PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL
Ano difícil, mas repleto de conquistas


ENTREVISTA
Peter Singer falou ao JC no VI Congresso Mundial de Bioética


ARTIGOS
Isac Jorge Filho e Elizabete Franco escrevem sobre Terapia Nutricional e Crianças com HIV


REPÚDIO
Unoeste: entidades médicas repudiam aumento de vagas


DIRETRIZES
Especialidades Médicas: 100 novas diretrizes


BALANÇO CREMESP
Retrospectiva 2002: realizações e objetivos alcançados


ATUALIZAÇÃO
Hamer Nastasy Palhares Alves escreve sobre o médico dependente químico


GERAL 1
Destaque para aprovação de Projeto que define o Ato Médico


CREMESP
Veja debate em plenária sobre o Programa de Saúde da Família


AGENDA
Confira os eventos que contaram com a participação do Cremesp


NOTAS
Destaque para a inauguração da nova sede do Setor de Planejamento em Saúde/UNIFESP


GERAL 2
Cartões de Desconto: confira resolução do CFM nº 1649/2002 sobre o assunto


MEMÓRIA
VII Congresso Brasileiro de História da Medicina


GALERIA DE FOTOS



Edição 184 - 12/2002

BALANÇO CREMESP

Retrospectiva 2002: realizações e objetivos alcançados


Descentralização e produção de qualidade marcaram 2002

A modernização e a descentralização marcaram a atuação do Cremesp em 2002. A inauguração de quatro sedes na capital, a designação de novos delegados, a ampliação do número de médicos fiscais e a instituição de câmaras de julgamento imprimiram agilidade na prestação de serviços aos médicos e à população, na tramitação dos processos e julgamentos, e na fiscalização das condições de trabalho. Destacou-se, ainda, a parceria com as entidades médicas, além da produção e divulgação de informações, promoção de eventos, lançamentos de site e publicações.

Janeiro

- Levantamento realizado pelas Delegacias do Cremesp identificou hospitais filantrópicos no Estado de São Paulo que não pagavam os médicos em dia. Essa realidade foi levada ao Ministério da Saúde pelas entidades médicas, e solucionado algum tempo depois.
- O Cremesp apoiou a mobilização do movimento dos médicos residentes que conquistou 35% de reajuste na bolsa mensal do MEC, que estava congelada há oito anos.

Fevereiro

- Lançado o Centro de Bioética do Cremesp, coordenado pelo médico Gabriel Oselka, com o objetivo de produzir e divulgar conhecimentos em Bioética.
- Inauguradas quatro delegacias regionais do Cremesp na Capital (Santana, Santo Amaro, Lapa e Tatuapé) que registraram cerca de 400 atendimentos apenas no primeiro mês de funcionamento.
- Conselho adere ao combate à dengue no Estado e produz informe técnico para diagnóstico e tratamento da doença, em parceria com as entidades médicas, Associação Paulista de Saúde Pública, e secretarias municipal e estadual de Saúde de São Paulo.
- Cremesp lança o Guia Médico, com dados (endereço e especialidade) de profissionais atuantes no Estado e que serve como referência de contato para o público em geral, desde que a divulgação das informações tenha sido expressamente autorizada.

Março

- Toma posse nova Diretoria do Cremesp, ao mesmo tempo que assumem 26 novos delegados regionais metropolitanos do Cremesp.
- Conselho concede o Prêmio Cremesp Saúde da Mulher aos serviços de saúde e maternidades que se destacaram na qualidade e humanização do atendimento à mulher no Estado.
- Em Sessão Plenária Extraordinária os conselheiros decidem suspender cautelarmente o exercício profissional de Eugênio Chipkevitch, pediatra atualmente preso por abuso sexual de menores.
- A proliferação de cursos preparatórios para provas de Residência Médica, nos moldes dos cursinhos pré-vestibulares, foi alvo de crítica do Cremesp.
- Cremesp e entidades intensificam protestos contra reajuste concedido aos planos de saúde, que penalizavam os consumidores e não levavam em conta a defasagem dos honorários médicos.

