PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Honorários


NOTÍCIAS DO CONSELHO
Explicando as Anuidades


SAÚDE SUPLEMENTAR
Planos de Saúde: mudanças em 2004


MOBILIZAÇÃO
Implantação da CBHPM exige nova data de Mobilização em todo país


ENTREVISTA
Eduardo Jorge: "O SUS é uma das últimas utopias"


CONTROLE SOCIAL
12ª Conferência Nacional de Saúde


ESPECIAL
A Humanização do SUS


SAÚDE DA MULHER
Mortalidade Materna


NOTÍCIAS DO CONSELHO
Delegados do Cremesp no Interior


GERAL
Planejamento Estratégico 2004 e De Oho nos Sites


AGENDA
Encontros aproximam o Cremesp da classe médica


NOTAS
Alerta Ético


HISTÓRIA
Walter Leser


NATAL
Árvore de Natal, por Guido Palomba


GALERIA DE FOTOS



Edição 196 - 12/2003

GERAL

Planejamento Estratégico 2004 e De Oho nos Sites


Cremesp faz planejamento estratégico


Conselheiros, delegados e funcionários do Cremesp participaram de reunião de Planejamento Estratégico, nos dias 4 e 5 deste mês, em Águas de Lindóia. O objetivo do encontro - o primeiro da gestão 2003-2008 do Cremesp - foi estabelecer um plano de ações para o próximo ano, tendo como referencial o programa da chapa Unidade Médica, que venceu a eleição do Cremesp realizada em agosto último.

Os participantes do Planejamento Estratégico dividiram-se em cinco grupos de discussão sob os seguintes temas: Cremesp e Relações com a Sociedade; Educação Médica; Grupalidade Interna e com as demais Entidades; O Cremesp e sua Organização; e Relações com o Mercado de Trabalho. Estes temas foram apresentados, posteriormente, à plenária que reuniu todos os participantes.

Na próxima edição do Jornal do Cremesp publicaremos uma avaliação dos temas do Encontro.

Unifesp completa 70 anos

Criada na década de 30 como Escola Paulista de Medicina, a Unifesp nasceu da disposição de seus idealizadores para encontrar soluções que mudassem o panorama de assistência e ensino de saúde paulista. Conseguiu: ao longo de seus 70 anos, completados em dezembro, acompanhou - e interagiu - nos principais acontecimentos históricos ligados à saúde, à educação e à ciência no país.

O manifesto de fundação da Escola Paulista de Medicina foi lançado em 1º de junho de 1933 por personalidades da classe médica paulista, movidos pelo clima de insatisfação política com as precárias condições de saúde, herdados do governo Getúlio Vargas.

As primeiras aulas foram ministradas num prédio alugado, no Paraíso, até a obtenção de empréstimo bancário para a compra de um terreno para a instalação da sede própria na rua Botucatu, na Vila Clementino. Pouco tempo depois, outro sonho foi viabilizado por empréstimo: a construção do primeiro hospital-escola do país, o Hospital São Paulo.

Já no novo século, a Unifesp provou que está afinada com todas as tendências de modernidade: entre tantos outros avanços, participou do Projeto Genoma Humano e inaugurou o Núcleo de Bioequivalência e Ensaios Clínicos, cuja missão será testar remédios para a indústria farmacêutica, assegurando, por exemplo, que um genérico possa substituir um medicamento de marca.

Para comemorar seus 70 anos, no mês de dezembro, a Unifesp programou diversos eventos culturais, esportivos e assistenciais.

Prêmio Nacional de Gestão em Saúde

Com objetivo de estimular a área de saúde a aprimorar seus sistemas, o CQH (Programa de Controle de Qualidade do Atendimento Médico-Hospitalar) lançou o Prêmio Nacional da Gestão em Saúde (PNGS). Por meio de avaliação das práticas no setor, serão premiados os serviços que se destacam por apresentar resultados superiores e desempenho exemplar. Podem se candidatar hospitais, laboratórios de patologia clínica, clínicas de especialidades médicas (de imagens, hemoterapia, oncologia, diálise etc.) e empresas de atendimento domiciliar de qualquer parte do país.

