CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
Henrique Carlos Gonçalves: o ensino médico no país necessita de reformas urgentes
ENTREVISTA (JC pág. 3)
Em entrevista, Roberto D’Ávila, vice-presidente do CFM, fala sobre a revisão do Código de Ética Médica. Necessária e inadiável...
ATIVIDADES 1 (JC pág, 4)
Cremesp e entidades médicas obtém liminar para TISS eletrônica no Estado de São Paulo
ATIVIDADES 2 (JC pág, 5)
Portais do Cremesp: usuários podem conferir grandes novidades, no layout e no conteúdo, preparadas para 2009
ESPECIAL 1 (JC pág. 6)
Confira as atribuições do Cremesp e de seus conselheiros à frente da instituição
ESPECIAL 2 (JC pág. 8)
Residência Médica: estudo mostra que a grande maioria de egressos atende no setor privado
ÉTICA & JUSTIÇA (JC pág. 10)
Atenção para a nova interpretação do Judiciário no que diz respeito à má prática da Medicina em hospitais
ENSINO MÉDICO (JC pág. 11)
Conselho reúne representantes de escolas médicas do Estado para avaliar resultados do Exame Cremesp 2008
HISTÓRIA (JC pág, 12)
HC da Faculdade de Medicina de Botucatu: atendimento especializado e de qualidade para pacientes de 68 municípios da região
GERAL 1 (JC pág. 13)
Vida de Médico - A ginecologista Rosa Emília Lacerda fala sobre seus 37 anos de carreira
ALERTA ÉTICO (JC pág. 14)
Internação compulsória para tratar alcoolismo é opção a ser considerada pelo médico?
GERAL 2 (JC pág. 15)
Destaque para a presença dos diretores do Cremesp na inauguração do Centro Cardiológico do Hospital Sírio-Libanês
2009 (JC pág. 16)
Cremesp deseja a todos um novo ano de realizações e paz
GALERIA DE FOTOS
ATIVIDADES 1 (JC pág, 4)
Cremesp e entidades médicas obtém liminar para TISS eletrônica no Estado de São Paulo
EDUCAÇÃO CONTINUADA
Capital paulista, Pariquera-Açu, Itapeva e Itapetininga recebem o programa gratuito do Cremesp destinado aos médicos do Estado, em especial aos generalistas
Capital
Doença reumática das principais valvopatias foi o tema do 21º módulo do Programa de Educação Médica Continuada na Capital, realizado na sede do Cremesp, nos dias 28 e 29 de novembro. O evento, que reuniu aproximadamente 70 participantes, teve na abertura a participação do coordenador do programa na Capital, o conselheiro José Henrique Andrade Vila, e do ex-presidente do Cremesp e criador da Educação Médica Continuada, Isac Jorge Filho. “Esses cursos são feitos para atingir quem está no dia-a-dia, na batalha, e com isso estamos protegendo vocês dos erros médicos”, disse Jorge Filho aos participantes.
A coordenação das palestras ficou por conta do cirurgião cardiologista Paulo de Lara Lavítola, para quem esses cursos “enriquecem de saber nossa medicina”. “As perguntas dos participantes foram pertinentes, demonstrando interesse pelo tema. Palestrantes especialistas do mais alto nível discutiram aspectos de extrema importância”, afirmou Vila.
Itapeva
Com o tema Urgências, o 52º Módulo do Programa Educação Médica Continuada do Cremesp no Interior aconteceu no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva, organizado pela Delegacia de Sorocaba. O programa abordou temas como: Momento ético (João Márcio Garcia); Parada cardiorrespiratória – Atendimento inicial (Bruno Vaz Kerges Bueno); e Atendimento inicial ao politraumatizado (Mozar Horn).
O evento contou com a participação de uma platéia de 65 pessoas. Representando o Cremesp estava o conselheiro João Márcio Garcia, que também realizou palestra. “Nós, membros do Conselho, cuidamos de atualizar os colegas sobre os principais temas ligados à Ética Médica com o intuito de mostrar formas eticamente corretas de abordar certas situações, especialmente aquelas que têm sido causas maiores de conflitos e denúncias junto ao Cremesp”, comentou o conselheiro.
Pariquera-Açu
A Delegacia de Registro encerrou suas atividades com a organização do 53º Módulo do Programa de Educação Médica Continuada do Cremesp no Interior, que aconteceu no anfiteatro do Hospital Regional do Vale do Ribeira, em Pariquera-Açu, no dia 14 de novembro.
O programa abordou temas como: Momento ético (João Márcio Garcia); Urgências em obstetrícia (Thyrso Camargo Ayres Filho); Diagnóstico do refluxo gastroesofágico na prática clínica (Marcos Tadeu Lungwtz); e Urgências em urologia (Genessy Ângelo Bortolazzo Júnior).
