PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
João Ladislau Rosa - presidente


ENTREVISTA (pág. 3)
Nuno Jorge Carvalho Sousa


ALERTA TERAPÊUTICO (pág. 4)
Incretina e pancreatite


LEGISLAÇÃO (pág. 5)
Anorexígenos para tratar a obesidade


MAIS MÉDICOS (pág. 6)
Debate no TRT-SP


TRABALHO MÉDICO (pág. 7)
Plano de Carreira


SAÚDE SUPLEMENTAR (pág. 8)
Trabalho médico


INSTITUCIONAL (pág. 9)
Nova sede


CONVÊNIO (pág. 10)
Documentação médica


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 11)
Debate sobre gestão do SUS


FISCALIZAÇÃO (pág. 12)
Reavaliação das unidades em Campinas


JOVEM MÉDICO (pág. 13)
Junior Doctors Network no Japão


ELEIÇÕES CFM 2014 (pág. 15)
Orientações


BIOÉTICA (pág. 16)
Resolução nº 1.995/2012


GALERIA DE FOTOS



Edição 314 - 05/2014

CONVÊNIO (pág. 10)

Documentação médica


Cremesp promove parceria com FSP/USP para publicações

Obras irão difundir conhecimento sobre importância do correto preenchimento da documentação médica



Ayer, Mancuso, Maria Helena, Ladislau e Laurenti: livros e treinamento
para o médico


O Cremesp assinou convênio com a Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP) para a publicação de obras que elucidem o médico a respeito do preenchimento do atestado de óbito e outras documentações, como atestado de saúde e prontuário, por exemplo. Para celebrar o acordo, o presidente do Cremesp, João Ladislau Rosa, e o conselheiro Rei­naldo Ayer receberam, no dia 24 de abril, os professores Rui Laurenti e Maria Helena de Mello Jorge, ambos do Departamento de Epide­miologia da FSP/USP; e Pedro Caetano San­ches Mancuso, professor de saúde ambiental da mesma faculdade e diretor administrativo do Centro de apoio da FSP/USP, entidade que irá gerir o convênio pela USP.

“A ideia começou a ganhar forma em uma plenária temática sobre Atestado de Óbito, no final de 2012, mas já tínhamos algumas publicações espar­sas sobre o tema. Agora, iremos condensar e revisar todo o material”, comentou Ladislau. Maria Helena e Laurenti foram os idealizadores do novo formulário impresso para o documento, mas os manuais não acompanharam essa evolução. Surgiu aí a necessidade de uma ree­dição, que deve se concretizar a partir deste convênio.  Além dessa, está prevista a obra Informações de Saúde – o papel do médico, enfocando a importância de outros documentos mé­dicos e não estão descartada outras publicações.

Laurenti comentou que observa, há décadas, em suas palestras para médicos e estudantes, o desconhecimento sobre a importância do correto preenchimento da documentação médica, assim como a responsabilidade do médico a respeito. “Este convênio é a concretização de um sonho de décadas da Faculdade de Saúde Pública da USP”, comentou.

Para Maria Helena, há uma via de mão dupla envolvendo não só a participação do médico em produzir a documentação como também de beneficiar-se como usuário dessa informação. “Embora as estatísticas sejam passíveis de crítica, elas servem para o diagnóstico em Saúde”, afirma.

Visitas
Além das publicações, estão previstas visitas programadas de Maria Helena e Laurenti às 31 escolas médicas do Estado de São Paulo para levar conhecimento a respeito do preenchimento de documentos aos futuros médicos.


 




Plenária temática
Conselheiros e advogados esclarecem
dúvidas sobre questões judicantes


Paula, Adriana, Krikor, Constantino, Bin e Olga: aspectosjurídicos relacionados às atividades do Cremesp

 

Instrumentalizar os conselheiros e delegados para o julgamento dos casos no âmbito do Cremesp foi o intuito da plenária temática Questões Judicantes, rea­lizada pelo Cremesp no dia 9 de maio, na sede. A equipe de advogados da casa, representada por Olga Campello, a chefe da seção de processos, Paula Godoy, e a gerente técnica, Adriana Teixeira, municiou os conselheiros a cerca de situações que envolvem processos e sindicâncias internos do Conselho. Sob a coordenação do conselheiro corregedor Clóvis Constantino, a me­sa foi composta ainda pelo conselheiro vice-corregedor, Eduardo Luiz Bin, e pelo conselheiro, Krikor Boyaciyan.

Os participantes, que lotaram o auditório do Cremesp, puderam tirar dúvidas e comentar diversos aspectos jurídicos relacionados às atividades do Cremesp. Entre os temas tratados estavam casos em que os médicos enfrentam processos disciplinares e administrativos (ocasionados por doenças incapacitantes para o exercício profissional) ao mesmo tempo. Essas situações são avaliadas caso a caso.

Boyaciyan falou sobre a composição das câmaras de sindicância e aspectos da reinscrição de médicos; enquanto Bin comentou a respeito da fase de instrução das sindicâncias. Mais de uma dezena de temas foram a debate para posteriores deliberações.


 




Alerta
Parceria com fornecedor de produtos ortopédicos infringe Código de Ética


Representantes de uma empresa de produtos ortopédicos estão convidando os profissionais da saúde a recebê-los em seus consultórios, com o intuito de apresentar amostras de “palmilhas personalizadas”. Com essa abordagem, pretendem selar parceria com remuneração como vantagem ao médico, na recomendação de seu produto ao paciente.

Alertamos aos profissionais que a participação nesse tipo de parceria configura infração ao Código de Ética Médica ao comprometer-se com qualquer empresa que prejudique o desempenho ético da Medicina.

A Resolução CFM 1.931/09 dispõe expressamente que é vedado ao médico o exercício mercantilista da Medicina. Também estabelece, em seu artigo 68, que é vedado ao médico: “Exercer a profissão com interação ou dependência de farmácia, indústria farmacêutica, óptica ou qualquer organização destinada à fabricação, manipulação, promoção ou comercialização de produtos de prescrição médica, qualquer que seja sua natureza”.

 


Este conteúdo teve 99 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 283 usuários on-line - 99
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.