PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EMC 2 & GERAL 1
Módulo sobre condutas do atendimento ao trauma: sucesso total!


EDITORIAL
O Dia do Médico e a guerra urbana - Isac Jorge Filho


ATIVIDADES DO CREMESP
Avaliação do ensino médico recebe 1.136 inscritos


EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA 1
Próximo módulo abordará Endocrinologia e Reumatologia


CONGRESSO
VI Congresso Brasileiro de Bioética em Foz do Iguaçu


LEGISLATIVO
A assinatura do Protocolo de Intenções entre a Alesp e o Cremesp


ENTREVISTA
Saraiva Felipe, ministro da Saúde, é o convidado desta edição


ARTIGOS
Em pauta a Política de Saúde e o Congresso Brasileiro de Oftalmologia


GERAL 2
Opinião de Conselheiro: Henrique Carlos Gonçalves


GERAL 3
Concurso de Capas do JC: conheça a vencedora!


AGENDA
Acompanhe a participação do Cremesp em congressos e eventos


NOTAS 1
Alerta Ético: Empréstimo de CRM


NOTAS 2
Cursos/Eventos/Anvisa/Memória


GALERIA DE FOTOS



Edição 217 - 09/2005

NOTAS 2

Cursos/Eventos/Anvisa/Memória


Memória

Cremesp perde dois membros de
Câmaras Técnicas

O cirurgião plástico e membro da Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Cremesp Cássio Menezes Raposo do Amaral faleceu em 2 de setembro, aos 61 anos, vítima de complicações decorrentes de uma fibrose pulmonar. Professor titular de Cirurgia Plástica da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, foi o pioneiro da cirurgia craniofacial no Brasil e dedicou grande parte de sua vida à criação de um hospital especializado na correção de malformações e deformidades da face e/ou do crânio, a Sobrapar – Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para a Reabilitação Craniofacial, sediada em Campinas. Raposo do Amaral foi secretário-tesoureiro da International  Society of Craniofacial Surgery e, no mês de sua morte, assumiria a presidência da entidade, um dos maiores reconhecimentos internacionais à qualidade e excelência de seu trabalho como cientista e profissional. O cirurgião deixou a esposa Vera Lúcia e dois filhos, Cássio Eduardo e Cesar Augusto ambos médicos.

Ladislau Glausiusz
Faleceu no último dia 2 de outubro, aos 59 anos, o médico Ladislau Ruy Ungar Glausiusz. Professor do Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e integrante da Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp. Ladislau Glausiusz era muito estimado entre os professores e alunos da EPM, instituição à qual dedicou a maior parte de sua vida profissional. Ele era também responsável pelo setor de atendimento psicológico à vítima de violência sexual da Casa Domingos Deláscio, do Depto de Obstetrícia e Ginecologia da EPM, e candidato do Instituto de Ensino da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo. Ladislau Glausiusz foi militante do movimento estudantil no período do regime militar no Brasil e foi preso no Congresso da UNE, em Ibiúna, em 1968, permanecendo várias semanas ilegalmente detido.

Projeto de lei

Comissão da Câmara aprova registro de hospitais a Conselhos de Medicina

O Projeto de Lei 3224/04, que obriga hospitais, maternidades, casas de saúde e clínicas médicas a se registrarem nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) foi aprovado, em 6 de setembro, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. O objetivo do PL é garantir a fiscalização dos CRMs sobre esses estabelecimentos, que passarão a ter a Medicina reconhecida oficialmente como sua atividade-fim, mesmo que ofereçam serviços auxiliares. Todos os atos praticados nesses locais passarão a ser de responsabilidade de um diretor graduado em Medicina. Os demais profissionais que trabalham nos hospitais – como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas –  continuarão filiados individualmente a seus respectivos Conselhos. As instituições de saúde como pessoas jurídicas é que deverão estar filiadas unicamente aos CRMs. Somente os hospitais militares estarão isentos da norma, por serem subordinados às Forças Armadas.  O projeto, de autoria do deputado Max Rosenmann (PMDB-PR), deve ser avaliado ainda pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja, aqui, a íntegra do Projeto de Lei 3224/04

Cartas à Redação

Declaração de óbito
“Na edição nº 216 do Jornal do Cremesp foi publicada matéria sobre preenchimento da declaração de óbito, a qual é de alta relevância para os profissionais médicos. A publicação do tema mostra o compromisso desse órgão no aperfeiçoamento de informações fundamentais para a área da saúde. Contudo, tenho um reparo a fazer. Há uma incorreção quando da citação da Lei nº 5.452/1986. O texto correto é:  ”Para as localidades sem Serviço de Verificação de Óbito (SVO), a Lei Estadual Nº 5.452/1986 define em seu artigo 2º que nos municípios sem SVO, os óbitos por causas naturais sem assistência médica deverão ter seus atestados fornecidos por médico da Secretaria da Saúde e, na sua falta, por qualquer outro médico da localidade”. Margarida de Azevedo Lira (CRM 41.205) - Coordenadora do PRO-AIM (Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade no Município de São Paulo – CEInfo - SMS – PMSP).

