CAPA
EDITORIAL (JC pág. 2)
Macular a imagem do Cremesp significa macular a própria imagem dos médicos paulistas - Henrique Carlos Gonçalves
PRESTANDO CONTAS (JC pág. 3)
Denúncias anônimas tentam ferir a imagem do Conselho e as de seus últimos presidentes
PRESTANDO CONTAS (JC pág. 4)
Documentos comprovam idoneidade e a forma correta de trabalho com que esta Casa é administrada
ESPECIAL (JC pág. 6 e 7)
Congresso de Bioética, realizado em Ribeirão Preto, reuniu público recorde na discussão de temas de grande interesse científico
ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 8)
Tudo o que você precisa saber para participar das Eleições do Cremesp - quinquênio 2008-2013
ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 9)
Acompanhe os componentes da Chapa 1 - Unidade Médica, concorrentes às eleições do Cremesp 2008
ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 10)
Acompanhe os componentes da Chapa 2, Resgate - A Renovação Inteligente, concorrentes às eleições do Cremesp 2008
ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 11)
Acompanhe os componentes da Chapa 3, Médico em 1º lugar, concorrentes às eleições do Cremesp 2008
ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 12)
Acompanhe os componentes da Chapa 4, Opção Ética, concorrentes às eleições do Cremesp 2008
EXAME 2008 (JC pág. 13)
Exame do Cremesp 2008 tem inscrições prorrogadas até 31 de julho
ENTREVISTA (JC pág. 14)
Luiz Arnaldo Szutan, novo diretor da FCMSC-SP, é o entrevistado desta edição
ATIVIDADES 1 (JC pág. 15)
Portal científico do Cremesp dará acesso a 135 títulos de periódicos internacionais
ATIVIDADES 2 (JC pág. 16)
Veja os Módulos de Educação Médica Continuada deste mês de julho
ATIVIDADES 3 (JC pág. 17)
Neste mês de julho, Cremesp abriu licitação pública para comunicação institucional
VIDA DE MÉDICO (JC pág. 17)
Álvaro Bien, geriatra e clínico geral, quer passar sua experiência de vida, como profissional da Medicina, aos filhos
ALERTA ÉTICO (pág. 18)
Tire suas dúvidas sobre o fornecimento da declaração de óbito do paciente a familiares
GERAL (JC pág. 19)
Presidente do Conselho é homenageado por oftalmologistas em Simpósio Internacional
GALERIA DE FOTOS
ELEIÇÕES 2008 (JC pág. 11)
Acompanhe os componentes da Chapa 3, Médico em 1º lugar, concorrentes às eleições do Cremesp 2008
CHAPA 3 MÉDICO EM 1º LUGAR
Colega, você está satisfeito com a sua situação de Médico na Sociedade?
Você está satisfeito com a maneira como seu Cremesp está trabalhando por você?
A Chapa 3 - “Médico em 1º Lugar”, está propondo uma opção pelo novo, na gestão do Cremesp.
Cremesp, A Casa do Médico
Ter o Médico como prioridade. Dar ao Médico a dignidade merecida entre seus pares. Ser recebido no seu Cremesp por um Médico é obrigação dos que se apresentam para representá-los.
Ombudsman
Ser transparente em todos os atos praticados pelo Cremesp. A figura de um Médico Ombusdman, inovação necessária, vai dar a clareza solicitada pelos Médicos ao seu Cremesp.
Apoio à mulher Médica
Estar atento para a mudança que está ocorrendo no perfil dos médicos, mostrando ser a mulher Médica a maioria dentre os profissionais em atividade. Propiciar condições adequadas de trabalho, impedir a discriminação e apoiar todas as suas necessidades, será uma orientação preferencial no Cremesp.
Esclarecer e orientar para não punir
Introduzir a orientação e o treinamento, para que os Médicos pratiquem a Medicina com tranqüilidade, com assertivas, sem angústia, produzindo o melhor de seu conhecimento a favor da Sociedade. A punição continuada está na contramão da Medicina, que nos ensinou, primariamente, a prevenir e promover a saúde, e não apenas a tratar a doença, que vem a ser a punição do Médico, muitas vezes por absoluta falta de condições de formação, de estrutura de trabalho e de apoio do Cremesp.
Nosso órgão máximo deve ser o aglutinador de todos nós. Evitar o corporativismo, pois a sociedade não aceita este procedimento, mas estar sempre presente onde o Médico necessite de uma ação imediata, com voz firme, representativa e de confiança é a obrigação do Cremesp.
