CAPA
PÁGINA 3
Editorial
PÁGINA 4 E 5
Gestão 2018-2023
PÁGINAS 6 E 7
Anuidade 2019
PÁGINA 8
Trâmites processuais
GALERIA DE FOTOS
PÁGINA 4 E 5
Gestão 2018-2023
Conselheiros eleitos pela chapa “Mudança Já!” assumem o comando do Cremesp
“Centraremos esforços para transformar nosso ideal de campanha em realidade” diz presidente Tsuchiya
O grupo de 40 conselheiros eleito pelos médicos de São Paulo, em agosto deste ano, assumiu a gestão 2018-2023 do Cremesp no dia 1º de outubro. Em 18 de outubro, Dia do Médico, tomaram posse os 13 integrantes que passaram a ocupar os cargos da diretoria do Conselho. “Nossa campanha, durante a eleição do Cremesp, já tinha por objetivo atender às expectativas dos médicos neste momento difícil pelo qual atravessamos no país. A Medicina nunca teve uma evolução tão grande e, ao mesmo tempo, o atendimento nunca viveu uma situação tão grave de empobrecimento”, declarou em seu discurso o novo presidente do Conselho, Mario Jorge Tsuchiya. “Centraremos esforços para transformar nosso ideal de campanha em realidade, combatendo a mercantilização da Medicina e a má formação, que influenciam diretamente a má relação com o paciente.” completou.
Tsuchiya também recitou o poema Desiderata (do latim, “coisas desejadas”), do escritor americano Max Ehrmann, que reúne sábios conselhos.
O evento foi realizado no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. A escolha do local foi pautada por sua importância à Medicina; e a contratação do bufê, financiada com recursos próprios dos conselheiros. Participaram da cerimônia os secretários de Saúde do Estado de São Paulo, Marco Antonio Zago; o adjunto do município de São Paulo, Eduardo Ribeiro; os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes Ferreira; da Academia de Medicina de São Paulo, José Roberto de Souza Baratella; da Associação Paulista de Medicina (APM), José Luiz Gomes do Amaral; o representante de São Paulo no Conselho Federal de Medicina (CFM), Jorge Carlos Machado Curi; entre outros convidados.
Homenagens
Durante a cerimônia de posse foi exibido o vídeo da campanha do Cremesp para o Dia do Médico, homenageando a trajetória de vida dos profissionais, marcada pelo esforço
permanente. A peça publicitária, que contou com mais de 250 mil visualizações na internet, buscou aproximar o Cremesp dos médicos. Os novos conselheiros também prestaram homenagem aos profissionais da Medicina, nas figuras do acupunturista Hong Jin Pai e do anestesiologista Fauze José Daher. Os vídeos da campanha do Dia
do Médico e do evento de posse estão disponíveis no canal do Cremesp no YouTube.
Diretoria dá início às mudanças propostas para a gestão 2018-2023 do Conselho paulista
Colocar em prática com a maior brevidade possível as propostas da Chapa 6, Mudança Já!, visando à melhoria dos serviços prestados ao médico e à sociedade, é a principal meta da gestão 2018-2023 do Cremesp. Além do presidente, Mário Jorge Tschuiya, a diretoria é composta por mais 12 conselheiros, escolhidos entre os 40, em votação pelos seus próprios pares de gestão. Seus integrantes coordenam setores estratégicos
pelos próximos 30 meses e ficaram assim distribuídos:
Irene Abramovich: Vice-presidente
Neuropediatra, médica assistente aposentada do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP, vice-presidente da Associação dos Médicos do HCFMUSP, coordenadora da Residência Médica da Secretaria Estadual de São Paulo (SES/SP), docente da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e do Centro Universitário São Camilo.
Angelo Vattimo: 1° secretário
Cirurgião e coloproctologista, membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
Maria Alice Saccani Scardoelli: 2a secretária
Psiquiatra e chefe da área de Psiquiatria do Complexo Hospitalar do Juquery, em Franco da Rocha, médica-assistente do Programa de Esquizofrenia (Projesq) do Instituto de Psiquiatria (IPq) da FMUSP.
Christina Hajaj Gonzalez: 1° tesoureira
Professora de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), presidente do Conselho Fiscal da Associação Paulista de Medicina (APM) e ex-presidente do Departamento de Psiquiatria da mesma entidade; ex-secretária geral da Associação Nacional de Médicos Residentes (ANMR).
Lucio Tadeu Figueiredo: 2° tesoureiro
Formado em Medicina pela FMUSP e com residência em Ortopedia e Traumatologia pela mesma faculdade, atua como cirurgião de coluna.
Rodrigo Costa Aloe: Corregedor
Cirurgião plástico, especialista em Medicina Legal e Perícia Médica. Integrante do corpo
clínico do Hospital São Paulo da EPM/Unifesp. Também é advogado.
José Gonzalez: Vice-corregedor
É cirurgião geral e atua no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo (HSPE - SP), onde já trabalhou como médico encarregado, chefe técnico de serviço e diretor técnico de serviço.
Edoardo Filippo de Queiroz Vattimo: Coordenador do Departamento de Comunicação
Psiquiatra, ex-presidente da Associação dos Médicos Residentes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Amerusp); e foi também primeiro-tesoureiro do Centro Acadêmico Osvaldo Cruz (CAOC) da FMUSP.
Lyane Gomes de Matos Teixeira Cardoso Alves: Coordenadora do Departamento Jurídico
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, atua em auditoria médica, como perita do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no judiciário; assistente técnico-médica do Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS).
Pedro Sinkevicius Neto: Coordenador das Delegacias Metropolitanas
É psiquiatra e médico assistente no ambulatório do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM).
Daniel Kishi: Coordenador das Delegacias do Interior
Anestesiologista, atua em São José dos Campos; ex-diretor do projeto social Bandeira Científica da FMUSP.
Flavia Amado Bassanezi: Coordenadora do Departamento de Fiscalização
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Medicina Legal e Perícia Médica e Diagnóstico por Imagem e Ultrassonagrafia Geral; atua junto ao Instituto Médico Legal de São Paulo.
Novo presidente é médico perito e
professor
O atual presidente do Cremesp, Mário Jorge Tsuchiya, 68, é médico perito da
Previdência Social e do Instituto Médico Legal e ex-presidente da Associação dos Médicos Peritos da Previdência Social do Estado de São Paulo. Formado em1975, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo ( FMUSP), onde atuou como professor colaborador. Foi professor de Medicina Legal e Ética Médica na Faculdade de Medicina do ABC e na Universidade de Santo Amaro (Unisa), em São Paulo. Atua, ainda, como médico do trabalho e também é bacharel em Direito.
Presidentes de entidades saúdam nova gestão
Durante a posse, os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Academia de Medicina de São Paulo (AMSP), entre outros, falaram sobre as expectativas com a nova gestão.
"A eleição da Chapa 6, Mudança Já!, mostrou que o cenário de turbulência
por que passamos se reflete na Medicina. Atuar no interesse do paciente é o motivo da renovação(...) Acho que o exame de egressos deveria ser obrigatório e cobrado de todos os alunos de Medicina, para checar o nível de conhecimento médio, por área.”
Lincoln Lopes Ferreira - AMB
"Cumprimento os componentes da chapa 6, Mudança Já!, pela vitória expressiva que obtiveram e coloco a Academia à disposição para a realização de trabalhos conjuntos”
José Roberto de Souza Baratella - AMSP