Declaração de óbito 2
“Quero parabenizá-los pela interessante e importante matéria publicada na edição 216 do Jornal do Cremesp, que orienta ao correto preenchimento da Declaração de Óbito. Porém, devo solicitar uma correção na referência à lei nº 5.452/1986 (ver texto correto acima). Gostaria de ressaltar que nos municípios do interior do Estado de São Paulo há uma luta muito grande para que SVOs atualmente funcionando em desacordo com a Lei Estadual em vigor, baseados em interpretação errada da Resolução de CFM nº 1.601/2000, adequem suas funções seguindo as normas legais vigentes”. Alejandro Barba Rodas (CRM 103.389) - Presidente da Comissão de Ética Médica da Santa Casa de Jacareí-SP.

Revalidação de título de especialista
“Sobre a matéria divulgada no Jornal do Cremesp, nº 216 , sobre regras para revalidação do título de especialista, apesar da Resolução 1772/2005 ser bem- vinda, ela traz em seu bojo algumas preocupações quanto aos critérios para obtenção da pontuação para revalidação de títulos e certificados. No meu entendimento houve uma supervalorização de atividades científicas (congressos, jornadas, aulas,...) em detrimento de atividades assistenciais. A grande maioria dos médicos não dispõe de tempo nem recursos financeiros para investir em educação continuada e, portanto, a produção científica é quase nula.( ...) Dentre os critérios/atividades consideradas para pontuação não está incluída a atividade em consultório, atividades hospitalares (visitas a enfermarias, horas cirúrgicas, etc...), horas de plantão da especialidade, direção de áreas específicas, participação/palestra na mídia, etc... Fica a sugestão para que a Comissão Nacional de Acreditação revise os critérios para pontuação, e tornando o processo um pouco mais democrático”. David Alves de Pinho (CRM 50.942)

Medicamentos

Anvisa atualiza DCB

A Resolução RDC 235 da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa),  de 17 de agosto, atualiza a lista de Denominações Comuns Brasileiras 2004 (DCB 2004).  A DCB padroniza a nomenclatura e a tradução de termos relacionados a fármacos (princípio ativo) e excipientes, usados em medicamentos. Essas denominações são utilizadas em registros de medicamentos, rastreamento de insumos e prescrição médica, entre outros. A Anvisa também fez a revisão dos números CAS existentes na lista. O CAS é o código de registro atribuído às substâncias químicas pelo Chemical Abstracts Service (CAS). Embora seja um  órgão da Sociedade Americana de Química, o CAS é utilizado como referência mundial. Segundo a assessoria de imprensa da Anvisa, as atualizações serão publicadas mensalmente e uma versão impressa integral da lista será publicada anualmente. Qualquer profissional da área da saúde pode contribuir com a DCB, solicitando inclusão, alteração ou exclusão de denominações.

Para acessar a DCB atualizada entre no endereço:
http://www.anvisa.gov.br/medicamentos/dcb/index.htm

CURSOS E EVENTOS

Triagem Neonatal
3° Congresso Brasileiro de Triagem Neonatal, de 16 a 19 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, Capital. Informações: (11) 3865-5354 ou pelo site
www.sbtn.org.br

Motilidade Digestiva
Promovidos pela Sociedade Brasileira de Motilidade Digestiva, o V Simpósio Brasileiro sobre Motilidade Digestiva e o V Encontro Brasileiro sobre Disfagia acontecem nos dias 28 e 29 de outubro, na sede da Fecomercio, em São Paulo. Mais informações: (11) 3865-5354 e 3873-1822.

História da Medicina
10° Congresso Brasileiro de História da Medicina, de 26 a 29 de outubro, na Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. Informações: (51) 3224-8822, ramal 104.

Alergia e Imunopatologia
32° Congresso Brasileiro de Alergia e Imunopatologia, de 29 de outubro a 2 de novembro, em Curitiba, no Paraná. Informações: (11) 5561-5577.

Economia da Saúde
5° Simpósio de Economia da Saúde 2005, nos dias 23 e 24 de novembro, no Maksoud Plaza em São Paulo. Informações: (11) 3341-2980 / 3207-8241 ou pelo site
www.cpes.org.br

Psicanálise
XX Congresso Brasileiro de Psicanálise, entre os dias 11 e 14 de novembro, em Brasília. Informações:
www.abp.org.br

Hansenologia
10° Congresso Brasileiro de Hansenologia, em Recife. O evento acontecerá entre os dias 19 e 22 de novembro, com o patrocínio do Ministério da Saúde. Informações: (16) 3913-4469.

Cirurgia Plástica
42° Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, de 11 a 14 de novembro, em Belo Horizonte, no Centro de Convenções do Minas Centro. Informações e inscrições: (11) 3826-1499.

Osteoporose
II Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Osteoporose (Sobrao), de 24 a 26 de novembro. Informações e inscrições: (11) 3813-8896 ou
paradigma@paradigmaeventos.com.br 

Cardiopatia
III Jornada de Cardiopatias Congênitas do HC da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, nos dias 28 e 29 de outubro. Informações: (16) 3602-2812.


Este conteúdo teve 91 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 340 usuários on-line - 91
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.