PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
O movimento médico para a implantação urgente da CBHPM


ENTREVISTA
Luiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB, é o convidado desta edição


ATIVIDADES DO CREMESP
Campanha Proteja-se e Movimento Propaganda Sem Bebida


ELEIÇÃO
Chapa 3 é a vencedora


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 1
Movimento pela implantação da CBHPM já atinge 18 Estados


CLASSE MÉDICA EM MOVIMENTO 2
Mobilização cresce em todo o Estado


CONJUNTURA
Transmissão vertical da Aids: 630.000 crianças infectadas por ano


SAÚDE E SEGURANÇA
A violência no ambiente de trabalho


GERAL
Destaque para evento sobre responsabilidade médica


AGENDA
Temas em discussão durante o mês: Paciente Terminal, Ato Médico e encontro Sul-Sudeste, entre outros


NOTAS
Alerta Ético


PARECER
Densitometria Óssea


ANESTESIOLOGIA NA HISTÓRIA
Carlos Pereira Parsloe e Pedro Geretto


GALERIA DE FOTOS



Edição 203 - 07/2004

GERAL

Destaque para evento sobre responsabilidade médica


Cremesp e CRM de Roraima promovem evento sobre responsabilidade médica

Representantes do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) estiveram presentes ao “Simpósio sobre Defesa Profissional e Responsabilidade Civil na Prática Médica”, realizado em Roraima, no dia 16 de julho.

Promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Roraima (CRM/RR), em parceria com o Cremesp e o Conselho Federal de Medicina (CFM), o evento reuniu médicos e acadêmicos do 5º e 6º períodos do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR), além de autoridades locais como o governador do Estado, Flamarion Portela.

A abertura foi feita pelo presidente do CRM/RR, Hiran Manuel Gonçalves, e pelo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino.
Os temas em pauta e os palestrantes foram: “O processo ético-profissional e a denúncia contra o médico”, Krikor Boyaciyan, diretor primeiro secretário do Cremesp; “A função das comissões de ética médica na prevenção das denúncias”, Henrique Liberato Salvador, conselheiro do Cremesp; “Medicina defensiva”, Manuel Neuzimar Pinheiro Filho, representante da Sociedade Amazonense de Oftalmologia; “O novo Código Civil: o que muda para o médico?”, Adriana Teixeira Trindade Ferreira, advogada e coordenadora do Departamento Jurídico do Cremesp; “Novas perspectivas na relação médico-paciente”, Clóvis Francisco Constantino, presidente do Cremesp; “Relação médico-médico”, Elisabeto Ribeiro Gonçalves, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia; e “Políticas médicas”, Edson Oliveira, presidente do CFM.  

Cremesp acompanha problemas da Santa Casa Ourinhos

O diretor de Fiscalização do Cremesp Luiz Carlos Aiex Alves e o conselheiro Alfredo Rafael Del´Aringa, acompanhados de representante do Departamento Jurídico e de médico fiscal, estiveram em Ourinhos, dia 15 de julho, para verificar o andamento das providências que visam solucionar as dificuldades da Santa Casa do município que comprometem o adequado exercício da Medicina e o atendimento à população. A Santa Casa de Ourinhos está sob intervenção desde 1995. O Cremesp já realizou uma série de visitas ao município para verificar os problemas e acompanhar a reestruturação do hospital, promovendo ações junto à sua administração, Prefeitura Municipal e Ministério Público.

Após vistoria no hospital, o Departamento Jurídico do Conselho entregou, em 25 de maio, uma representação à Promotoria de Justiça de Ourinhos. A representação apontava a necessidade de algumas providências urgentes para regularizar o atendimento. Em 28 de junho, o Cremesp recebeu comunicado da Santa Casa que informava o fechamento de seis leitos da UTI por falta de medicamentos e equipamentos. Diante da informação e preocupado com a desativação dos leitos, o Conselho voltou a vistoriar o estabelecimento, confirmando a falta de medicamentos e equipamentos.

No dia 1º de julho, os médicos da UTI reuniram-se com a administração do hospital – na presença da equipe do Cremesp, do promotor de Justiça, do presidente da Câmara Municipal e do interventor médico da Santa Casa – definindo que a reabertura dos leitos estaria condicionada ao fornecimento, pela administração do hospital, dos medicamentos necessários para o atendimento de pacientes em cuidados intensivos. No dia 2 de julho, o Cremesp aditou a representação –  que havia sido entregue em 25 de maio –    reiterando a necessidade de  o Ministério Público tomar as providências cabíveis para sanar os problemas da Santa Casa. O Ministério Público informou ao Cremesp que instaurou inquérito civil para apurar o caso.  

