PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Discurso de posse do novo presidente do Cremesp, Clóvis Francisco Constantino


ENTREVISTA
Clóvis Constantino: "é preciso resgatar o melhor da imagem do médico"


PLANOS DE SAÚDE 1
A padronização de contratos entre médicos e operadoras


PLANOS DE SAÚDE 2
Novembro terminam os trabalhos da CPI dos Planos de Saúde


CONSELHO
Mobilização nacional das Entidades Médicas


GESTÃO 2003-2008 2
A posse dos novos Conselheiros


GESTÃO 2003-2008 1
Medicina e Assistência à Saúde


GESTÃO 2003-2008
A nova diretoria do Conselho


CONJUNTURA
Destaque para a vitória do Comando Nacional da Saúde da defesa do orçamento


ENSINO MÉDICO
A indústria do diploma: 4 novos cursos a cada dia


INTERNET
De olho nos sites: Cremesp. Bioética e Banco de Empregos Médicos


AGENDA
Destaque para a sessão plenária do Cremesp nº 3.000


PARECER
Sedação Consciente recebe normatização do CFM


DIA DO MÉDICO
Homenagem ao Dr. Jair Xavier, CRM nº 0003


GALERIA DE FOTOS



Edição 194 - 10/2003

INTERNET

De olho nos sites: Cremesp. Bioética e Banco de Empregos Médicos


Portal do Cremesp

O site do Cremesp (www.cremesp.org.br)  recebe, em média, 25 mil visitantes únicos por mês. A tendência de crescimento desses acessos é visível mês a mês, como mostra o programa estatístico que, a cada dia, detecta a entrada dos usuários no site. Entretanto, não são apenas os números que estimulam a equipe da web a buscar novas ferramentas para facilitar a permanência dos visitantes no site, mas principalmente as sugestões, opiniões e críticas dos próprios visitantes.

Foi a partir das necessidades dos usuários que chegamos ao novo visual do Portal do Cremesp, mais claro e objetivo, de conteúdo compacto, inteligente. Algumas das seções mais procuradas ficaram mais visíveis, facilitando o acesso rápido e permitindo que o usuário encontre o que procura. Entre elas, selecionamos:

- Cremesp on-line, com as edições recentes do Jornal do Cremesp e da Revista Ser Médico.
- Destaques, correspondendo a canais de abertura ao site do Centro de Bioética do Cremesp e ao site do Banco de Empregos Médicos. Encaminha, ainda, ao link com Notícias Jurídicas e a outro, com informações e cadastramento de profissionais para o Trabalho Comunitário.
- Em Legislação, o usuário acessa as notícias mais recentes sobre resoluções, leis e decretos de interesse dos médicos e, nos Clippings, as novidades sobre saúde divulgadas na mídia nacional e internacional.
- O Guia Médico permite o acesso dos interessados a informações cadastrais dos profissionais registrados no Conselho.
- Procura no Site possibilita busca fácil e rápida de conteúdo em todas as seções do site.
- Quadro de Avisos divulga fatos relevantes que acontecem na Instituição.

Estamos aguardando sua visita.
Participe da melhoria constante do site do Conselho: dê idéias, envie suas críticas e sugestões para editoriaweb@cremesp.org.br 

Através deste contato, podemos criar novos canais de serviços e agilizar a comunicação entre você, profissional médico, seus colegas e a comunidade.


Banco de Empregos Médicos

Os números contabilizados de empresas e médicos cadastrados no Banco de Empregos Médicos (www.bem.org.br) impressionam, considerando que o site foi inaugurado em maio deste ano e, portanto, ainda não chega a um ano de existência: até o fechamento deste Jornal, haviam 142 empresas cadastradas (indicando uma relação de 9 profissionais para cada vaga), 78 vagas disponíveis e um total de 700 médicos, de várias especialidades, divulgando seus currículos e candidatando-se a novas oportunidades de trabalho. 

Neste momento, o site do Bem.org está agregando à sua meta principal e original (disponibilizar currículos e propostas de trabalho gratuitamente, de maneira ética e criteriosa) um outro objetivo igualmente importante. Desde seu lançamento, estamos divulgando, através de três seções especiais (Destaque, Outras Oportunidades e Espaço Acadêmico), Cursos de Especialização, Cursos de Atualização (inclusive, aqueles promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde), Reuniões Científicas, Eventos e Congressos em diversas áreas médicas, Viodeoconferências, Concursos Públicos e, a partir deste mês, o Calendário de Residência Médica para 2004, proveniente de várias instituições de Saúde do Estado de São Paulo.

O site Banco de Empregos Médicos pretende refletir as metas da nova gestão do Cremesp, valorizando a prática do exercício da Medicina e oferecendo oportunidades para o crescimento profissional e pessoal do médico. Desde 1995, o Conselho acompanha a evolução do mercado de trabalho e o perfil dos médicos no Estado de São Paulo. Confira na seção Textos de Interesse (com acesso no menu localizado na parte superior do site), um resumo dos estudos divulgados até o momento sobre o assunto.

Envie sugestões, esclareça suas dúvidas, comunique-se conosco através do endereço eletrônico: editoria@bem.org.br 


Centro de Bioética

As novas seções incluídas há pouco no site do Centro de Bioética (www.bioetica.org.br) trouxeram uma verdadeira renovação para esse espaço dedicado às reflexões que envolvem médicos, advogados, filósofos e antropólogos - enfim, profissionais que têm a Ética como base e direção.

Neste contexto, um dos itens mais visitados corresponde ao tira-dúvidas - ou simplesmente "FAQs" (sigla em inglês para Frequently Ansked Questions). Atualizado todas as semanas, este banco de dados esclarece vários dilemas bioéticos, como por exemplo: "é ético prescrever transfusão à criança Testemunha de Jeová?" e "Promover cirurgia para mudança de sexo constitui infração pelo crime de mutilação?".

Já a seção Novidades, como o próprio nome diz, focaliza os tópicos mais atuais do site. Deste rol, podem figurar links que encaminham a matérias publicadas em edições on line de revistas científicas internacionais, como na New England Journal of Medicine e na British Medical Journal, além de eventos em Bioética ocorridos dentro e fora do Cremesp.

A coluna Opinião é mais uma que promete: democrática, convida especialistas de várias áreas a darem seu ponto de vista sobre assuntos vinculados à Bioética. No ar, artigos do cardiologista Max Grinberg ("Falo ou não falo?" e os aspectos bioéticos da comunicação médico-paciente/família) e do psiquiatra Mauro Aranha ("Internações involuntárias e compulsórias em Psiquiatria: últimas normatizações"). Novos textos são sempre bem-vindos, e deverão ser remetidos ao e-mail cbio@cremesp.org.br.

Já consolidada entre os visitantes, uma das áreas mais acessadas corresponde às Entrevistas com os Grandes Nomes da Bioética. Recentemente foram adicionadas conversas com dois famosos bioeticistas estrangeiros: o (controverso) italiano Maurício Mori - que considera a reprodução assistida apenas uma extensão da reprodução natural - e o norte-americano Alexander Capron - que defende: nem sempre estudos com placebo são antiéticos.
Para breve, estarão disponíveis outras, como as realizadas com o britânico John Harris, da Universidade de Manchester e com o espanhol Francesc Abel, do Instituto São Borja de Bioética. Confira, sua opinião é muito importante para que o nosso trabalho seja melhorado a cada dia.

Este conteúdo teve 120 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 281 usuários on-line - 120
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.