As organizações candidatas devem ter pelo menos um ano de existência, no mínimo dez profissionais, CNPJ próprio e registro no Conselho Regional de Medicina de seu Estado.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3188-4213/4214, no site www.apm.org.br/pngs ou e-mail pngs@apm.org.br 

De olho nos sites

Site do Cremesp (www.cremesp.org.br)

Estamos fechando o ano contabilizando um número recorde de acessos únicos: de janeiro de 2003 até o fechamento desta edição, recebemos 276.963 visitantes, cerca de 40% a mais do que no ano anterior (em 2002, foram 195.239 acessos únicos no mesmo período).

Além do novo visual, que pretendemos continuar aprimorando, muitas outras inovações reestruturaram o conteúdo para facilitar o acesso do usuário às informações do Conselho. Bons exemplos são as novas opções de consulta às especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina e suas respectivas áreas de atuação e a possibilidade de preenchimento de formulário on line para a obtenção do Cartão DSV.

Continue enviando suas sugestões, críticas e opiniões para editoria@cremesp.org.br Afinal, em 2004, a equipe responsável pelo site do Cremesp deseja firmar uma parceria ainda maior com você, profissional médico, para tornar fácil e rápido o acesso a todo nosso conteúdo.

Lembre-se: ainda estamos fazendo uma enquete sobre seu interesse em receber, gratuitamente e diretamente em seu e-mail, nosso Boletim Eletrônico. Para inscrever-se, basta nos enviar um e-mail para boletim@cremesp.org.br mencionando seu nome e CRM. 

Centro de Bioética (www.bioetica.org.br)

A grande inovação prevista para este mês no site do Centro de Bioética do Cremesp localiza-se em Biblioteca: serão disponibilizados vários abstracts de revistas estrangeiras em Bioética que, somados aos já oferecidos sumários de livros a respeito do assunto, prometem tornar esta seção uma das visitadas de todo o site.

Sobre os livros: entrando no endereço http://www.bioetica.org.br/acervo_biblioteca/livros/index.php o usuário encontra dezenas de capas dos volumes constantes no acervo do Cremesp e, ainda, o índice completo de cada um.

Para as revistas científicas, está sendo desenvolvido um mecanismo de busca simples, mas eficiente. Isto é, em breve será possível encontrar informações e abstracts por título da publicação - entre as oferecidas figuram fascículos da Bioethics; Kennedy Institute of Ethics Journal; Developing World Bioethics e The Journal of Law, Medicine & Ethics - por nome de autor ou por palavra-chave, em Português, Inglês, Italiano, Espanhol e Francês.

Toda e qualquer sugestão é bem-vinda: basta encaminhar ao e-mail cbio@cremesp.org.br. Esperamos seu acesso!

Banco de Empregos Médicos (www.bem.org.br)

Recebemos, durante este ano, muitos e-mails elogiando a iniciativa do Cremesp pela criação de um site, gratuito e exclusivo, para a divulgação de currículos e propostas de trabalho para a classe médica. O sucesso do Portal é expresso em números: a relação profissional/vaga chega a 9, para um total de 771 médicos cadastrados. É importante salientar que este Banco é renovado com freqüência, pois os profissionais médicos que obtêm sua recolocação, solicitam a retirada de seus currículos do cadastro.   

On line desde maio, as demandas pelos serviços do Bem.org são crescentes e exigem a agregação de informações direcionadas, também, para o aperfeiçoamento pessoal e profissional do médico. Assim, além da seção "Últimas Ofertas" (atualizada diariamente), é visita obrigatória não apenas para o médico, mas também para os estudantes de Medicina, as seções "Espaço Acadêmico" e "Destaque". A primeira oferece uma seleção de instituições que compõem o Calendário de Residência Médica para 2004 e a segunda, dicas da programação interativa da Conexão Médica, com temas de interesse em várias especialidades, entre outras opções.

Para comunicar-se conosco, envie um e-mail para editoria@bem.org.br
Aguardamos suas sugestões.


Este conteúdo teve 90 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 471 usuários on-line - 90
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.