PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Medida Provisória 232: novas regras de tributação entram em vigor em abril, sobrecarregando ainda mais de impostos pessoas físicas e jurídicas


ENTREVISTA
Isac Jorge Filho - novo presidente do Cremesp desde 1º de janeiro


POSSE
Conheça a composição da nova diretoria do Cremesp


CREMESP 1
A posse do novo presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, que substitui Clóvis F. Constantino, presidente do primeiro período da gestão


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO
A meta deste ano é implantar a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos


CONJUNTURA
A questão do aumento da tributação sobre a prestação de serviços


ESPECIAL
Série SUS: o Jornal do Cremesp ouviu diretores de sete hospitais universitários na capital e no interior


ENSINO 1
Prova prática para Residência Médica começa a ser realizada em algumas Faculdades de Medicina do país


ENSINO 2
Acredite: MEC pode autorizar a abertura de mais cursos de Medicina na capital


ATUALIZAÇÃO
O atendimento de casos de infarto agudo do miocárdio em hospitais não-especializados


CREMESP 2
Propaganda Sem Bebida: especialista americano no assunto garante que estamos no caminho certo


NOTAS
Alerta Ético. Tema: o relacionamento entre profissionais de saúde no dia-a-dia de trabalho


ANOTE
Guia do Cremesp. Consulte os vários serviços oferecidos por esta Casa.


HISTÓRIA
Reportagem especial com Luiz Gonzaga Pinto Saraiva, médico e fotógrafo


GALERIA DE FOTOS



Edição 209 - 01/2005

CREMESP 1

A posse do novo presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, que substitui Clóvis F. Constantino, presidente do primeiro período da gestão


Toma posse diretoria do 2º período da gestão 2003-2008

Dando continuidade ao rodízio na composição da diretoria do Cremesp durante a gestão 2003-2008, novos conselheiros foram empossados como diretores, em cerimônia solene realizada em 29 de janeiro. A posse, de fato, ocorreu em 1º de janeiro.

Conforme estabelecido no regimento interno, o mandato será de 15 meses. A presidência, nesse período, ficará a cargo de Isac Jorge Filho que substitui Clóvis Francisco Constantino, presidente do primeiro período da gestão. Isac destacou, em seu discurso, as principais metas de sua gestão.

Além de Isac Jorge Filho e Clóvis Francisco Constantino, compuseram a mesa o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, representando o governador Geraldo Alckmin; o representante do Conselho Federal de Medicina (CFM), Gerson Zafalon Martins; o representante da Associação Médica Brasileira (AMB), José Alexandre de Souza Sittart; o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Waldir Araújo; o presidente do Sindicato dos Médicos (Simesp), José Erivalder Guimarães; e o presidente da Academia de Medicina, Guido Palomba.

Estiveram presentes o deputado federal Roberto Gouveia e os presidentes de CRMs de outros Estados: Alberto Carvalho de Almeida (MT), Donizetti Dimer Giamberardino Filho (PR), José Antonio Cordero da Silva (PA), Marco Antonio Becker (RS), Mauríco Leão de Rezende (MG), Saulo Ribeiro do Val (ES), e Márcia Rosa de Araújo (RJ).

A seguir, trechos dos discursos dos componentes da mesa:

Clóvis Francisco Constantino
Ao transferir a presidência para Isac Jorge Filho, Clóvis relembrou o discurso feito ao tomar posse no início do primeiro período da gestão 2003-2008 para, segundo explicou, fazer um exame de consciência. “Acima de tudo, ouviremos o clamor da classe médica; mas também cobraremos dela a participação no movimento como força de conjunto, com as entidades. (...) Temos que nos livrar das más condições de trabalho, da educação médica deficiente, do mercatilismo puro e simples e da deterioração da relação médico-paciente”, relembrou.

O ex-presidente afirmou que procurou “ousar o máximo possível, dentro, claro, do que a lei permite, e finalizou manifestando a certeza de que Isac “dará um ritmo ainda melhor” à condução do Cremesp.

Luiz Roberto Barradas Barata
Secretário de Saúde Estadual
“A importância dos Conselhos de Medicina na fiscalização do exercício médico e das suas condições de trabalho é essencial para a saúde da população; o desejo do governo do Estado de São Paulo é aumentar sua parceria com o Cremesp. Muito sucesso para a nova diretoria e contem com a Secretaria Estadual de Saúde”.

