PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Dilema bioético da atualidade: a autonomia de pacientes terminais


ENTREVISTA (JC pág. 3)
Ben-Hur Ferraz Neto, presidente da ABTO


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
PEMC inclui cidades do interior em seu roteiro de atualização


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
I Fórum de Comunicação Integrada dos Conselhos de Medicina


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
O exercício da Pediatria no país, segundo análise da SPSP


EXAME DO CREMESP (JC pág. 7)
As avaliações estão programadas para setembro e outubro


XII ENEM (JC págs. 8 e 9)
Carta de Brasília divulga propostas aprovadas pelas entidades médicas


ARTIGO (JC pág. 10)
Sistemas público e suplementar de saúde na visão de Bosi Ferraz


GERAL 1 (JC pág. 11)
Educar para Paliar: evento internacional está recebendo inscrições


GERAL 2 (JC pág. 12)
O reajuste dos honorários médicos está determinado pela RN/ANS 71/2004


CFM (JC pág. 13)
Representantes do Estado no CFM se dirigem aos médicos e à sociedade


ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Análises do Cremesp ajudam a prevenir falhas éticas causadas pela desinformação


GERAL 3 (JC pág. 15)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe


ESPECIALIDADES (JC pág. 16)
Sociedade Brasileira de Cardiologia: 12 mil sócios e 25 entidades estaduais


GALERIA DE FOTOS



Edição 273 - 08/2010

ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)

PEMC inclui cidades do interior em seu roteiro de atualização


Programa de Educação Médica Continuada

Projeto, que visa promover reciclagem profissional e fortalecimento dos vínculos com os médicos do Interior, apresentou módulos em diferentes regiões


Olímpia


Público assiste à palestra sobre Patologias da Tireoide, em Olímpia

O Cremesp levou o módulo 80 do Programa de Educação Médica Continuada (PEMC) a Olímpia, onde foram apresentadas as palestras: Novo Código de Ética, por Pedro Teixeira Neto, conselheiro responsável da região, que abordou as mudanças do novo CEM, em vigor desde 13 de abril; e Patologias da Tireóide, realizada por Marco Antonio Fernandes Dias.

“A palestra de Dias despertou o interesse dos médicos devido à importância do tema, não somente para os especialistas, mas também para os médicos generalistas”, explicou Teixeira Neto. O evento foi realizado no dia 26 de julho, na Santa Casa da cidade.

Presidente Prudente


Conselheiro Salvador (3º à esq.) e participantes do evento

Pacientes adolescentes também requerem atendimento especializado. Partindo dessa premissa, o Cremesp, em parceria com a Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, realizou, no dia 29 de julho, mais uma etapa do PEMC, sob o tema Saúde do Adolescente: Saúde não é a ausência de doenças, saúde é o bem-estar, mental e social.

O evento contou com a presença das palestrantes Elza Utino e Julia Kerr Catunda, que discutiram a necessidade de uma abordagem diferenciada para pacientes adolescentes, por parte dos médicos e de outros profissionais da saúde.

Foram discutidos assuntos como a puberdade e a gravidez precoce, a facilidade de acesso às drogas, a grande quantidade de informações a que está sujeito esse público e, também, os direitos dos adolescentes ao sigilo e à vontade própria, assegurados pelo Código de Ética Médica (CEM).  

“Essa abordagem precisa ser discutida porque alguns profissionais têm um certo bloqueio em atender adolescentes. Por isso, temos de rediscutir o atendimento a esse público e aprender a lidar com a puberdade e a gravidez precoce”, defende o conselheiro responsável pela região, Henrique Liberato Salvador, presente no evento.

O programa foi realizado na Sociedade de Medicina da cidade e contou com quase 200 profissionais, que tiveram oportunidade de debater e tirar dúvidas com as palestrantes.

Franca


Participantes do programa de atualização profissional na cidade

Dando continuidade ao Programa de Educação Médica Continuada, foi realizada na noite do dia 22 de julho, na sede recreativa do Centro Médico de Franca, mais uma interessante rodada de palestras e debates, presenciada por cerca de 20 médicos.

O conselheiro e coordenador das delegacias do Cremesp no Interior, Lavínio Nilton Camarim, abriu os trabalhos com o Momento Ético, e logo depois foi a vez do palestrante Renato Satovschi Grinbaum, médico infectologista responsável pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da Beneficência Portuguesa e delegado do Cremesp.

Grinbaum apresentou a palestra  Antibioticoterapia: Princípios Atuais e Diarreias  – O que devemos saber, durante a qual foram abordados temas essenciais na área de antibióticos, “principalmente para os médicos que não têm acesso a este tipo de informação”, argumentou o palestrante.

Assis
Por sua vez, a cidade de Assis recebeu, no dia 29 de julho, a palestra Síndrome Coronariana Aguda – Diretrizes, ministrada por Ademir do Carmo Oliveira, médico cardiologista do Instituto de Atendimento à Mulher (IAM), com especialização pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Mundial de Terapia Intensiva.

Estiveram presentes Alfredo Rafael Dell’Aringa, conselheiro do Cremesp, além de Israel Antônio Ferreira Cintra, presidente da regional da Associação Médica Brasileira (AMB), e Zacharias Jabur, diretor presidente do Sindicato dos Médicos da região.  “O evento contou com boa presença e grande interesse por parte dos médicos, que tiveram a oportunidade de discutir desde os primeiros procedimentos a serem tomados em caso de infarto até os tratamentos existentes”, declarou Dell'Aringa.

Encontros do Cremesp

Para esclarecer as dúvidas dos médicos em razão das mudanças ocorridas no novo Código de Ética Médica (CEM), que entrou em vigor no dia 13 de abril, o Cremesp vem realizando encontros nos hospitais do Estado de São Paulo.

Ao longo do ano, esses eventos devem continuar a acontecer,  abordando, também, outros temas. “Após o término das discussões sobre o CEM, as reuniões serão voltadas a outras questões de interesse dos médicos, como por exemplo as condições de trabalho”, declara o vice-presidente do Cremesp, Renato Azevedo Júnior.

No mês de julho, os encontros foram realizados em Fernandópolis, no Hospital do Tatuapé (dia 1º); no Cema (15); no Hospital Leonor Mendes de Barros (16); e na Associação Paulista de Medicina (APM) de São Bernardo do Campo (22).


Este conteúdo teve 101 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 277 usuários on-line - 101
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.