PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Ricardo Meirelles, membro da SBEM


MOVIMENTO MÉDICO (pág. 4)
Hospital do Mandaqui


GESTÃO 2008-2013 (pág. 5)
Posse da 4ª diretoria do Cremesp


PEMC (pág. 6)
Atualização profissional


INTERNET(pág.7)
Revalidação de diplomas estrangeiros


PESQUISA (pág. 8)
Planos de saúde


PLANOS DE SAÚDE (pág. 9)
Mobilização dos médicos paulistas


ENSINO MÉDICO 1 (pág. 10)
Inscrições abertas


ENSINO MÉDICO 2 (pág. 11)
Formação acadêmica


COLUNA CFM (pág. 12)
Artigos dos representantes do Estado de São Paulo no Conselho Federal de Medicina


AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 13)
XVII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia


BIOÉTICA (pág. 15)
Comissões de Ética Médica


GALERIA DE FOTOS



Edição 296 - 09/2012

AGENDA DA PRESIDÊNCIA (pág. 13)

XVII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia


Azevedo aborda direitos e deveres  dos médicos em Congresso da Sogesp


O presidente do Cremesp durante sua apresentação no Fórum de Defesa Profissional

Os principais aspectos da tocoginecologia foram discutidos durante os três dias em que foi realizado o XVII Congresso Paulista de Obstetrícia e Ginecologia – organizado pela Associação de Obstetrícia e Ginecologia  de São Paulo (Sogesp) –, entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro. Além dos debates, foram ministradas mais de 400 aulas em sua programação científica e realizadas 300 horas de atividades.

O presidente do Cremesp, Renato Azevedo, realizou uma palestra sobre os Direitos e deveres do médico e da paciente durante o III Fórum de Defesa Profissional da Sogesp, que aconteceu no dia 31. Além dele, estiveram presentes o vice-presidente Mauro Aranha e a conselheira Silvana Morandini.

O fórum, que tinha como tema Nova Sogesp e a luta pela valorização profissional e por honorários dignos, contou também com a participação de vários palestrantes, entre eles o presidente da Sogesp, César Fernandes, membros da Comissão de Honorários e Valorização Profissional e as advogadas Andrea Salazar e Karina Grou.



Além das atividades internas do Conselho, Renato Azevedo,  como presidente do Cremesp, também participou de:

  • Entrevista coletiva à imprensa para apresentar a pesquisa APM/Datafolha sobre o atendimento dos planos de saúde, realizada na APM, no dia 15/08;
  • Comemoração de 50 anos da Associação Médica do Hospital Samaritano, realizada no hospital, no dia 16/08;
  • Palestra sobre o Exame do Cremesp aos alunos da Fmusp, realizada na universidade, no dia 17/08;
  • Fórum sobre Ensino Médico aos professores e alunos da Faculdade de Medicina do ABC, no dia 20/08;
  • Palestras sobre o tema Cidadania e Entidades Médicas aos alunos do Curso da Disciplina de Cidadania e Medicina da Faculdade de Medicina da USP, na universidade, nos dias 20/08 e 24/8;
  • Reunião de presidentes dos CRMs, realizada na sede do CFM, no dia 21/08;
  • Posse da nova Diretoria do Cremesp;
  • Reunião/Debate com os internos (5º e 6º ano) das Faculdades de Medicina de São José do Rio Preto, Catanduva e Fernandópolis sobre o Exame do Cremesp, realizada em São José do Rio Preto, no dia 30/08;
  • Reunião do Conselho Superior de Entidades Médicas de São Paulo (Cosemesp), realizada na sede do Cremesp, no dia 04/09;
  • Solenidade de abertura do I Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas, realizada no Centro Fecomércio de Eventos, no dia 06/09;
  • Mesa sobre Exame de Final de Curso, durante o II Congresso Brasileiro de Políticas Médicas, realizado no Hotel Pestana Rio Atlântica, no Rio de Janeiro/RJ, entre os dias 12 e 14/09;
  • Reunião de presidentes dos CRMs, realizada no Rio de Janeiro, no dia 12/09.


Exame para academias

Grupo de trabalho vai discutir lei paulistana sobre atestado

O Cremesp e o Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo (Cref4/SP) criaram um grupo de trabalho para avaliar a aplicação da lei municipal nº 15.527, sobre exames médicos em academias, em função dos diversos questionamentos feito pelos profissionais a essas entidades. Eles alegam ter dificuldades para cumpri-la em razão do estabelecido em outras normas. Veja abaixo a nota sobre o assunto, divulgada em conjunto pelas duas entidades:


Nota de Esclarecimento Conjunta

Cientes do advento da Lei Municipal de São Paulo nº 15.527, de 14 de fevereiro de 2012 que, dentre outras providências, determina a apresentação de atestado médico a cada 6 (seis) meses para a prática de atividades esportivas em academias de esporte, ginástica e atividades físicas congêneres, o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e o Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo criaram um grupo de trabalho para estudar a questão e apresentar aos profissionais as orientações necessárias.



Hepatologia


Clube do Fígado realiza reunião por vídeo e webconferência

A 6ª reunião do Clube do Fígado deste ano, realizada na sede do Cremesp, foi transmitida por videoconferência, no último dia 4 de setembro, para as Delegacias Regionais do Cremesp em Campinas, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São José do Rio Preto; e por webconferência para os médicos que atuam nas regiões abrangidas por essas delegacias.

Na reunião – coordenada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP, tendo como moderador Luiz Arnaldo Szutan – foi discutido um caso de paciente portador de metástase hepática de adenocarcinoma de mama, em que se utilizou um programa computadorizado para o cálculo do fígado a ser removido e do fígado remanescente; e para a definição da relação do tumor com as estruturas vasculares da região. Os diversos aspectos diagnósticos, terapêuticos e evolutivos foram amplamente discutidos com a audiência presente e remota.

Coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP,  as reuniões contam com especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas e visam a atualizar e reciclar, nessa área, todos os colegas interessados do Estado de São Paulo, consistindo na discussão de casos clínicos bem documentados, especialmente escolhidos com essa finalidade, permitindo a troca de informações entre os colegas, que resulta na melhoria da formação médica e da qualidade da assistência prestada à população.


Este conteúdo teve 101 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 384 usuários on-line - 101
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.