CAPA
EDITORIAL (pág. 2)
"Os médicos e suas entidades estão dispostos a dar um basta nesta situação de desrespeito"
ENTREVISTA (pág. 3)
Promotor de Justiça Arthur Pinto Filho
ENVELHECIMENTO (pág. 4)
Aumento do número de idosos poderá superar o das crianças em 2020
FALTAM PROFISSIONAIS? (pág. 5)
Cremesp questiona versão do governo federal sobre o número de médicos no país
ENDOCRINOLOGIA (pág. 6)
Sibutramina e derivados de anfetamina poderão sair de circulação
POLÊMICA (pág. 7)
O uso de jaleco fora do ambiente de trabalho
OPERADORAS (págs. 8 e 9)
Assistência suplementar: cartão vermelho para planos que não aceitam negociar
AGENDA (pág. 10)
Cremesp participa da posse dos novos diretores do Simesp
URGÊNCIA/EMERGÊNCIA (pág. 11)
Plenária discutiu o atendimento nos prontos-socorros dos hospitais públicos
COLUNA DO CFM (pág. 12)
Comentários dos representantes do Estado de São Paulo no CFM
SUS (pág. 13)
Desafios Contemporâneos do Sistema Único de Saúde
PSIQUIATRIA (pág. 15)
Resolução nº 226, de 22/03/2011
BIOÉTICA (pág. 16)
O devido sigilo ao prontuário do paciente
GALERIA DE FOTOS
URGÊNCIA/EMERGÊNCIA (pág. 11)
Plenária discutiu o atendimento nos prontos-socorros dos hospitais públicos
Superlotação exige reflexão, investimentos e gestão eficiente
Para Câmara Técnica do Cremesp, organização do fluxo no atendimento e criação de metas podem contribuir para solução do problema.
Adalgisa, Françoso, Azevedo e Maria Cecília: sugestões para melhorias.
A reflexão sobre a séria problemática da superlotação nos prontos-socorros mereceu destaque na plenária especial sobre Urgência e Emergência, realizada na sede do Cremesp, no dia 1º de julho. Renato Azevedo Júnior, presidente da entidade, chamou atenção para esse tema na abertura do encontro, comum nas emergências dos hospitais públicos de todo o país.
“Essas questões devem ser solucionadas. Somente o acesso a informações confiáveis, o aumento de investimentos que gerem recursos para o setor e o empenho na implantação de novas formas de gestão serão capazes de contribuir para a melhoria do atendimento de pacientes em prontos-socorros”, ressaltou Azevedo. O evento foi sugerido pela Câmara Técnica de Medicina de Urgência do Cremesp, sob a coordenação do conselheiro Renato Françoso Filho.
Com base nas medidas adotadas pelo Hospital das Clínicas, Maria Cecília de Toledo Damasceno, integrante da Câmara Técnica, sugeriu algumas práticas para reduzir o período de internação, como acompanhar a redistribuição do tempo de permanência do paciente, desde sua entrada até a alta médica. Também estabeleceu comparações com outros prontos-socorros estrangeiros, frisando a importância do investimento em tecnologia e financiamentos, assim como da triagem e de um planejamento eficaz.
Já Adalgisa Borges Nogueira Nomura, também participante da Câmara Técnica do Cremesp, acredita que razões que vão do aumento no tempo de espera para o atendimento até a retenção de ambulâncias para a remoção dos pacientes contribuem para a superlotação. “O importante não é apenas organizar o fluxo no atendimento dos pacientes emergenciais, mas também criar metas. A análise da complexidade e a utilização de indicadores são medidas extremamente necessárias se quisermos amenizar o caos dos prontos-socorros e atender de maneira digna os pacientes”, destacou.
Ginecologia
Jornada destaca políticas médicas em São José do Rio Preto
Endocrinologia Ginecológica, Climatério, Terapia de Reposição Hormonal, Medicina Fetal, entre outros, foram tópicos abordados pela XII Jornada de Obstetrícia e Ginecologia da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo).
O evento foi realizado na Sociedade de Medicina e Cirurgia de São José do Rio Preto, entre os dias 16 e 18 de junho e contou com a participação de Pedro Teixeira Neto, conselheiro do Cremesp na mesa de abertura, além de outros importantes nomes ligados à especialidade.
Teixeira Neto ressaltou o sucesso do evento, comprovado pelo número de inscritos, que passou dos 530. “Houve um importante debate sobre política médica, que contou com a participação de representantes do Cremesp”, relata.
Nutrição clínica
Cremesp apresenta aspectos bioéticos em nutrição no Ganepão
Grupo apresenta Consenso Brasileiro de Caquexia/Anorexia.
Os aspectos bioéticos envolvidos na nutrição de pacientes com Caquexia/Anorexia por Câncer foi tema de palestra que o conselheiro do Cremesp, o gastroenterologista Isac Jorge Filho ministrou no congresso de nutrição clínica Ganepão 2011.
Segundo Jorge Filho, durante o Ganepão foram apresentados os resultados do Consenso Brasileiro de Caquexia/Anorexia, coordenado por Dan Waitzberg, membro da Câmara Técnica de Nutrologia do Cremesp, e por Ana Geórgia Cavalcanti de Melo, secretária executiva da Associação Brasileira de Cuidados Paliativos.
O Consenso foi preparado a partir de reuniões prévias desde o início do ano. Jorge Filho coordenou o grupo, encarregado dos aspectos bioéticos.
Tendo como tema central Caminhando para o Equilíbrio Nutricional, o congresso foi realizado entre os dias 15 e 18 de junho, no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo.
Congresso
Socesp debate impacto da tecnologia na prática cardiológica
Azevedo (à direita) durante mesa redonda especial do Cremesp sobre questões éticas que envolvem os cardiologistas.
O impacto da tecnologia na prática cardiológica norteou as discussões do 32º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), realizado entre 23 e 25 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Segundo os organizadores, cerca de 7 mil congressistas participaram do evento.
“É o maior congresso de cardiologia de uma sociedade estadual no Brasil, em que são discutidos os temas mais atuais e relevantes da especialidade”, ressalta o cardiologista e presidente do Cremesp, Renato Azevedo.
Além de integrar a mesa de abertura do congresso, Azevedo também participou de uma mesa redonda especial do Cremesp. Entre outros temas, foram discutidos os processos ético-profissionais que envolvem cardiologistas e as questões éticas em procedimentos invasivos.