CAPA
EDITORIAL (PÁG. 2)
Lavínio Nilton Camarim
ENTREVISTA (PÁG. 3)
Paulo Chapchap
SAÚDE SUPLEMENTAR (PÁG. 4)
Relator acolhe sugestões do Cremesp ao Projeto de Lei dos planos de saúde
INSTITUCIONAL (PÁG. 5)
Médicos têm até 31 de janeiro para pagamento à vista da anuidade 2018 com 5% de desconto
CREMESP NO INTERIOR (PÁG.6)
Conselho realiza quase 100 eventos em diversos municípios paulistas em 2017
SAÚDE DO MÉDICO (PÁG.7)
Câmara Técnica propõe ações para prevenir violência e sedentarismo entre médicos
ENSINO MÉDICO (PÁG. 8 E 9)
Governo anuncia suspensão de novos cursos de Medicina por cinco anos
60 ANOS (PÁG. 10)
Sistema de Gestão da Qualidade é recomendado para certificação ISO 9001
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (PÁG. 11)
Cremesp reafirma compromisso com a ética e o combate à corrupção em Ato Público
JOVENS MÉDICOS (PÁG. 12)
Mudanças no Programa de Residência Médica impactam no tempo de formação
INSTITUIÇÃO DE SAÚDE (PÁG. 13)
Com crise ainda não superada, direção da Santa Casa diz que contas devem ser equilibradas em 2018
CONVOCAÇÕES (PÁG. 14)
Editais
BIOÉTICA (PÁG. 15)
Cremesp abre inscrições para projetos de estudantes e médicos residentes
GALERIA DE FOTOS
60 ANOS (PÁG. 10)
Sistema de Gestão da Qualidade é recomendado para certificação ISO 9001
Sistema de Gestão da Qualidade é recomendado para certificação ISO 9001
Sistema de Gestão da Qualidade do Cremesp foi recomendado para a certificação ISO 9001, pelos auditores da Fundação Vanzolini. Realizadas em agosto e novembro, as auditorias avaliaram os serviços administrativos de registro de profissionais e de empresas médicas, além do atendimento ao público da sede e da subsede da Vila Mariana, entre outros.
A implantação de um sistema de Gestão da Qualidade representa a obtenção de uma ferramenta que possibilita a otimização de processos dentro da organização, para a melhoria contínua dos serviços prestados aos profissionais da Medicina, empresas médicas e à sociedade.
“Todos do Cremesp nos empenhamos para responder eficientemen-
te às demandas dos médicos e da sociedade. A recomendação ao ISO 9001 é o reconhecimento desse trabalho, que recebemos com orgulho, pois chega como um marco histórico no ano em que o Conselho completa 60 anos”, comemorou o presidente Lavínio Nilton Camarim.
A certificação ISO é uma garantia para os usuários dos serviços do Cremesp de que são aplicadas as melhores práticas administrativas e de controle dos processos.
ESPECIAL
Mensagem dos conselheiros pelos 60 anos do Cremesp
Conselheiros do Cremesp deixam neste espaço uma breve mensagem sobre o que representam os 60 anos da Lei Federal nº 3268/1957, que criou os Conselhos de Medicina no País. O Jornal do Cremesp manteve este quadro comemorativo por quatro edições, de setembro a dezembro de 2017, para contemplar todos os 41 conselheiros
da Casa.
“Os médicos paulistas estão entre os mais dedicados do mundo, e o Cremesp, há 60 anos, atua para que este conceito se mantenha!”
João Márcio Garcia
1º tesoureiro
“Ao longo de seis décadas de trabalho, o Conselho passou por muitas mudanças e evoluiu significativamente, mas tendo sempre em foco a boa qualidade da Medicina em prol da sociedade”.
Alfredo de Freitas Santos Filho
Conselheiro
“Há 60 anos, o Cremesp acompanha o desenvolvimento da sociedade e da Medicina, executando com muita responsabilidade o seu papel regulamentador e fiscalizador da atividade ético-profissional dos médicos. Que tenha sempre sucesso no cumprimento de suas atribuições.”
Carlos Alberto
Herrerias de Campos
Conselheiro
“60 anos de atividades em defesa da prática médica de qualidade para a população. O Cremesp é uma escola que orienta os médicos e a sociedade. Tenho a honra de participar mais como aprendiz do que conselheiro”.
João Ladislau Rosa
Conselheiro
“Cremesp 60 anos: há mais de meio século seguindo a sua missão”.
Otelo Chino Júnior
Conselheiro
“Aos 60 anos, o Cremesp continua atento e partícipe da evolução social, sendo um porto seguro dos valores éticos e morais da Medicina e da sociedade brasileira.”
Nacime Salomão Mansur
Conselheiro
“Há 60 anos o Cremesp atua defendendo o bom profissional, na proteção da população brasileira. O exercício humanizado da profissão é uma luta constante do Cremesp, que enobrece a categoria médica como um todo!”
Pedro Teixeira Neto
Conselheiro
“Nestes 60 anos, o Cremesp tem cumprido seu papel de guardião dos preceitos éticos da milenar profissão médica, em benefício dos pacientes.”
Renato Azevedo
Conselheiro
“O amadurecimento do Cremesp aos 60 anos, permitiu o entendimento de que as parcerias com os ministérios Públicos de São Paulo, Federal e do Trabalho, além do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, se fazem necessárias para maior abrangência e efetividade das ações fiscalizatórias.”
Silvia Helena
Rondina Mateus
Conselheira
“Com valores muito bem definidos, o Cremesp é uma entidade presente em todas as questões sociais que possam afetar a qualidade da Saúde e do trabalho médico”.
Marco Tadeu
Moreira de Moraes
Conselheiro
“São 60 anos de comprometimento e luta pela promoção e garantia do exercício ético da Medicina, buscando sempre a melhoria das condições de vida e saúde da sociedade. Parabéns a todos que fizeram e fazem parte desta história!”
Kazuo Uemura
Conselheiro