O módulo focou as emergências médicas e teve resposta positiva de seu público de 40 pessoas, segundo o conselheiro responsável da região, João Márcio Garcia. “O Educação Continuada nos dá a oportunidade de levar informação atualizada e conhecer os diversos problemas relativos ao exercício profissional, que diferem de uma região e mesmo de uma cidade para outra”, comentou o conselheiro.
Itapetininga
A cidade de Itapetininga recebeu o 54° módulo do Programa de Educação Médica Continuada, realizado no auditório da Universidade Aberta do Brasil, no dia 3 de dezembro. As palestras abordaram os temas Ética em pediatria (Clóvis Francisco Constantino); Parada cardiorrespiratória (Tânia Miyuki Shimoda Sakano); Asma em crise (Antonio Carlos Pastorino), Icterícia neonatal (Celeste Gómez Sardinha Oshiro); e Convulsão (Abram Topczewski). Compareceram ao local cerca de 50 pessoas.
Após a apresentação dos temas, promoveu-se um debate entre os participantes. O delegado da região de Sorocaba, Oswaldo Benedito Morelli, demonstrou-se extremamente grato pelo evento.
“Gostaríamos de agradecer ao Cremesp pelo aprendizado. Os médicos não só gostaram como pretendem solicitar junto ao Conselho novas palestras na região. Eles acham muito importante que a prática seja local, sem que haja necessidade de se locomover a outras cidades”, concluiu.
TISS eletrônica
Cremesp e entidades médicas obtêm liminar tornando facultativo o uso da TISS no formato eletrônico
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em trabalho com as demais entidades médicas, obteve liminar em Mandado de Segurança Coletivo junto à Justiça Federal do Estado do Rio de Janeiro, sede da ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar, tornando facultativo o uso da TISS no formato eletrônico.
Os médicos inscritos junto ao Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo poderão manter a troca de informações através das guias de papel, atualmente utilizadas.
Assim sendo, o Exmo. Sr. Juiz Federal Dr. Wilney Magno de Azevedo Silva, da 16ª Vara Federal do Rio de Janeiro, nos autos do Mandado de Segurança Coletivo nº 2008.51.01.022771-1, deferiu o pedido do Cremesp, nos seguintes termos:
“Pelo exposto, defiro parcialmente a liminar requerida, com que, determinado à Autoridade Impetrada (a ANS, portanto) que se abstenha de exigir que os médicos radicados no Estado de São Paulo e inscritos no Cremesp prestem as informações previstas na Resolução Normativa nº 153 da ANS apenas por meio eletrônico, de modo que tais informações possam ser trocadas por formulários e guias padronizadas, na mesma forma utilizada anteriormente à data de vigência da referida resolução.”
Em síntese, afirmamos que:
1) os médicos inscritos junto ao Cremesp continuarão autorizados, agora por medida judicial pronta e eficaz, a transmitir suas informações aos convênios médicos através das guias de papel utilizadas atualmente; e
2) qualquer tentativa de coação aos médicos para que seja utilizada a guia eletrônica deverá ser imediatamente informada ao Cremesp que, através do seu Departamento Jurídico, adotará as medidas cabíveis.
Atenciosamente,
Henrique Carlos Gonçalves
Presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo
Cartão do rodízio de veículos da Capital tem liberação on-line
O Cremesp informa que, a partir do mês de novembro, não é mais necessária a retirada do Cartão DSV/Médico pessoalmente, já que a liberação é feita on-line. Mas se ainda assim houver interesse em retirá-lo na unidade do Cremesp, será necessário formalizar o pedido através do e-mail rod@cremesp.org.br e aguardar contato para que seja agendada a data de sua entrega na Seção de Cadastro, localizada na Delegacia da Vila Mariana, situada na rua Domingos de Moraes, 1810, na Vila Mariana.
Fique atento às correspondências, pois as mesmas informarão sobre a liberação do veículo, constando em qual edição do Diário Oficial da cidade está registrado. Nas correspondências de pedido inicial e de substituição irão os selos holográficos para fixar no carro.
Cuidado Paliativo é tema de nova publicação do Cremesp
A cada dia aumenta o número de instituições e serviços dedicados a um tipo de atenção, deixando claro que em todos os estágios da vida humana, há sempre como cuidar e garantir que a trajetória de pacientes mantenha-se digna e amparada. Acompanhando esta tendência, o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) está disponibilizando sua nova obra, intitulada Cuidado Paliativo.
Resultado de mais de três anos de empenho do Grupo de Trabalho sobre Cuidados Paliativos do Cremesp – do qual fazem parte especialistas com vasta experiência prática e acadêmica na área –, o livro aborda uma ampla gama de temas, distribuídos em mais de 680 páginas. (em edição posterior, o Jornal do Cremesp abordará o tema com mais detalhes).