Gerson Zafalon Martins
Representante do CFM
“O Cremesp é o mais pujante dos CRMs e suas iniciativas e lutas ecoam por todo o cenário nacional”.

José de Souza Sittart
Representante da AMB
“A união da classe médica é o mote da AMB, neste momento em que o médico tem perdido, sobretudo, seu poder econômico; temos que profissionalizar nossas ações e atuar politicamente para alcançar nossos objetivos”.

Waldir Araújo Cardoso
Presidente da Fenam
“Devemos discutir com fraternidade e responsabilidade todos os temas importantes para a classe médica: regulamentação profisisonal, plano de carreira e salários do SUS, ensino médico, entidade única, exame de habilitação e revalidação do título de especialista”.

José Erivalder
Presidente do Simesp 

“Dirigir o Cremesp é uma responsabilidade muito grande, mas, com certeza, Isac Jorge Filho e os demais diretores irão contribuir para que o processo da unidade médica e a luta pela CBHPM, iniciados no ano passado, continuem”.

Jorge C. M. Curi
Representante da APM
“Parabéns pelo que foi feito até agora no primeiro período da gestão do Cremesp; certamente muito há ainda para se fazer, mas o importante é manter a coesão da unidade médica. Quem conhece o Isac sabe que avançaremos muito”.

Guido Palomba
Presidente da Academia de Medicina

“O sucesso do Conselho de Medicina do Estado de São Paulo é o sucesso de todos nós”.

Discurso de posse do novo Presidente

Durante seu discurso de posse, o novo presidente do Cremesp, Isac Jorge Filho, abordou os principais desafios da categoria médica, a responsabilidade dos governantes para solução dos problemas de saúde da população, e a importância da união das entidades médicas. Isac Jorge Filho agradeceu especialmente a diversas presenças na solenidade de posse: familiares, conselheiros atuais, ex-conselheiros e ex-presidentes do Cremesp; presidentes de Conselhos de Medicina de outros Estados e de conselhos profissionais da área da saúde. A seguir, principais trechos do discurso.

Reconhecimento aos conselheiros
“Nós conseguimos, os 42 conselheiros, partindo de setores, especialidades e cidades tão diferentes, fazer um grupo coeso, realmente amigo e isso tem sido fundamental para o trabalho do Conselho. Mais do que qualquer mérito pessoal, minha posse representa a valorização que este Conselho dá a importância do interior do Estado de São Paulo e dos médicos do interior do Estado e eu fico muito grato aos companheiros conselheiros por isso.”

Brasil, país doente
“Esse é um país doente, de doenças de diferentes tipos, mas a maior delas é a doença da insensibilidade das autoridades ao não perceberem que não dão condições ao perfeito funcionamento dos dois pilares de apoio para qualquer país: a saúde e a educação. Na saúde, devemos criar condições para que os médicos possam trabalhar em condições decentes de trabalho e de remuneração. As pessoas pouco sabem em que condições trabalha a maioria dos médicos desse país.”

Unidade médica
“Ao criar a Unidade Médica em São Paulo, nós conseguimos juntar os esforços das nossas diferentes entidades. Vou atuar na perspectiva desse trabalho conjunto. Vamos dar continuidade ao que vinha sendo feito pela diretoria anterior e implementar duas novas frentes, de aproximação do Cremesp com a sociedade; e de proporcionar educação continuada e atualização dos médicos.”

Representantes de entidades médicas reúnem-se no Cremesp

Com o objetivo de fortalecer a unidade entre as entidades médicas do Estado de São Paulo foi lançada a idéia de se criar um Fórum Permanente que deverá ter reuniões periódicas. O tema foi discutido durante café da manhã na sede do Cremesp, em 19 de janeiro. A nova agenda comum das entidades tem em vista a mudança de Diretoria do Cremesp.

Estiveram presentes à reunião o presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Isac Jorge Filho; o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Eleuses Vieira de Paiva; o representante de São Paulo no Conselho Federal de Medicina (CFM), Clóvis Francisco Constantino; o presidente da Associação Paulista de Medicina (APM). José Luiz Gomes do Amaral; e a diretora do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Graça Souto.

Estiveram presentes também os conselheiros do Cremesp Luiz Carlos Aiex Alves (diretor de Comunicação), João Márcio Garcia (diretor de Fiscalização), Henrique Carlos Gonçalves (diretor primeiro secretário), Jorge Machado Curi e Luiz Alberto Bacheschi.


Este conteúdo teve 103 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 507 usuários on-line - 103
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.