PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

PÁGINA 3
Editorial


PÁGINA 4
Ensino Médico


PÁGINA 5
Caravana pelo Exame Obrigatório


PÁGINA 6
Institucional


PÁGINA 7
Entrevista - Lincoln Lopes Ferreira


PÁGINA 8 e 9
Ressonância


PÁGINA 10
Agenda da presidência


PÁGINA 11
Instituição de Saúde


PÁGINA 12 e 13
Eleição Cremesp


PÁGINA 14
Convocações


PÁGINA 15
Bioética


PÁGINA 16
Institucional


GALERIA DE FOTOS



Edição 359 - 06/2018

PÁGINA 11

Instituição de Saúde


Presidente Prudente é núcleo regional
de alta complexidade para 45 municípios


Presidente Prudente conta com importantes instituições de saúde, como o Hospital Regional, a Santa Casa, o Hospital do Câncer e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além da Faculdade de Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que mantém convênio com os serviços em programas de Residência Médica (RM). Toda essa infraestrutura também está a serviço da população de 45 municípios do extremo oeste do Estado de São Paulo. “Tive a oportunidade de ver de perto o anseio de todos para proporcionar uma assistência de qualidade à população”, expressou o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, que esteve na cidade, em 25 e 26 de maio, para visitar hospitais e unidades de saúde locais.

Hospital Regional


Com programas de RM, Hospital Regional realiza procedimentos em 46 especialidades

Com 20 anos de história, o Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo é referência em assistência médica de alta complexidade, com 550 leitos e cerca de 300 médicos no corpo clínico. Nos ambulatórios, são realizados serviços em 46 especialidades e cerca de 10 mil consultas por mês, enquanto no centro cirúrgico são feitas em média 1,7 mil cirurgias mensais.

“Graças a uma parceria com a Faculdade de Medicina da Unoeste, além dos residentes, o atendimento no hospital conta com o apoio da preceptoria de acadêmicos”, diz José Antônio Nascimento Bressa, diretor clínico do hospital.
Reconhecido como hospital de ensino, por ano, mais de 2,2 mil alunos desenvolvem atividades multidisciplinares no local, envolvendo os cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Biomedicina e superior técnico em Radiologia.

Cremesp recebe homenagens

O Cremesp, por meio de seu presidente, Lavínio Nilton Camarim, foi homenageado em Presidente Prudente. Camarim recebeu duas placas de homenagem nas UPAs “Vereador José Carlos Roberto” (UPA 24h Ana Jacinta) e “Dr. Aloísio Muniz de Andrade” (UPA 24h da zona leste), esta última com inauguração prevista para o final de junho. As homenagens foram iniciativas do secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, e do vereador da Câmara Municipal, José Geraldo de Souza. Camarim também recebeu um Certificado de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Medicina da Unoeste completa 30 anos

Completando 30 anos de existência, a Faculdade de Medicina da Unoeste formou mais de 4 mil profissionais ao longo desses anos. Segundo José Eduardo Creste, pró-reitor da Unoeste, desde o início do curso, o aluno está integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando o compromisso médico com a saúde pública.


Faculdade já formou mais de 4 mil médicos

UPAs

Além do hospital, os futuros médicos também têm experiências em outras unidades básicas de saúde do município, como a UPA Ana Jacinta. A unidade oferece atendimento a cerca de 9,5 mil pacientes por mês. “A princípio, deveríamos atender apenas pacientes de nosso município, mas com a alta demanda e maior número de profissionais, ampliamos aos não munícipes de toda região”, explica Caio Lima, diretor clínico da UPA.

Santa Casa

Com procedimentos de baixa, média e alta complexidades, o hospital conta com uma equipe multidisciplinar que inclui 350 médicos. O diretor clínico da Santa Casa, Marcos Otani, explica que, recebendo mais de 27 mil pacientes por mês, 60% dos atendimentos são realizados pelo SUS, enquanto os outros 40%, por convênios ou particulares. Segundo ele, com fluxo contábil anual de 85 milhões de reais, o hospital mantém as contas equilibradas com os recursos, entre outros, do programa Santa Casa Sustentáveis.

Hospital do Câncer

O Hospital Regional do Câncer (HRC), que nasceu como um anexo da Santa Casa, hoje é uma fundação independente, com serviços de centro cirúrgico e UTI. “Conta com 140 leitos e atende cerca de 350 pacientes por dia”, afirma o presidente Antonio da Cunha Braga. Segundo ele, todos os serviços, incluindo os atendimentos nas áreas de quimioterapia, radioterapia e diagnóstico, são realizados pelo SUS. Apesar disso, o hospital possui apenas um meio de recurso financeiro por essa via, o da radioterapia, sendo o restante obtido por campanhas, doações e leilões.

Segundo Braga, o hospital vem tentando o credenciamento total pelo SUS. Em visita ao HRC, o presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, manifestou seu apoio e compromisso em sensibilizar as instâncias responsáveis para o credenciamento.


 


Este conteúdo teve 98 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 351 usuários on-line - 98
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.