Associação Nacional de Hospitais Privados, no dia 20 de outubro. Pereira participou também de um jantar comemorativo dos 25 anos da Associação Latino-Americana de Sistemas Privados de Saúde, no dia 21 de outubro.

- Gabriel David Hushi participou, no dia 30 de setembro, da posse da nova diretoria da Assistência Médica do Guarujá – triênio 2006-2008. Dia 5 de outubro, o conselheiro compareceu à solenidade de abertura do I Congresso Médico Científico, a convite da Diretoria Acadêmica José Martins Fontes, da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos. No dia 19 do mesmo mês, Hushi participou de uma comemoração do Dia do Médico, a convite do Hospital Ana Costa, em Santos.

- Alfredo Rafael Dell´Aringa fez parte de uma mesa redonda, no dia 5 de outubro,  no 3° Congresso Médico Acadêmico da Famema, que discutiu a Educação Médica.

- Ieda Therezinha do Nascimento ministrou aula sobre Atestado Médico, por ocasião do programa Unifesp-EPM de Atualização Continuada em Oftalmologia, no dia 10 de outubro. Proferiu também uma palestra sobre Atestados Impressos e Receituários, durante o curso Aspectos Práticos da Ética Médica, a convite do Hospital São Paulo/Unifesp, no dia 24 de outubro.

- Marco Tadeu Moreira Moraes reuniu-se, no dia 10 de outubro, com o Grupo de Atualização Especial de Proteção ao Idoso, a convite do Ministério Público de São Paulo. Marco Tadeu participou também, juntamente com Nacime Salomão Mansur e Kazuo Uemura, de um Julgamento Simulado na Universidade de Mogi das Cruzes, no dia 24 de outubro.

- Clóvis Francisco Constantino ministrou palestra sobre o Código de Ética/Regulamentação da Profissão Médica, por ocasião do curso sobre os Aspectos Práticos da Ética Médica, no dia 20 de outubro, a convite da Unifesp.

- Maria do Patrocínio Tenório Nunes participou, em 21 de outubro, de uma solenidade de entrega da medalha “Dr. Luiz César Pannain”, aos profissionais da Odontologia que mais se destacaram no ano de 2004.

Errata: Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Diferente do informado na edição n° 217 do Jornal do Cremesp, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões não possui nova diretoria. A diretoria mencionada na matéria é a do Capítulo de São Paulo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que dirige a entidade desde o ano passado. O evento ocorrido empossou 19 membros eméritos, 65 membros titulares, adjuntos e aspirantes; concedeu o título de membro honorário nacional ao médico cancerologista Dráuzio Varella; e o Prêmio Benedito Montenegro a cirurgiã e professora titular de Doenças do Aparelho Digestivo da USP, Angelita Habr-Gama.


Este conteúdo teve 102 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 293 usuários on-line - 102
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.