Repetição de mandatos
Nos últimos 15 anos temos sido liderados pelo mesmo grupo de Médicos, que não perseguiram os ideais acima. As dificuldades que os Médicos estão enfrentando, na área de trabalho profissional e no relacionamento com a Sociedade, não melhoraram como queremos, pelo contrário, estamos cada vez mais sufocados por todos os lados. A persistência de mandatos só afastou os conselheiros atuais do Médico, criando uma aura inadequada. Precisamos oxigenar o Cremesp. Somos 96000 médicos paulistas, e certamente, existem muitos Médicos aptos a nos representar e conduzir os destinos dos Médicos, além deste atual grupo no poder. Nossa proposta é limitar a uma reeleição, se assim quiser a classe médica.
Escolas Médicas, Residência Médica, Ato Médico, honorários e salários
A excessiva abertura de escolas médicas, as vagas de residência médica insuficientes, a invasão de outros profissionais de saúde nos atos médicos, a remuneração dos honorários de convênios e os salários aviltantes, têm que ter uma postura direta, firme, de liderança efetiva, para poder influir em todas as camadas sociais envolvidas, sem medo de represálias, de cabeça erguida, enfim, ser o Cremesp que o Médico deseja.
Plantão de apoio ao Médico
Como pode um Médico estar tranqüilo quando fica desamparado de seus pares nos momentos de dificuldades, nos mais variados ambientes de trabalho. Há a necessidade de promover este suporte, para que o Médico possa tomar suas decisões após uma orientação mais abalizada, reduzindo suas exposições às situações que poderão gerar danos ao colega.
Novas áreas de atuação médica
Por que restringir a voz aos colegas médicos que se aperfeiçoam em áreas médicas cada vez mais solicitadas pela Sociedade, p.ex. Medicina Estética, Homotoxicologia e Ortomolecular, mas ainda não regularizadas. A evolução da ciência médica é muito rápida. Precisamos estar atentos a isto. Evitar que não médicos atuem em nossa área, será o caminho da normalidade esperada. Precisamos discutir este assunto com o respeito que todos devem ter, uns pelos outros, somos todos Médicos.
Anuidades
A situação do Médico tem mudado continuadamente. Tributar em excesso castiga nossa classe. O Cremesp deve encontrar fórmulas de se adequar a realidade. A inadimplência de 7.400 médicos espelha isto. A bitributação, pessoa física e jurídica, precisa ser melhor avaliada. As mudanças introduzidas ainda não satisfazem o Médico.
Auditoria Médica
O Cremesp deve intervir no ambiente de discórdia que se instalou quando da criação de “médicos auditores”. O Médico deve decidir suas orientações terapêuticas com liberdade, com a experiência científica e a consciência profissional, sem interferências externas. O objetivo é o bem-estar de nossos pacientes. O Cremesp irá definir os limites e deveres desta “auditoria”.
Gestão com Qualidade e Corregedoria
Na atualidade, as grandes corporações estão atingindo níveis cada vez melhores de seu processo de trabalho. O Cremesp, pela sua magnitude, deve ter esta visão estratégica. Para dar respostas rápidas, ser eficiente, ser prático, necessita de um choque de gestão. O Corregedor do Cremesp vai atuar com eficiência e rapidez, para que as necessidades dos médicos possam acontecer como o esperado,
Código de Ética Médica
Participar ativamente, junto com todos os Médicos paulistas, na reformulação do Código de Ética Médica, tornando-o mais próximo da realidade, do ponto de vista do médico e da sociedade, é compromisso de todos nós.
Médicos Peritos
Apoiar a reinvidicação dos Médicos Peritos paulistas pela sua equiparação com a recente regulamentação da carreira de Médico Perito Federal será uma bandeira constante.
Colega, estamos participando destas eleições para produzir as mudanças que foram apontadas pelos Médicos ao longo dos últimos anos. Temos uma vida ativa nas representações médicas, nas sociedades médicas, na gestão de saúde pública e privada, o que nos estimula a postular o seu apoio.
Vote chapa 3, pela mudança. Vote chapa 3, a opção pelo novo. Vote Chapa 3, a sua chapa de Oposição.
O Cremesp é seu, e não de um grupo restrito de médicos que querem permanecer por até 20 anos no poder.