CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
Médico do SUS: em defesa de plano de carreira definido e piso salarial digno
CONFERÊNCIA (JC pág. 3)
Os desafios por melhores condições de trabalho no sistema público de saúde
ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Módulos para atualização profissional avançam no ABC e no interior
BIOÉTICA (JC pág. 5)
Síntese dos temas abordados no Simpósio de Bioética Hospitalar, realizado no final de maio
ATIVIDADES 2 (JC pág. 6)
Quatro chapas disputam o pleito para a gestão 2009-2014
PRÓ-SUS (JC pág. 7)
Fórum Nacional e Sudeste debate plano de cargos e salários da classe
ENSINO (JC págs. 8/9)
Coletiva de imprensa apresenta livro e estudo sobre o Exame do Cremesp
ÉTICA (JC pág. 10)
O médico auditor deve se identificar de forma clara em todos os seus atos
VIDA DE MÉDICO (JC pág. 11)
O ortopedista Luiz Mestriner relata sua paixão pelo ensino médico
ESPECIALIDADES (JC pág.12)
Acompanhe a história das especialidades médicas a cada edição do JC
GERAL (JC pág. 13)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe
ALERTA ÉTICO (JC pág.14)
A ética no preenchimento do prontuário médico, segundo Parecer Consulta do Cremesp
PESC (JC pág. 15)
Iniciativa leva informações sobre temas de saúde a comunidades da periferia
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES 2 (JC pág. 6)
Quatro chapas disputam o pleito para a gestão 2009-2014
ELEIÇÃO CFM
Confira os nomes dos candidatos de São Paulo
A Comissão Eleitoral do Estado de São Paulo, presidida por Carlos Alberto Grandini Izzo e secretariada por Delcides Zucon e Luiz Celso Mattosinho França, divulga os nomes dos integrantes das quatro chapas que disputarão o pleito até o dia 2 de julho, dando continuidade aos trabalhos iniciados em maio para a eleição do Conselho Federal de Medicina (CFM) – gestão 2009-2014.
Neste ano, a eleição será mista, ficando a critério do médico – tanto da Capital como do Interior – votar por correspondência ou presencialmente. Essa alternativa visa facilitar a vida daqueles que estão em trânsito nos dias de votação.
Voto presencial
Os médicos paulistas que optarem por votar presencialmente deverão fazê-lo nos dias 1º e 2 de julho, das 8 às 20 horas – nas urnas disponíveis em apenas duas localidades da Capital – na sede do Cremesp, na rua da Consolação, 753; ou na subsede da Vila Mariana, rua Domingos de Morais, 1810. Os médicos deverão apresentar às mesas eleitorais a Carteira Profissional de Médico ou qualquer documento de identidade pessoal com foto e, se possível, devolver o envelope de votação recebido por correspondência para que seja imediatamente inutilizado.
Voto por correspondência
O material eleitoral, incluindo a cédula e as informações necessárias para votar, foi enviado pelos Correios em junho a todos os médicos inscritos no Cremesp, para o endereço de correspondência cadastrado na instituição. Compõem o material eleitoral: a papeleta de identificação, o envelope branco, com a cédula de votação, e o envelope carta-resposta. Para votar por correspondência, o médico deve proceder da seguinte maneira:
- Conferir os dados da papeleta de identificação. Se necessário, corrigir com letra legível e assinar no local indicado;
- Caso conste débito anterior ao exercício de 2009, o valor estará na papeleta de instruções para o voto. Nesse caso, para votar, o médico deverá juntar à papeleta de identificação um cheque nominal ao Cremesp no valor descrito. Caso tenha quitado o débito, enviar cópia do comprovante do pagamento. Mas, atenção, não coloque o cheque no mesmo envelope destinado à cédula de votação. Para garantir o sigilo do voto, introduzir somente a cédula de votação no envelope branco;
- Retirar a cédula de votação do envelope branco, tomando cuidado para não amassar, rasurar ou dobrar, evitando que o voto seja anulado, pois a apuração será feita por leitura ótica;
- Assinalar o voto, conforme as instruções;
- Feito isto, colocar na carta-resposta o envelope branco (com a cédula e devidamente colado), mais a papeleta de identificação – e, se for o caso, o cheque ou comprovante de pagamento de anuidade);
- Fechar e colar o envelope carta-resposta. Depositá-lo em qualquer caixa de coleta dos Correios o mais breve possível (não é necessário selar).
- Serão considerados válidos os votos recebidos até as 16 horas do dia 2 de julho pela agência dos Correios que centralizará o processo eleitoral, localizada à rua Matias Aires, 404, na Capital.
Confira a relação das chapas candidatas:
CHAPA 1 – COMPROMISSO COM OS MÉDICOS
Efetivo: Desiré Carlos Callegari - CRM 31001
Suplente: Renato Françoso Filho - CRM 35125
CHAPA 2 – VALORIZAÇÃO MÉDICA
Efetivo: Isac Jorge Filho - CRM 12754
Suplente: Clóvis Francisco Constantino - CRM 18221
CHAPA 3 – UNIÃO MÉDICA
Efetivo: Ferrucio Dall´Aglio - CRM 73605
Suplente: Nelson Gonçalves Filho - CRM 70685
CHAPA 4 – MODERNIZAÇÃO DOS CONSELHOS
Efetivo: Carlos Rodolfo Carnevalli - CRM 41180
Suplente: Nelson Nisenbaum - CRM 50778
Cartazes do Cremesp divulgam o Código de Ética
O Cremesp confeccionou e está divulgando cartazes com textos de artigos do Código de Ética Médica. Já foram preparadas as peças com os artigos 3º, 69, 102, 105 e 110 do Código. De acordo o diretor de Comunicação do Conselho, Nacime Salomão Mansur, a divulgação visa “orientar os colegas médicos, assim como os pacientes e seus familiares, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente”.
Os cartazes foram enviados a todas as Comissões de Ética dos estabelecimentos hospitalares do Estado de São Paulo, aos hospitais e clínicas e às Delegacias Regionais do Cremesp.
Os interessados em obter o material devem enviar uma mensagem para o endereço eletrônico: asc@cremesp.org.br