CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp
ENTREVISTA (pág. 3)
André Longo Araújo de Melo - diretor da ANS
DEPENDÊNCIA (pág. 4)
Rede de Apoio a Médicos registra 395 atendimentos em dez anos
SAÚDE DA MULHER (pág. 5)
Publicação atualiza ética na ginecologia e obstetrícia
FISCALIZAÇÃO (pág. 6)
Urgência e emergência de Campinas tem sobrecarga de atendimento
APOSENTADORIA (pág. 7)
Holerite de médico aposentado reflete baixos salários no sistema público de saúde
SAÚDE SUPLEMENTAR (págs. 8/9)
Definida nova mobilização para o dia 25 de abril
CFM (pág. 10)
A Medicina no mundo digital
FINANCIAMENTO DA SAÚDE (pág. 11)
Frente Nacional por Mais Recursos na Saúde
SAÚDE MENTAL (págs. 12/13)
Dispersão de usuários dificulta acesso dos agentes de saúde
REGIONAIS (pág. 15)
Cremesp inaugura novas delegacias em Bauru e Osasco
BIOÉTICA (pág. 16)
Prática de trocar receita é considerada infração ética
GALERIA DE FOTOS
REGIONAIS (pág. 15)
Cremesp inaugura novas delegacias em Bauru e Osasco
Novas sedes facilitarão acesso, melhorando a qualidade dos serviços do Cremesp
A nova Delegacia Regional de Bauru já está em operação desde o dia 29 de fevereiro, na rua Luso Brasileiro, nº 4-44 – piso térreo do Edifício Metropolitan Square, no Jardim Estoril 4. O evento de inauguração contou com a presença de Denise Barbosa, coordenadora das Delegacias do Interior, e Renato Azevedo, presidente do Cremesp, além de conselheiros, delegados e funcionários.
A Delegacia Regional de Bauru atenderá os municípios de Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Lucianópolis, Macatuba, Paulistânia, Pederneiras, Pirajuí, Piratininga, Presidente Alves, Reginópolis, Ubirajara, Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Guaimbê, Guarantã, Lins, Pongaí, Promissão, Sabino e Uru.
Já a Delegacia Regional de Osasco do Cremesp foi reinaugurada no dia 1º de março na rua Dona Primitiva Vianco, 244 – 12º – conjuntos. 1201 e 1210, no centro da cidade. Além de Osasco, prestará atendimento às cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Com as novas sedes, o Cremesp dará melhor conforto e atendimento aos médicos e à população em geral dessas regiões, facilitando o acesso e melhorando qualidade do serviço prestado aos profissionais que atuam no interior do Estado.
Cresce número de novas médicas em Rio Preto
Souza, Teixeira e Furtado conduziram a solenidade
A Delegacia Regional de São José do Rio Preto do Cremesp fez a entrega solene de carteiras a 66 novos médicos da região, no dia 2 de fevereiro, em cerimônia realizada na sede local da Sociedade de Medicina e Cirurgia (SMC). “Cerca de 64% dos registros eram de mulheres, tendência que já vinha se anunciando nos últimos anos”, observa Pedro Teixeira Neto, conselheiro do Cremesp responsável pela Delegacia de São José do Rio Preto, destacando a crescente presença feminina na Medicina.
Durante a solenidade, os novos médicos assistiram à palestra de Teixeira, que destacou os principais pontos do novos Código de Ética Médica. Após o Juramento de Hipócrates, os médicos receberam suas carteiras de identificação. Participaram ainda da solenidade o presidente da SMC da região, Giovanni Furtado, e o delegado superintendente de São José dos Campos do Cremesp, José Eduardo de Arruda Souza.
Médicos de Presidente Prudente participam de palestras do PEMC
Salvador (4º da esq.p/a dir.), com Gigante, Edinéia Silva, Wenceslau Balizardo, Elza Utino, Paulo Ursolino e Baumann
O tratamento apropriado da depressão e as implicações legais do exercício da Medicina foram os temas do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) do Cremesp, realizado na APM de Presidente Prudente, em 26 de janeiro. O evento reuniu um público de 150 pessoas.
A primeira palestra sobre Depressão e o Uso Adequado dos Medicamentos Antidepressivos foi proferida pelo psiquiatra Alexandre Gigante, que abordou o diagnóstico diferencial e o tratamento correto para a doença. Já Gilberto Baumann de Lima, advogado em Londrina e Presidente Prudente, elencou as implicações legais do exercício da Medicina e elucidou como um médico deve se prevenir para evitar a ocorrência de processos nas varas Civil e Criminal.
Houve ainda solenidade de entregas de carteiras aos novos médicos, na qual Henrique Salvador, conselheiro do Cremesp responsável pela Delegacia de Presidente Prudente e coordenador do evento, discorreu sobre o exercício da Medicina. Durante o Momento Médico, ele esclareceu sobre a função do Cremesp ao habilitar o exercício profissional aos novos médicos.
São Carlos discute cuidados na terminalidade da vida
A terminalidade da vida foi tratada e discutida no Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), realizado na APM de São Carlos, dia 2 de fevereiro. O tema, abordado por Reinaldo Ayer, conselheiro do Cremesp, foi dirigido aos médicos da unidade de terapia intensiva e demais profissionais da área de cuidados de pacientes no final da vida.
Sob coordenação de Carlos Alberto Monte Gobbo, conselheiro do Cremesp, e José Manoel Bombarda, delegado superintendente da Delegacia Regional de Araraquara, a palestra foi seguida de debate. Com participação dos presentes. “Mais uma vez, o Conselho cumpre o importante papel de levar aos médicos, na Capital e Interior, um debate ético sobre terminalidade. Foi proveitoso e trouxe uma boa carga de informação aos médicos”, afirma Ayer.