PESQUISA  
 
Nesta Edição
Todas as edições


CAPA

EDITORIAL (JC pág. 2)
Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo: referência de respeito à cidadania, aos direitos humanos e à ética


ENTREVISTA (SM pág. 3)
Em entrevista, a pediatra Rosana Fiorini Puccini, fala sobre o livro A Formação Médica na Unifesp - Excelência e Compromisso Social


ATIVIDADES 1 (JC pág. 4)
Programa de Educação Continuada: número crescente de participantes demonstra interesse pela reciclagem profissional de qualidade


ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)
Destaque para nosso Banco de Empregos Médicos, serviço de sucesso, gratuito, que há 5 anos beneficia médicos na busca por crescimento profissional e pessoal


ATIVIDADES 3 (JC pág. 6)
Exame do Cremesp 2008: quarta edição da avaliação de recém-formados em Medicina tem mil inscritos para a primeira fase da prova


ELEIÇÃO 1 (JC pág. 7)
Unidade Médica vence eleição do Conselho por ampla maioria, com 42,35% dos votos válidos


ELEIÇÃO 2 (JC págs. 8/9)
Acompanhe as propostas para a gestão da Unidade Médica, defendidas durante a campanha eleitoral


IND. FARMACÊUTICA (JC pág. 10)
Pesquisas close-up: muito além do conflito de interesses, prática - se confirmada - fere a intimidade dos pacientes


CONJUNTURA (JC pág. 11)
Efeitos da aplicação da Lei Seca no trânsito: número de mortes nas estradas federais cai 14,5% em julho


ARTIGO (JC pág. 12)
O tratamento - ético - da obesidade, pela conselheira e médica endocrinologista Ieda Verreschi


GERAL 1 (JC pág. 13)
Em Vida de Médico, José Luiz Barbosa dá um depoimento emocionado sobre sua trajetória profissional dedicada à Medicina


ALERTA ÉTICO
Médico com formação geral está apto a prestar atendimento em clínica médica e pediatria? Esclareça esta e outras dúvidas pertinentes ao exercício da Medicina


GERAL 2 (JC pág. 15)
Acompanhe a participação do Cremesp em eventos relevantes para a classe médica do Estado


HISTÓRIA (JC pág. 16)
Santa Casa de São Carlos: 109 anos de história e referência em procedimentos de cardiologia intervencionista


GALERIA DE FOTOS



Edição 251 - 08/2008

ATIVIDADES 2 (JC pág. 5)

Destaque para nosso Banco de Empregos Médicos, serviço de sucesso, gratuito, que há 5 anos beneficia médicos na busca por crescimento profissional e pessoal


BANCO DE EMPREGOS MÉDICOS


Página inicial do portal

Mais de 1.800 empresas e 2.000 profissionais cadastrados no site de empregos do Cremesp

Esses são os números atuais, crescentes desde a implantação deste serviço em 2003, que confirmam o sucesso do Banco de Empregos Médicos do Cremesp, entre médicos e instituições de saúde. Todos os meses, o Departamento de Comunicação recebe vários e-mails, de colegas e de instituições que utilizam o portal, elogiando a dinâmica, a praticidade e os resultados desse serviço.

A iniciativa, uma parceria entre o Cremesp, a Associação Paulista de Medicina (APM) e a Federação dos Médicos do Estado de São Paulo (Femesp), permite ao médico apresentar ao mercado de trabalho seu currículo, com suas qualificações e experiência profissional.

Todas as oportunidades oferecidas pelo Bem.org são atualizadas diariamente e têm como principal proposta auxiliar os colegas na procura, direcionada, de novos desafios profissionais. Por essa razão, o portal também divulga cursos de instituições renomadas, programas de educação continuada e concursos para a classe médica.

O site possui canais específicos para a busca rápida de oportunidades pelos médicos e de currículos pelos empregadores. Profissionais e empresas podem selecionar as vagas e os currículos por especialidade, após preencher, on line, um formulário simplificado para cadastrar-se.

A aprovação e a divulgação das propostas de trabalho pelo Banco de Empregos Médicos do Cremesp são realizadas de maneira criteriosa e ética, ou seja, somente são liberadas após confirmação de dados em nosso sistema. O serviço oferecido é totalmente gratuito, tanto para o profissional médico quanto para as instituições que divulgam suas vagas. Sendo assim, nenhuma empresa de RH está credenciada por qualquer instituição de saúde a cobrar taxas para seleção ou efetivação de candidatos.

“O Cremesp não intermedeia contatos entre empresas e interessados nas oportunidades. Por essa razão, é importante que o candidato avalie sempre as propostas de trabalho com atenção e bom senso, antes de decidir-se”, orienta o diretor de Comunicação do Cremesp, Bráulio Luna Filho. Em caso de dúvidas ou sugestões, os interessados poderão enviar e-mail para: editoria@bem.org.br

HIPÓCRATES
Delegacia Metropolitana da Vila Mariana recebe busto do
“pai da Medicina”


Salvador, Henrique Carlos, Desiré e Jarbas no momento do descerramento

Citando princípios do Código de Ética Médica, o presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, deu início à cerimônia de descerramento do busto de Hipócrates (460 – 377 aC), pensador grego considerado o “pai da Medicina”, cujo juramento é feito tradicionalmente pelos médicos por ocasião de sua formatura. A solenidade foi realizada no dia 30 de julho, na sede da Delegacia Metropolitana da Vila Mariana, instalada na sub-sede do Conselho.