Na última visita, em 15 de julho, os conselheiros encontraram o Centro Cirúrgico em reforma. No mesmo dia, a equipe do Cremesp participou da assembléia do Corpo Clínico, na qual informou aos médicos sobre a instauração do inquérito civil e deu ciência de que o oxigênio proveniente da recém-inaugurada Usina de Ourinhos não poderia ser utilizado em práticas anestésicas, como vinha acontecendo, por contrariar a Resolução CFM 1.355.

Após a assembléia, a equipe do Cremesp reuniu-se com a administração da Santa Casa, informando que as medidas adotadas para regularizar o funcionamento do hospital não estavam de acordo com o proposto pelo Conselho. A administração comprometeu-se a solucionar, de imediato, os problemas apontados. O Conselho deverá realizar novas visitas ao local para acompanhar a situação.

De olho nos sites

Site do Centro de Bioética do Cremesp tem novo visual 
http://www.bioetica.org.br

Aqueles que acessarem o endereço do Centro de Bioética do Cremesp  encontrarão novidades: um visual mais “limpo” – e a disposição das seções facilitada, para atingir o objetivo de oferecer uma navegação mais rápida e simples.

No menu do site, localizado do lado esquerdo do monitor, as seções foram disponibilizadas em tecnologia Java. Isso significa que, quando o visitante passar o cursor sobre cada um dos itens, visualizará tudo o que cada seção oferece, sem precisar “saltar” para páginas internas. Os espaços mais visitados do bioetica.org. (Frequently Asked Questions; Novidades; Artigos Comentados; Deu na Mídia e Entrevistas com os Grandes Nomes da Bioética) também foram valorizados.

Tanto os Artigos Comentados (por especialistas, a partir de textos publicados em revistas estrangeiras em Bioética) quanto Deu na mídia (apanhado de notícias nacionais e internacionais sobre o assunto), a partir de agora, podem ser visualizados em “flash”, ou seja, os recentemente incluídos ficam “girando” na tela, dando a oportunidade de o visitante escolher o que quer ler, sem muito esforço.  

Já as FAQs (nosso tira-dúvidas, um dos “campeões” de visitas); Entrevistas com Grandes Nomes da Bioética e Novidades ganharam área nobre na página principal. O último, por exemplo, está remetendo ao – polêmico e controverso – rol de regras norte-americano voltado à reprodução assistida, que, propositalmente, quase deixa de fora o tema do momento: clonagem.

Faça-nos uma visita, dê sua opinião, através do e-mail do Centro de Bioética (cbio@cremesp.org.br). Todas as sugestões serão avaliadas e serão especialmente importantes nesta fase de mudanças.

Portal do Cremesp
http://www.cremesp.org.br 

Nosso portal está divulgando, diariamente, notícias sobre as assembléias que movimentam a classe médica de todo o país na luta pela implantação da Classificação Brasileira Hierarquizada dos Procedimentos Médicos (CBHPM).

As informações sobre o andamento do movimento, que já alcança 18 Estados brasileiros, estão ao alcance de toda a sociedade. Acreditamos na importância deste veículo para informar a todos as razões que levaram os médicos a lutar pelo exercício pleno e digno da Medicina, condição indispensável para garantir qualidade na atenção à saúde da população.

Entre os canais de acesso direto pela página principal do portal, dois têm recebido um número crescente de visitas, o Movimento pela Propaganda Sem Bebida e o Proteja-se – contra a abertura de novos cursos de Medicina. E-mails recebidos com freqüência demonstram não apenas que estamos no caminho certo, mas principalmente que é possível conscientizar e unir toda a sociedade, rapidamente, em torno de questões que precisam ser resolvidas de maneira ética e eficaz.

Entre outras novidades do Portal com retorno positivo de acessos é o Canal Cidadão, cuja proposta é divulgar informações sobre saúde especialmente para o público leigo, como campanhas de vacinação e palestras gratuitas.

Opine, sugira, participe do conteúdo dinâmico do seu Portal do Cremesp. Comunique pelo e-mail: editoria@cremesp.org.br

Banco de Empregos Médicos
http://www.bem.org.br 

Atualizado todos os dias com ofertas divulgadas por instituições de saúde e com a inserção de quatro currículos/dia em média, de profissionais de diversas especialidades que buscam novas oportunidades de trabalho, o site Bem.org, entretanto, não trata só de empregos.

As comunidades médica e acadêmica têm ao seu alcance outras informações igualmente importantes, como cursos, palestras, eventos, programações especiais em telemedicina e educação continuada, todos selecionados criteriosamente para a atualização profissional. E, a partir deste segundo semestre, começaremos a divulgar o calendário de 2005 para concursos de Residência Médica que serão realizados em diversas instituições do país.

Acesse e confira diariamente as novidades. Suas sugestões são sempre bem-vindas. Mantenha contato conosco pelo e-mail: editoria@bem.org.br


Foto: Osmar Bustos 


Este conteúdo teve 91 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 266 usuários on-line - 91
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.