Abril

- Cremesp promove o Seminário Saúde e Trabalho, caminhos para a Cidadania e lança o estudo Mercado de Trabalho Médico no Estado de São Paulo, em parceria com a Estação de Sinais de Mercado (Nescon) da UFMG. Com isso, o Cremesp traçou as principais tendências do mercado; formas de inserção (assalariado, autônomos ou empregadores); salários, saldos de empregos; especialidades médicas e perfil dos serviços.
- A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulga a intenção de padronizar e monitorar a qualidade dos produtos ortopédicos no Brasil, após denúncia do Cremesp, a partir de resultados de estudo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Maio

- Têm início as atividades da Rede Estadual de Apoio a Médicos Dependentes Químicos, iniciativa do Cremesp com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O serviço, até outubro de 2002, já havia atendido 70 médicos usuários de álcool e drogas.
- Com a participação do Cremesp, é selado acordo inédito com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e aval das entidades de defesa do consumidor, que possibilitaria um aumento de 20% no valor dos honorários médicos pelos planos de saúde.
- A ampliação do número de médicos fiscais e a parceria com a Vigilância Sanitária e o Ministério Público dá resultados: Conselho intensifica fiscalização em diversos hospitais que mantêm más condições de trabalho.
- O Conselho participa da promoção do 1º Encontro de Estudantes de Medicina em Ética Médica.

Junho

- O destino de pré-embriões, os dilemas da reprodução assistida e da clonagem humana foram temas de Simpósio promovido pela Câmara Técnica de Bioética do Cremesp.
- Pesquisa Datafolha, encomendada pela AMB, CFM e Cremesp, revela os piores planos de saúde, de acordo com a opinião dos médicos, que apontaram a restrição de coberturas de doenças e glosas como as principais interferências das operadoras.
- São apresentados os resultados de 19 projetos de estudantes de medicina que participaram do programa do Cremesp de concessão de bolsas para pesquisa na área de ética médica, que já selecionou mais 21 projetos.

Julho

- Cremesp faz amplo esclarecimento sobre a unificação das especialidades médicas pelo Conselho Federal de Medicina e Associação Médica Brasileira, além de reforçar a informação sobre como registrar o título de especialista no Conselho.
- São designados mais 9 delegados para as regionais do Cremesp na Capital, com a função de atuar na parte judicante (expedientes e fiscalização) e atuar junto às Comissões de Ética Médica.

Agosto

- Lançada publicação do Cremesp: Ética em Ginecologia e Obstetrícia, com a colaboração de vários profissionais e a abordagem de 34 temas que valorizam a humanização do atendimento às mulheres.
- O Projeto de Controle de Qualidade do Atendimento Médico Hospitalar (CQH), uma parceria entre o Cremesp, a Associação Paulista de Medicina e a Sociedade Médica Paulista de Administração em Saúde, recebe prêmio da Câmara Americana do Comércio.

Setembro

- Conselho realiza mais um encontro de planejamento entre conselheiros e delegados, visando a modernização administrativa e dos processos; ampliação da atuação com a sociedade e entidades; ações sobre condições de trabalho e educação médica.
- Inaugurada Delegacia do Cremesp em Santo André.

Outubro

- Por ocasião do Dia do Médico, 18 de outubro, o Conselho lançou um site temático na Internet dedicado à Bioética (http://www.bioetica.org.br) e duas publicações: Ética em Publicidade Médica e Manual de Orientação ao Anestesiologista.

Novembro

- Com grande repercussão, foram apresentadas as diretrizes médicas Usuários de Substâncias Psicoativas: abordagem, diagnóstico e tratamento, elaboradas pelo Cremesp em parceria com a AMB e Sociedade Brasileira de Psiquiatria.
- Juntamente com as entidades médicas o Cremesp denunciou a criação de um curso de Medicina na cidade de São Paulo.
- O Cremesp homenageia o professor Luiz Decourt, pelos seus 90 anos de idade, 67 dedicados ao exercício e ensino da medicina.


Atividades e produção do Cremesp em 2002

Plenárias de conselheiros: 165
Reuniões de Câmaras Técnicas de Especialidades Médicas: 71
Câmaras realizadas para aprovação de expedientes: 290
Fiscalizações em hospitais e serviços de saúde da capital: 278
Fiscalizações em hospitais e serviços de saúde do interior: 514 Médicos fiscais contratados: 11
Procedimentos do Departamento Jurídico: 2.268
Denúncias recebidas: 2.654
Processos disciplinares instaurados: 671
Médicos julgados: 468
Pareceres: 125
Resoluções: 2
Registros de Comissões de Ética Médica: 751
Atendimento a Hospitais, Clínicas e Pessoas Jurídicas: 19.906
Novos registros profissionais: 3.005
Julgamentos simulados: 22
Consultas respondidas: 10.021
Documentos protocolados: 109.345
Atendimentos nas Delegacias Regionais do Interior e da Capital: 29.689
Acessos ao site http://www.cremesp.org.br: 136.788
Pesquisas na biblioteca: 12.680
Manuais publicados: 5
Jornais e revistas editados: 15
Atendimento à imprensa: 425

Este conteúdo teve 86 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 318 usuários on-line - 86
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.