PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág.2)
Renato Azevedo Júnior - Presidente do Cremesp


ENTREVISTA (pág. 3)
José Luiz Gomes do Amaral, atual presidente da WMA


ALERTA (pág. 4)
SMS solicita identificação de todo caso suspeito


CREMESP (pág. 5)
Anuidade 2012 - pessoas físicas e jurídicas


PLANO DE CARREIRA (pág. 6)
Reunião avalia questões para delinear a carreira de médico


DEMOGRAFIA MÉDICA (págs. 7, 8, 9)
Levantamento traça perfil dos médicos brasileiros


ENSINO MÉDICO (pág. 10)
Basta!


MEDICINA E JUSTIÇA (pág. 11)
Evento comemorou os 25 anos do Coned


COLUNA DOS CONSELHEIROS DO CFM (Pág. 12)
Pelo ensino médico responsável


EDUCAÇÃO CONTINUADA (pág. 13)
Atualização para o atendimento emergencial de crianças


LEGISLAÇÃO (pág. 14)
Atendimento em situação de desastres


TRISTE FIM DA EC 29 (pág. 16)
Sem dinheiro, propostas para melhorar o SUS serão inviabilizadas


GALERIA DE FOTOS



Edição 288 - 12/2011

EDUCAÇÃO CONTINUADA (pág. 13)

Atualização para o atendimento emergencial de crianças


Cremesp debate necessidades da emergência pediátrica


Gonçalves (ao microfone), com Sylvia, Simon Jr. e Abramovich: atualização em pediatria

As adaptações atuais na área de urgência e emergência infantil foram alvo do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC), realizado na sede do Cremesp, no dia 26 de novembro. Com o tema Emergência em Pediatria, o evento foi organizado pelo conselheiro Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e da Câmara Técnica de Pediatria do Cremesp. “Esta temática foi uma solicitação dos médicos, sendo bem recebida em Piracicaba e repetida na Capital um mês depois”, explica o coordenador.

O Momento Ético foi conduzido por Henrique Carlos Gonçalves, conselheiro do Cremesp, seguido de palestra com Hany Simon Junior, presidente do Departamento de Emergências da SPSP, que falou sobre as ocorrências da parada cardiorrespiratória. As alterações do ritmo cardíaco na infância foram especificadas por Sylvia Liana Cartolano Di Grassi, presidente do Departamento de Cardiologia Pediátrica da SPSP.

O tema Acidentes por animais peçonhentos foi conduzido por Carlos Roberto de Medeiros, diretor clínico do Hospital Vital Brasil e, na sequência, Intoxicações Exógenas, por Sulim Abramovici, membro do Departamento Científico de Emergências da SPSP. “Os palestrantes utilizaram todo o tempo programado para abordar a questão das atualizações pediátricas, tema sugerido pelos médicos para uma aula especial de educação continuada no Conselho, considerando sua importância no pronto atendimento em pediatria”, afirmou Henrique Carlos Gonçalves.

O evento contou com a participação de 119 inscritos que assistiram à programação e participaram dos dois momentos reservados aos debate.



Clube do Fígado

Programa encerra 2011 com debates sobre cisto hepático e trombose

Dois casos de pacientes, sendo um deles portador de trombose da veia porta com hemorragia digestiva alta, e o outro, de cisto hepático gigante submetido à ressecção hepática por videolapa¬ros-copia, foram alvo da última reunião do Clube do Fígado de 2011. Com participação ativa da plateia, o evento foi realizado em 6 de dezembro, na sede do Cremesp. Esta edição foi coordenada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, tendo Maurício Alves Ribeiro como moderador.

O Clube do Fígado reúne especialistas em hepatologia clínica, cirurgiões do fígado, radiologistas e anatomopatologistas. Seu objetivo é atualizar e reci¬clar todos os profissionais do Estado de São Paulo que atuam na área e se interessam pela proposta. Além disso, os casos clínicos escolhidos para debate são bem documentados e permitem a troca de informações, que contribui para a melhoria da formação médica e qualidade da assistência prestada à população.

As edições são coordenadas pelos setores de hepatologia e cirurgia do fígado da Escola Paulista de Medicina da Unifesp, Faculdade de Medicina da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP. As reuniões aconteceram mensalmente em 2011, nas manhãs das primeiras terças-feiras de cada mês e integraram o Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp.



Simpósio avalia rumos da atenção ao autista adulto

A abordagem das estratégias a serem tomadas quando o autista se torna adulto e as ações da rede de atendimento nestes casos foram o foco do Simpósio Assistência Psi¬cossocial ao Autista Adulto, realizado na sede do Cremesp, no dia 3 de dezembro. O evento teve a coordenação de Mauro Aranha, vice-presidente do Conselho, e Sandra Scivaletto, integrante da Câmara Técnica de Saúde Mental do Cremesp, e participação de diversos especialistas. “Foi proveitoso porque conversamos sobre a perspectiva das ONGs, grupos de ajuda mútua e familiares”, relata Aranha.

As palestras avaliaram o quadro geral da saúde na atenção ao portador de autismo e trouxeram conclusões para melhorar a qualidade de vida destes indivíduos. “Há vinte anos não se pensava nisso e as formas de autismo não eram diagnosticadas e tratadas”, explica o coordenador do evento. Por não existirem recursos públicos para tratar autistas adultos, foram discutidos alguns métodos a fim de cuidar dos casos mais graves.
Os abrigos ou residências terapêuticas com atendimento multiprofissional e dirigidas pelo Estado foram destaque. Além disso, analisou-se a inserção do autista na escola, no mercado de trabalho e a capacitação dos profissionais envolvidos nestas áreas. Na finalização, houve homenagem a Marcos Tomanik Mercadante, psiquiatra especialista em autismo, que faleceu em julho deste ano.



Eventos realizados pelo Programa de Educação Continuada do Cremesp:

Data Local Tema
23/11 Taubaté Ética na Residência
24/11 Americana 

Codame

01/12 Guarulhos Atestado de Óbito
01/12 Franca Pediatria
01/12 Guaíra Psiquiatria
03/12 Bauru Ética em Ginecologia
03/12 Piracicaba Psiquiatria


Cursos regionais

Data Local Tema
10/11 Jaú Curso de Preenchimento de
  Declaração de Óbito
11/11 Itapevi Curso de Capacitação da CEM
30/11 e 01/12  Assis Curso de Capacitação da CEM
30/11 Guarulhos Curso de Capacitação da CEM
08/12 Osasco Curso de Capacitação da CEM



Este conteúdo teve 94 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 341 usuários on-line - 94
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.