Estiveram presentes os diretores do Cremesp, Desiré Carlos Callegari (Jurídico), João Ladislau Rosa (Fiscalização) e o conselheiro Henrique Liberato Salvador, além do superintendente da Delegacia, Jarbas Simas, e delegados de todas as regionais da Capital. “Este momento representa a finalização do trabalho de reforma e reinauguração desta casa para que os delegados possam desenvolver plenamente suas atividades em prol dos médicos”, afirmou Callegari.

Simas agradeceu aos conselheiros, delegados e funcionários, ressaltando a importância da unidade. “Nós, os delegados da Vila Mariana, temos um compromisso com esta gestão, porque com esta casa hoje temos uma identidade”, declarou.


PALESTRAS

Americana e Rio Claro
Os conselheiros José Henrique Andrade Vila e Renato Françoso Filho proferiram, no dia 17 de julho, palestras sobre Atestado de Óbito e Atestado Médico na Associação Paulista de Medicina de Americana. Mais de 80 pessoas da região, incluindo as provenientes de Santa Bárbara D‘oeste e Nova Odessa, prestigiaram o evento, durante o qual foi discutida em detalhes a legislação sobre atestados. Segundo o conselheiro Vila,“a presença maciça dos médicos demonstrou o grande interesse pelo tema, fato que se refletiu no bom desenvolvimento das palestras”.

A Associação Paulista de Medicina de Rio Claro também sediou a apresentação, no dia 24, e contou com a presença do presidente da APM de Rio Claro, José Luis de Sousa Castro, e de aproximadamente 30 médicos da região, que elogiaram a iniciativa do Conselho.

Homenagem a médicos com mais de 50 anos de profissão

Campinas


Henrique Carlos fala aos médicos durante homenagem

Na cerimônia de homenagem aos médicos com mais de 50 anos de profissão, realizada no dia 23 de julho, pela Delegacia Regional de Campinas, mais de 250 pessoas – entre 52 homenageados, familiares e convidados –, marcaram sua presença na Sociedade de Medicina e Cirurgia. O secretário municipal de Saúde de Campinas, José Francisco Kerr Saraiva, também compareceu.

O presidente do Cremesp, Henrique Carlos Gonçalves, que participou da abertura do encontro, declarou: “momentos como este demonstram o reconhecimento desta Casa aos profissionais que dedicaram anos de suas vidas ao pleno exercício da Medicina”. Para o conselheiro Moacyr Esteves Perche, a presença maciça de médicos da região fez da cerimônia um evento marcante. “Recebemos muitos agradecimentos por esta iniciativa do Cremesp; nosso desafio agora é promover anualmente momentos semelhantes”, declarou.

Franca


Camarim, delegados, lideranças médicas e homenageados

A Delegacia Regional de Franca realizou, no dia 10 de julho, na sede campestre do Centro Médico da APM Regional, uma homenagem aos médicos que exercem a medicina há mais de 50 anos na região. A homenagem reuniu cerca de 200 pessoas e “foi um fato inédito na cidade de Franca, emocionante”, afirmou o coordenador do evento, o conselheiro Lavínio Nilton Camarim.

Além dos delegados regionais Carlos Aoud Riad e Ulisses Martins Miniccucci, estiveram presentes representantes da Unimed, da Santa Casa e do Hospital Regional de Franca. O presidente do Simesp regional, Marco Aurélio Piacesi, e políticos da região também prestigiaram o encontro.

Os médicos homenageados – agraciados com uma medalha de honra ao mérito e um diploma – foram os seguintes: Valeriano Faria Vieira; Cirillo Barcellos; Manoel Ribeiro Soares; Ephigênia de Paula Ribeiro; Cristóvão Barcellos; Newton Novato; Michel Nassim Mellem; Gustavo Francisco de Paula Lopes; Euswaldo Athayde de Souza; José Lancha Filho; Luiz Faraco; Ecyr Alves Ferreira; Antônio Soukef; Cleomar Borges de Oliveira; Samuel Pereira de Almeida e Lourival Zaparolli.\

Fotos: Osmar Bustos



Este conteúdo teve 425 acessos.


CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ: 63.106.843/0001-97

Sede: Rua Frei Caneca, 1282
Consolação - São Paulo/SP - CEP 01307-002

CENTRAL DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO
(11) 4349-9900 (de segunda a sexta feira, das 8h às 20h)

HORÁRIO DE EXPEDIENTE PARA PROTOCOLOS
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

CONTATOS

Regionais do Cremesp:

Conselhos de Medicina:


© 2001-2024 cremesp.org.br Todos os direitos reservados. Código de conduta online. 340 usuários on-line - 425
Este site é melhor visualizado em Internet Explorer 8 ou superior, Firefox 40 ou superior e Chrome 46 ou superior

O CREMESP utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no site implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Cookies do CREMESP. Saiba mais em nossa Política de Privacidade e Proteção de Dados.