PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
Fábio Jatene


SAÚDE PÚBLICA (pág. 4)
Fórum Regional Pró-SUS


SERVIDORES FEDERAIS (pág. 5)
Governo revoga decisão de cortar salários dos médicos federais


BALANÇO 1(pág.6)
Balanço da Terceira Diretoria - Gestão 2008-2013


BALANÇO 2 (pág.7)
Balanço da Terceira Diretoria - Gestão 2008-2013


BALANÇO 3 (pág.8)
Balanço da Terceira Diretoria - Gestão 2008-2013


BALANÇO 4(pág.9)
Balanço da Terceira Diretoria - Gestão 2008-2013


EVENTOS(pág.10)
Meio Ambiente e Terminalidade foram destaques no IV Cobirp


AGENDA(pág.11)
Participação do Cremesp em eventos da classe durante o mês de maio


COLUNA CFM(pág.12)
O achatamento salarial do funcionalismo federal


REGIONAIS(pág.13)
Atualização profissional no interior


RETRATO(pág.15)
Instituto Pasteur e o combate pioneiro à raiva no Estado


BIOETICA(pág.16)
Consulta Pública da Anvisa


GALERIA DE FOTOS



Edição 293 - 06/2012

BALANÇO 4(pág.9)

Balanço da Terceira Diretoria - Gestão 2008-2013


Institucional

Melhorias contínuas

Informação, treinamento e comodidade no acesso fizeram parte das mudanças internas que visam eficiência no atendimento ao médico


Novas instalações da Delegacia de Bauru do Cremesp


Delegacias
Em sua estrutura interna, o Conselho tem procurado oferecer mais agilidade e conforto no atendimento aos médicos e à população em sua sede, subsede e nas delegacias regionais. Durante a terceira diretoria da atual gestão, foram planejadas novas instalações para 17 delegacias. Já foram contempladas as regionais de Americana, Itapeva, Jundiaí, Bauru, Assis, Bra­gança Paulista, Assis e Osasco, além da Regional Sul, na Capital. As próximas serão Piracicaba, Ma­rília e a Delegacia Metropolitana da Regional Norte da Capital. E, até o início de dezembro, estarão previstas obras em Bar­retos, Bragança Paulista, Limeira, Ribeirão Preto e Regional Leste da Região Metropolitana.

As delegacias regionais fizeram 110.095 atendimentos presenciais, de abril de 2011 a abril de 2012. Na sede, foram 40.226 e, na subsede Vila Mariana, 43.388, no mesmo período. O Cremesp contava com 110.121 médicos com inscrição ativa até maio deste ano.

Tesouraria
A anuidade de 2012 teve aumento abaixo da inflação, além da correção na tabela das anuidades das PJ com redução na maioria das faixas. O parcelamento de três passou para cinco vezes, com a manutenção dos descontos para o pagamento à vista. A isenção para os médicos que completam 70 anos, que até o ano passado era proporcional ao mês de aniversário, passou a ser integral.

Para as PJs que se enquadram nas condições do desconto de 50% da Resolução CFM 1979/11, houve a informatização de todo o processo, tornando-o mais ágil e simplificado.
De acordo com Silvia Mateus, diretora tesoureira, houve ainda a diminuição do custo administrativo na área com a informatização de outros fluxos e processos internos que vão melhorar atendimento e o tempo de resposta aos médicos.

Atividade judicante
O Cremesp realizou 1.640 audiências, com 2.217 oitivas, 639 processos abertos, 650 julgados e 3.164 em andamento de abril de 2011 ao final do mesmo mês deste ano. Somente na sede e subsede do Cremesp, houve 123 audiências. Foram instauradas 3.455 novas sindicâncias e, incluindo já existentes – que finalizaram sua fase de instrução, envolvendo  arquivamento ou processo ético-profissional – 3.957 tiveram aprovação no mesmo período.

Fiscalizações
A atuação do Cremesp contra a precarização do trabalho médico já produziu resultados em Campinas, por exemplo, onde foram abertos inquéritos civis públicos contra instituições de saúde que apresentam irregularidades na contratação de serviços médicos. O trabalho, em parceria com o Sindicato dos Médicos de Campinas e Região e Ministério Público do Trabalho, deve servir de modelo para outras cidades do Estado. Apenas em 2011, o Cremesp registrou 888 fiscalizações a locais de trabalho médico no Estado de São Paulo.

Bolsas de estudos
O Centro de Bioética do Cremesp fez processo seletivo para novos projetos de ética médica em seu programa de Bolsas para Estudantes de Medicina na Área de Ética Médica. Concedidas a alunos de 2º a 5º ano de Medicina, as bolsas já beneficiaram 220 estudantes em dez anos.

Livros
O Conselho lançou o Manual de publicidade médica, a 4ª edição do Caderno de Ética em Ginecologia e Obstetrícia e o manual Os médicos e os planos de saúde: Guia de direitos contra os abusos praticados pelas operadoras.

Serviços aos médicos


Scatigno no lançamento do portal do Cremesp: homenagem ao médico 

Comunicação
O Departamento de Comunicação do Cremesp adotou reforma editorial e gráfica para o Jornal do Cremesp, tornando-o mais dinâmico e fácil de ler. Novas seções foram implementadas, como Bioética, por exemplo, que passou a fazer parte da pauta mensal.
O portal do Cremesp (www.cremesp.org.br) passou por uma reformulação, com novos layout e conteúdo, além de serviços aos médicos, e foi intensificada a participação em redes sociais, como Twitter e Facebook. Para André Scatigno, diretor coordenador do Departamento de Comunicação do Cremesp, “as novas gerações de médicos exigirão, cada vez mais, sites institucionais ágeis e com foco nas suas atribuições”.

O lançamento do novo portal aconteceu no Dia do Médico (18 de outubro), como uma homenagem do Cremesp aos profissionais. Na mesma ocasião, foi criada uma campanha de valorização da Medicina, melhores condições de trabalho, autonomia e carreira de Estados aos médicos, além de mais qualidade na gestão do SUS e nos recursos à saúde. Com o título Eu luto pela Saúde, teve divulgação na TV, rádio, jornais e internet.

Eventos
Entre simpósios, fóruns, reuniões e diversos cursos do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), o Cremesp promoveu 212 eventos durante a terceira diretoria da atual gestão, ocorridos na Capital e em cidades do Interior e um Programa de Educação em Saúde para a Comunidade em Jaboticabal. Já o Clube do Fígado reuniu-se 11 vezes, enquanto a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) fez seis palestras. A Câmara de Bioética promoveu 12 julgamentos simulados e três cursos.

Todos os eventos e cursos são gratuitos, sendo necessária apenas inscrição pelo site www.cremesp.org.br na aba Eventos.

Câmaras Técnicas
As Câmaras Técnicas de Especialidades fizeram 173 reuniões, de abril de 2011 a abril de 2012, em que analisaram e emitiram pareceres em sindicâncias, processos ético-profissionais e processos consulta. Já as Câmaras de Assuntos Temáticos, que assessoram o Cremesp em temas de relevância da Saúde e Medicina, realizaram 22 relacionadas a eventos, publicações e manifestações sobre temas designados pela diretoria, no mesmo período.


Este conteúdo teve 107 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 342 usuários on-line - 107
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.