PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Bráulio Luna Filho


ENTREVISTA (pág. 3)
Irineu Tadeu Velasco


SUS (Pág. 4)
Mês do Médico


ARTIGO (Pág. 5)
Profissão e ética


INSTITUIÇÕES DE SAÚDE (Pág. 6)
Saúde no ABC


ANUIDADE (Pág. 7)
Resolução CFM nº 2.125/2015


EXAME DO CREMESP 2015 (Pág. 8 e 9)
Avaliação agora com valor de mercado


EVENTOS (Pág. 10)
Violência


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (Pág. 11)
Tomada de decisão


EU, MÉDICO (pág. 12)
Cristiana Virgulino


JOVENS MÉDICOS (pág. 13)
Ameresp


CONVOCAÇÕES (pág. 14)
Editais


BIOÉTICA - (pág. 15)
Reformulação de plataforma


GALERIA DE FOTOS



Edição 331 - 11/2015

BIOÉTICA - (pág. 15)

Reformulação de plataforma


Novo site do Centro de Bioética une fundamentos
conceituais e modernos


Página teve 33 mil acessos em dois meses de exposição

 

Endereço virtual ganha mais conteúdos filosófico e acadêmico, mantendo sua característica de clareza e fluidez
 

Durante décadas, os quatro princípios – Autonomia, Beneficência, Não-Maleficência e Justiça – propostos em 1978 por Beauchamp e Childress, do Kennedy Institute of Ethics, foram tidos como “mantras” ou sinônimos de Bioética por especialistas e interessados. Pode parecer provocativo, então, disponibilizar em um site específico (www.bioetica.org.br) uma área intitulada Várias Bioéticas, como fez o Centro de Bioética do Cremesp.

Ao clicar neste item (http: //www.bioetica.org.br/?siteAcao=Varias_bioeti cas), é possível comprovar que muitos objetos de estudos e aplicações são compatíveis com uma mes­ma área – a Bioética. Encontram-se, por exemplo, artigos sobre Bioética da Proteção, destinada aos “vulnerados”, incapazes de exercer autonomia; da Intervenção, que se dispõe à ação, além da reflexão; e Casuística, com ênfase à análise de casos. Acrescentar mais fundamentos filosóficos e acadêmicos ao conteúdo de um site disponível desde 2002, mantendo sua característica de clareza e fluidez, foram desafios encarados pelo idealizador da reestruturação do bioetica.org, Reinaldo Ayer de Oliveira, coordenador do Centro de Bioética e conselheiro do Cremesp.

Se forem considerados os números, a reformulação proposta por Ayer (“mais uma maneira de o Conselho comunicar-se com médicos e demais profissionais da saúde”), ganhou repercussão significativa: nos primeiros dois meses de exposição, até o início de novembro, o site havia recebido cerca de 33 mil acessos.    
 

Evolução

Layout clean e ferramentas simples e dinâmicas facilitam a localização das áreas de interesse, o que torna tal espaço enxuto, atendendo aos apelos à modernidade e rapidez, fundamentais no mundo virtual. “A reformulação corresponde a uma evolução no trabalho que o nosso Centro de Bioética vem fazendo nos últimos anos”,  opina Bráulio Luna Filho, presidente do Cremesp. “É um passo importante não somente aos médicos, mas aos demais profissionais da saúde empenhados na busca por atendimentos éticos”.

Em relação ao conteúdo, além de Várias Bioéticas (que trará ainda resumos comentados de artigos publicados em revistas internacionais), o site oferece outras novidades. Na parte superior da home page são disponibilizados os Destaques, que alternam atividades desenvolvidas do Conselho, ou com sua participação, no âmbito bioético. Os banners mais recentes referem-se ao Simpósio Violência Contra a Mulher, promovido pelo Conselho Consultivo do Centro; e ao XI Congresso Brasileiro de Bioética, realizado em Curitiba (PR), pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB): além da cobertura completa, estão sendo incluídas entrevistas exclusivas sobre o te­ma. Em breve, serão alvo os bioeticistas Jan Solbakk (Universidade de Oslo, Noruega); Berna Arda (Universidade de Ankara, Turquia); e Henk ten Ha­ve (Universidade Duquesne – Pittsburgh/ EUA), entre outros.
 

Comissões

Há também ícones destinados às Comissões de Bioética, com modelo de constituição de Comissões de Bioética Hospitalar; Comissões de Ética Médica (CEM), agregando curso de Capacitação, Eleições, Legislação, Pesquisa de Membros, e todas as edições dos Boletins online dirigidos às CEM; Programa de Bolsas em Ética Médica e Bioética a estudantes de Medicina, com informações sobre como concorrer, os contemplados desde 2001 e downloads de formulários; e Câmara Técnica Interdisciplinar de Bioética, seus membros, pareceres e legislação.

Aos iniciantes – e outros curiosos –, o site dispõe ainda de seções como Deu na Mídia, resenha de estudos e reportagens no País e exterior; Questões Éticas, respondidas com base na legislação ética e deontológica disponível; e Enquetes, na qual o usuário pode interagir e opinar sobre assuntos bioéticos candentes. “Inovações trazem desdobramentos e criam compromissos de nós, médicos, em relação à população em geral”, acredita Luna Filho – vindo ao encontro das missões interdisciplinar e educativa do Centro de Bioética.
 

História

O site de Bioética (www. bioetica.org.br) fez sua estreia no Dia do Médico, em  18 de outubro de 2002. Ele surgiu com a proposta de constituir-se numa ferramenta dinâmica e atraente, e capaz de destacar-se no amplo universo da Internet.

O endereço virtual inclui-se nas estratégias do Centro de Bioética (Res. Cremesp nº 260/2014) de produzir e divulgar conhecimentos no tema, bem como difundir eventos, congressos, simpósios, seminários e cursos.
 

Grandes nomes da Bioética

Desde que foi criado, o Centro de Bioética realiza coberturas jornalísticas de eventos nacionais e internacionais. A vasta produção deu origem ao livro Entrevistas Exclusivas com Grandes Nomes da Bioética.

No novo formato do site do Centro, o banco de bate-papos foi mantido em Conversando sobre Bioética (http://www.bioetica.org.br/?siteAcao=Entrevista). Outras entrevistas serão acrescentadas periodicamente e trazem figuras ilustres, que vão da polêmica médica Marcia Angell, primeira mulher editor-chefe do New England Journal of Medicine (NEJM), a James Childress, um dos “pais” da Bioética.

 

 


Este conteúdo teve 104 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 428 usuários on-line - 104
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.