PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág.3)
Affonso Renato Meira


NOVAS INSTALAÇÕES (pág.4)
Novas instalações


EM DEFESA DO SUS (pág.5)
Sistema público de saúde


SAÚDE SUPLEMENTAR (págs.6 a 7)
Ato de protesto


MOVIMENTO MÉDICO (pág.8)
Revalida já!


MOVIMENTO MÉDICO (págs.9 a 10)
Revalida já!


LEGISLATIVO (pág.11)
Casas de parto


COLUNA DO CFM (pág.12)
Artigos dos representantes de SP no Federal


SAÚDE DA MULHER (pág.13)
Reprodução assistida


BIOÉTICA (pág.15)
Atuação médica


ELEIÇÕES DO CREMESP (pág.16)
Garanta a validade do seu voto


GALERIA DE FOTOS



Edição 303 - 05/2013

LEGISLATIVO (pág.11)

Casas de parto


Cremesp contesta projeto de lei que cria casa de parto

 

Hato, Natalini, Américo, Ladislau, Krikor e Mauro Aranha durante encontro na Câmara Municipal de SP


O Cremesp se manifestou contrário à aprovação do projeto de lei 01-0542/2009, da vereadora Juliana Cardoso, que estabelece diretrizes para criação do programa Centro de Parto Normal-Casa de Parto, para o atendimento à gestante, no período gra­ví­dico-puer­peral de baixo risco, durante reunião realizada na Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), no dia 30 de abril.

Estiveram presentes ao encontro o presidente José Américo e os vereadores médicos Gilberto Na­ta­lini, Marco Aurélio Cunha, George Hato e Ru­bens Calvo, além do vereador Goulart. Pelo Cre­mesp, participaram o vi­ce-presidente, Mauro Ara­nha; o diretor coordenador do departamento de Comunicação, João Ladislau Rosa; o diretor corregedor e coordenador da Câmara Téc­nica de Ginecologia e Obstetrícia, Krikor Boyaciyan.

Segundo Ladislau, “a ausência do médico, durante o atendimento, fere o Estatuto da Criança e do Adolescente, que contempla essa obrigatoriedade. Por isso, somos contrários à sua aprovação”. Além disso, de acordo com o diretor, o problema do município não é exatamente a falta de leitos para gestantes de baixo risco, mas sua regulação. “São Paulo possui o Programa da Mãe Paulistana, que há vários anos atende esse tipo de necessidade, não existindo demanda reprimida no setor”. O projeto foi aprovado em primeira votação, durante a Sessão Extraordinária na Câmara, em 3 de abril deste ano e, após discussão, seguirá para segunda votação em Plenário.

“O presidente da Câmara foi sensível às preocupações do Cremesp, e se dispôs a proporcionar discussão sobre o assunto, convocando o Conselho e as sociedades de especialidades, antes de qualquer decisão dos vereadores”, afirmou Ladislau.

 
 




Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão
SBC promove combate à
hipertensão na UBS Vila Isolina

Ladislau (de avental): alerta para mudança nos hábitos de vida
 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Isolina Mazzei, recebeu, no dia 26 de abril, adultos e crianças para medição gratuita da pressão arterial, realizada por profissionais de saúde.

O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), também disponibilizou outros exames gratuitos para a população, como testes de glicemia, níveis de monó­xido de carbono (CO – para fumantes), peso, altura, circunferência abdominal e cálculo do índice de massa corpórea (IMC).

Essas ações fizeram parte do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, que teve abertura oficial na UBS da Vila Mazzei. Compareceram ao evento o diretor de Promoção da SBC, Carlos Alberto Machado; o vereador Gilberto Natalini; Maria Tura, da Associação dos Portadores de Hipertensão Arterial; e Heloísa Berton, da coordenadoria de Saúde da Zona Norte.

Representando o Cre­mesp, estiveram presentes os diretores de Comunicação, João Ladislau Rosa; e segundo-secretário, Na­cime Salomão Mansur.

Na ocasião, houve distribuição da Cartilha da Boa Alimentação, produzida pela Associação Brasileira de Mulheres Médicas, com dicas sobre o consumo de alimentos e frutas, cedidas pelo Ceagesp aos presentes.

 
 




Agenda da presidência
Cremesp participa de campanha
por hábitos saudáveis

Representantes de entidades médicas e odontológicas: conteúdo com base científica
 

A campanha Salve Saúde, para divulgação de hábitos saudáveis, foi lançada em São Paulo, no dia 30 de abril, numa parceria da Associação Médica Brasileira (AMB) com as sociedades de especialidades médicas e Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD). Renato Aze­vedo Junior, presidente do Conselho, esteve presente à ocasião, assim como os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Florentino Cardoso; Silvio Cechetto, da ABCD; Claudio Miya­ke, do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo; Edmundo Klotz, da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia); Marlene Melo (Associação Brasileira de Mulheres Médicas); além do vice-governador do estado, Guilherme Afif Domin­gues e da secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Ba­tis­tella. Vereadores, deputados e representantes de prefeituras e entidades também participaram do evento.

O site www.salvesaude. com.br disponibiliza conteúdo de base científica para leigos, com o intuito de incentivar a população a mudar simples comportamentos que podem trazer benefícios à saúde e esclarecer dúvidas. Para a coordenadora da campanha, a médica Nise Yama­guchi, a maioria das doenças que causam filas no SUS pode ser prevenida, e os médicos têm condições de se mobilizar para mudar esse quadro. “Cabe a nós nos esforçarmos e termos coerência, inclusive para mudar nossos hábitos e contribuir com atitudes saudáveis”, afirma. Em complemento a essa ação, Afif Domingues declarou que o próximo passo será buscar parcerias com professores, para que a educação física seja disseminada de maneira mais ampla nas escolas.


 




Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo, como presidente do Cremesp, também participou

  • Reunião do fórum permanente das entidades médicas (Forpem), na se­de, em 22/04 ;
  • Encontro das Comissões de Ética Médica (CEM), no auditório da sub-sede Vila Mariana, em 25 de abril;
  • Evento “Os planos de saúde vão acabar com o SUS?”, do Instituto de Defesa do Consumidor, no dia 26/04;
  • Reunião com senador Cyro Miranda, na sede, em 06/05;
  • Reinauguração do Auditório da sede do Conselho, em 10/05;
  • Reunião de presidentes, no Conselho Federal de Medicina (CFM), em 14/05;
  • Plenária temática do secretário municipal de saúde, em 17/05

 


Este conteúdo teve 84 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 313 usuários on-line - 84
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.