CAPA
EDITORIAL (PÁG. 2)
Lavínio Nilton Camarim
ENTREVISTA (PÁG. 3)
Paulo Chapchap
SAÚDE SUPLEMENTAR (PÁG. 4)
Relator acolhe sugestões do Cremesp ao Projeto de Lei dos planos de saúde
INSTITUCIONAL (PÁG. 5)
Médicos têm até 31 de janeiro para pagamento à vista da anuidade 2018 com 5% de desconto
CREMESP NO INTERIOR (PÁG.6)
Conselho realiza quase 100 eventos em diversos municípios paulistas em 2017
SAÚDE DO MÉDICO (PÁG.7)
Câmara Técnica propõe ações para prevenir violência e sedentarismo entre médicos
ENSINO MÉDICO (PÁG. 8 E 9)
Governo anuncia suspensão de novos cursos de Medicina por cinco anos
60 ANOS (PÁG. 10)
Sistema de Gestão da Qualidade é recomendado para certificação ISO 9001
AGENDA DA PRESIDÊNCIA (PÁG. 11)
Cremesp reafirma compromisso com a ética e o combate à corrupção em Ato Público
JOVENS MÉDICOS (PÁG. 12)
Mudanças no Programa de Residência Médica impactam no tempo de formação
INSTITUIÇÃO DE SAÚDE (PÁG. 13)
Com crise ainda não superada, direção da Santa Casa diz que contas devem ser equilibradas em 2018
CONVOCAÇÕES (PÁG. 14)
Editais
BIOÉTICA (PÁG. 15)
Cremesp abre inscrições para projetos de estudantes e médicos residentes
GALERIA DE FOTOS
CREMESP NO INTERIOR (PÁG.6)
Conselho realiza quase 100 eventos em diversos municípios paulistas em 2017
Conselho realiza quase 100 eventos em diversos municípios paulistas em 2017
Com o objetivo de capacitar cada vez mais os profissionais que atuam no interior do Estado de São Paulo, aprimorar o atendimento à população e estreitar o relacionamento com os médicos que atuam no Interior paulista, o Cremesp promoveu, ao longo de 2017, em torno de 95 eventos em municípios paulistas, com destaque para os Programas de Educação Médica Continuada (PEMCs), simpósios e debates – em cidades como Franca, Itupeva, Batatais, Campinas e Ribeirão Preto – e inauguração de novas delegacias em Registro; Araraquara; e Jales.
Entre os temas abordados, atestados médico e de óbito, judicialização da Medicina e direito médico foram destaque da programação. Nesses encontros, foi possível esclarecer dúvidas – frequentes entre os médicos – sobre os diferentes procedimentos a serem adotados no seu dia a dia, de modo a evitar erros e processos judiciais.
Para Denise Barbosa, coordenadora de delegacias do Interior do Cremesp, foi possível contemplar a descentralização das atividades para um maior número de municípios.
O Cremesp também homenageou médicos com 50 anos de formação, ou mais, dos municípios de Marília, Botucatu, Franca, São José dos Campos, Bauru, Presidente Prudente, Campinas, São José do Rio Preto, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto e Sorocaba.
LANÇAMENTO
Cremesp lança livro sobre violência contra mulher
Médicos e profissionais da saúde devem se comprometer com o problema que a violência contra as mulheres representa para a área. Esta é a opinião do presidente do Cremesp, Lavínio Nilton Camarim, manifestada na apresentação do livro Bioética e a violência contra a mulher – Um debate recorrente entre profissionais da Saúde e do Direito, lançado em 29 de novembro. Segundo Camarim, “a Medicina é vocacionada para contraditar a violência”.
A professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e membro da cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Lília Blima Schraiber, concorda que “a Medicina tem o compromisso ético de defender a vida, a vida melhor”. Co-autora da obra, Schraiber explanou sobre o tema durante o lançamento, que também contou com a presença de profissionais da saúde e representantes de entidades da sociedade civil.
Bioética e a violência contra a mulher surgiu de um seminário promovido pelo Cremesp.Os textos foram revisados e, em alguns casos, ampliados pelos autores. São focalizadas questões como Perfil da brasileira que sofre violência; Maioria das mulheres assassinadas morre pelas mãos do homem que ama; Delegacia da Mulher: acolhimento ou humilhação?; e O abuso sexual como conflito ético
no Cremesp.
O Cremesp também editou, durante este ano, mais três livros: Manual de Capacitação das Comissões de Ética Médica (maio); Relação médico-paciente (novembro); e Informação em saúde (ainda sem data de lançamento).